Você já deve ter se perguntado a respeito do seu site, do site da sua empresa, do site daquele amigo que pediu uma opinião.
- Precisa descobrir se o site está bom e não sabe por onde começar?
- Quais aspectos devo avaliar em um web site?
- Precisa refazer o site e não faz ideia quais pontos de melhoria precisa levar em consideração?
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Módulos do curso / capítulos do livro
1 – O básico
É importante termos em mente, que no instante que um site é colocado no ar, já começa a corrida para manter o mesmo sempre atualizado. E atualizado em todos os aspectos, hospedagem, layout, cms, conteúdo e por aí vai.
- Domínio
- Hospedagem
- Estou sendo encontrado?
- Email Marketing
- Gerenciadores de conteúdo
- Layout
2 – Como deveria ser
Um site deve em primeira análise cumprir a função inicial para a qual foi projetado. Não é possível comparar a navegação de um site de um hospital, de um banco, com a de uma exposição de arte moderna por exemplo, cada um tem seu público, necessidades e objetivos distintos.
- Simples
- Fácil de usar em qualquer dispositivo
- Fácil de encontrar em mecanismos de busca
- Ter um layout agradável
- Ter objetivos definidos
- Fácil de compartilhar
- Ter acesso os dados de contato facilmente
3 – Estrutura mínima de páginas
Pode parecer até um pouco intransigente, afinal, diversos tipos de sites, diversos tipos de necessidades diferentes, então como falar em estrutura mínima de páginas?
- Página principal
- Sobre / Informações institucionais
- Produtos / Serviços
- Blog
- Contato
- Informações Legais
4 – O conteúdo
O conteúdo é o nosso rei. É ele que dá relevância ao site, faz ele ser encontrado facilmente, mostra que a empresa / profissional tem destaque com relação aos demais sites ou concorrência, é quem com o passar do tempo aumenta a visitação e conversão, ou se preferir, gera mais vendas!
- Eu conheço a audiência?
- O conteúdo é relevante?
- É engajador? Tem call to action?
- É original?
- Está indexado adequadamente?
- Alguns aspectos a serem observados
- Será que a indexação está ok?
- Tem links quebrados?
- Tem URLs muito longas?
- O nome das páginas está correto?
- A cor do texto está adequada?
- Google Webmaster Tools
- Bing Webmaster Tools
- AMP
- Sitemap XML
- Tags HTML
- Otimização para SEO
- Está otimizado para performance?
- Tem blog?
- Integra ou remete às redes sociais?
- Não foque demais nas máquinas
5 – O layout e a experiência do usuário
Um ponto comum quando o site está sendo construído é o “dono da empresa” ter que gostar do layout apresentado por quem está desenvolvendo. Erro comum. O layout na primeira análise deveria ser agradável para a audiência, é para ela que tem que fazer sentido.
- Problemas comuns
- Deve ser simples
- Deve ser responsivo
- Deve ser prático
- Deveria ter um favicon
- Deve ser funcional
- Posso utilizar layouts prontos? Ou devo utilizar layouts exclusivos?
- Deve servir ao propósito
- Deve se preocupar com as fontes
- Deve ter um mecanismo de busca
- Deve ter páginas de erro amigáveis e úteis
- Deve ser uma ferramenta útil ao usuário
6 – A parte chata
O site precisa ter um domínio, estar hospedado, acessível, disponível, com todos elementos rodando por trás para servir a algum propósito. E mais, todos os sistemas e subsistemas tem que estar funcionando. Nada pior do que um site cheio de erros, links quebrados ou com formulário de contato que não envia e-mail.
- Como o site está?
- Que tecnologias está utilizando?
- Estou ajudando a indexar?
- Quanto tempo ele fica no ar todo mês?
- As imagens estão otimizadas?
- Métricas importantes
- Tem links quebrados?
- E o SEO como está?
- E a performance?
- O site está seguro?
- Está atualizado, tecnicamente falando?
7 – Como ganhar dinheiro com isso?
Você já é capaz de analisar um site, olhar os resultados, emitir uma opinião a respeito disso correto?
Então que tal começar a produzir relatórios, oferecer o serviço de análise de sites ou mesmo consultoria especializada.
8 – Ferramentas úteis
As sugestões de ferramentas aqui deste livro são referências utilizadas pelo autor. Algumas são gratuitas, outras tem limite de tempo, outras são pagas, não tem jeito!
- Descoberta de informações
- Performance
- Informações Mobile
- Monitoramento
- Mídias sociais
- Analisando a concorrência
- Tráfego
- Testes de carga
- SEO
- Segurança
- Usabilidade
- Melhorias
- WordPress
- Organizando os seus entregáveis
9 – E então?
É importante que você saiba que pode construir (ou encontrar) um web site feito à mão, em HTML/CSS, ou mesmo utilizando frameworks proprietários como Wix e Square Space, mas ainda acredito que vá ter mais contato com WordPress, Drupal e Magento, então não se apegue ao como, mas ao resultado que está dando ao cliente.
É importante também lembrar que tivemos uma evolução nos últimos anos, algo mais ou menos desta forma, e fico feliz em dizer (sim eu assumo) que participei de todas elas!
- 1990 – 2000: Design conceitual, CSS evoluindo e Flash, muito Flash;
- 2000 – 2010: Otimização de SEO, search engines reinando, palavras-chave e links, internos e externos;
- 2010 – 2015: Sites corporativos, muito Paralax, grandes barras de imagens, foco no cliente/atendimento;
- 2015 – hoje: Máquina de conversão, landing pages, ofertas irresistíveis, fluxos definidos e foco em conversão;
Se eu tenho todas as respostas? Claro que não! Mas eu vou descobrir onde isso vai parar, e você?
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Sobre o autor
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.
Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora
Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.
Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.
Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.
Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 30 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.