Problemas comuns no email marketing

Já falei sobre vários destes assuntos, mas é importante relembrar.

5.1 Repetição

Não reenvie e-mails com mesmo assunto ou mesmo corpo. Se enviou errado, ok, paciência, se precisar corrigir faça imediatamente.

Até a repetição contínua de palavras no assunto pode criar um padrão e você ser classificado como SPAMMER.

Era comum encontrar empresas enviando mensagens sequenciais deste tipo:

  • Newsletter da empresa x número 035
  • Newsletter da empresa x número 036

Não existe motivo para isso. Utilize o título da primeira notícia como assunto. O assunto precisa variar ao máximo!

Entenda ainda que a repetição torna tudo monótono, então tente variar.

5.2 Frequência de envio

Não envie com intervalos maiores do que um mês, nem menores que uma semana, a não ser que saiba exatamente o que está fazendo.

Enviar e-mails demais estressa a base, enviar poucos faz com que você seja “esquecido” pela audiência e filtros, e mais facilmente marcado como um SPAM qualquer.

5.3 Compra de base

Nunca, não existe bons motivos para isso. Ela não servirá para você.

5.4 Ignorar os números

Se você não olhar os relatórios, qual o motivo de fazer email marketing então? É preciso controlar e acompanhar.

5.5 Envios em épocas festivas

Imagine aquele profissional de TI querendo filtrar as mensagens indesejadas, em épocas especiais ele já tem palavras-chave para fazer isso, natal, ano novo, páscoa, dia das mães.

Então quando fizer seus envios nessas épocas especiais, seja criativo, seja diferente da maioria.

5.6 Ciclo de vida do e-mail

Lembre-se que o e-mail nasce, cresce, envelhece, morre e vira spamtrap. Não há nada que você possa fazer a respeito.

Se um dia mudar de uma ferramenta de envio para outra, lembre-se de levar apenas os e-mails válidos e a lista de descadastros.

5.7 SPAM

Cuide desse ponto com ênfase, não faça SPAM, não deixe seus envios parecerem SPAM, ou seja, peça bem-feita, conteúdo relevante, configurações de autenticação da ferramenta de envio corretas, e-mail de remetente personalizado, domínio ou subdomínio de envio.

5.8 Cadastro ou opt-in

Sempre certifique de ter alguma validação no cadastro (tipo um captcha) e também o double opt-in ativado.

Isso manterá apenas e-mails válidos entrando.

5.9 Descadastro ou opt-out

É por isso que ele tem que ser automático, deixe a ferramenta gerenciar isso, não faça isso de forma manual.

Se o usuário se descadastrou, apenas ele pode se recadastrar, inclusive deve fazer o double opt-in novamente.

5.10 Não confunda email marketing com e-mail transacional

Não utilize sua ferramenta de email marketing para fazer os envios 1:1 dos seus sistemas e outros serviços do seu site, nem enviar arquivos anexos.

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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