Curso: Como avaliar um website

Você já deve ter se perguntado a respeito do seu site, do site da sua empresa, do site daquele amigo que pediu uma opinião.

  • Precisa descobrir se o site está bom e não sabe por onde começar?
  • Quais aspectos devo avaliar em um web site?
  • Precisa refazer o site e não faz ideia quais pontos de melhoria precisa levar em consideração?

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Módulos do curso / capítulos do livro

1 – O básico

É importante termos em mente, que no instante que um site é colocado no ar, já começa a corrida para manter o mesmo sempre atualizado. E atualizado em todos os aspectos, hospedagem, layout, cms, conteúdo e por aí vai.

  • Domínio
  • Hospedagem
  • E-mail
  • Estou sendo encontrado?
  • Email Marketing
  • Gerenciadores de conteúdo
  • Layout

2 – Como deveria ser

Um site deve em primeira análise cumprir a função inicial para a qual foi projetado. Não é possível comparar a navegação de um site de um hospital, de um banco, com a de uma exposição de arte moderna por exemplo, cada um tem seu público, necessidades e objetivos distintos.

  • Simples
  • Fácil de usar em qualquer dispositivo
  • Fácil de encontrar em mecanismos de busca
  • Ter um layout agradável
  • Ter objetivos definidos
  • Fácil de compartilhar
  • Ter acesso os dados de contato facilmente

3 – Estrutura mínima de páginas

Pode parecer até um pouco intransigente, afinal, diversos tipos de sites, diversos tipos de necessidades diferentes, então como falar em estrutura mínima de páginas?

  • Página principal
  • Sobre / Informações institucionais
  • Produtos / Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Informações Legais

4 – O conteúdo

O conteúdo é o nosso rei. É ele que dá relevância ao site, faz ele ser encontrado facilmente, mostra que a empresa / profissional tem destaque com relação aos demais sites ou concorrência, é quem com o passar do tempo aumenta a visitação e conversão, ou se preferir, gera mais vendas!

  • Eu conheço a audiência?
  • O conteúdo é relevante?
  • É engajador? Tem call to action?
  • É original?
  • Está indexado adequadamente?
  • Alguns aspectos a serem observados
  • Será que a indexação está ok?
  • Tem links quebrados?
  • Tem URLs muito longas?
  • O nome das páginas está correto?
  • A cor do texto está adequada?
  • Google Webmaster Tools
  • Bing Webmaster Tools
  • AMP
  • Sitemap XML
  • Tags HTML
  • Otimização para SEO
  • Está otimizado para performance?
  • Tem blog?
  • Integra ou remete às redes sociais?
  • Não foque demais nas máquinas

5 – O layout e a experiência do usuário

Um ponto comum quando o site está sendo construído é o “dono da empresa” ter que gostar do layout apresentado por quem está desenvolvendo. Erro comum. O layout na primeira análise deveria ser agradável para a audiência, é para ela que tem que fazer sentido.

  • Problemas comuns
  • Deve ser simples
  • Deve ser responsivo
  • Deve ser prático
  • Deveria ter um favicon
  • Deve ser funcional
  • Posso utilizar layouts prontos? Ou devo utilizar layouts exclusivos?
  • Deve servir ao propósito
  • Deve se preocupar com as fontes
  • Deve ter um mecanismo de busca
  • Deve ter páginas de erro amigáveis e úteis
  • Deve ser uma ferramenta útil ao usuário

6 – A parte chata

O site precisa ter um domínio, estar hospedado, acessível, disponível, com todos elementos rodando por trás para servir a algum propósito. E mais, todos os sistemas e subsistemas tem que estar funcionando. Nada pior do que um site cheio de erros, links quebrados ou com formulário de contato que não envia e-mail.

  • Como o site está?
  • Que tecnologias está utilizando?
  • Estou ajudando a indexar?
  • Quanto tempo ele fica no ar todo mês?
  • As imagens estão otimizadas?
  • Métricas importantes
  • Tem links quebrados?
  • E o SEO como está?
  • E a performance?
  • O site está seguro?
  • Está atualizado, tecnicamente falando?

7 – Como ganhar dinheiro com isso?

Você já é capaz de analisar um site, olhar os resultados, emitir uma opinião a respeito disso correto?

Então que tal começar a produzir relatórios, oferecer o serviço de análise de sites ou mesmo consultoria especializada.

8 – Ferramentas úteis

As sugestões de ferramentas aqui deste livro são referências utilizadas pelo autor. Algumas são gratuitas, outras tem limite de tempo, outras são pagas, não tem jeito!

  • Descoberta de informações
  • Performance
  • Informações Mobile
  • Monitoramento
  • Mídias sociais
  • Analisando a concorrência
  • Tráfego
  • Testes de carga
  • SEO
  • Segurança
  • Usabilidade
  • Melhorias
  • WordPress
  • Organizando os seus entregáveis

9 – E então?

É importante que você saiba que pode construir (ou encontrar) um web site feito à mão, em HTML/CSS, ou mesmo utilizando frameworks proprietários como Wix e Square Space, mas ainda acredito que vá ter mais contato com WordPress, Drupal e Magento, então não se apegue ao como, mas ao resultado que está dando ao cliente.

É importante também lembrar que tivemos uma evolução nos últimos anos, algo mais ou menos desta forma, e fico feliz em dizer (sim eu assumo) que participei de todas elas!

  • 1990 – 2000: Design conceitual, CSS evoluindo e Flash, muito Flash;
  • 2000 – 2010: Otimização de SEO, search engines reinando, palavras-chave e links, internos e externos;
  • 2010 – 2015: Sites corporativos, muito Paralax, grandes barras de imagens, foco no cliente/atendimento;
  • 2015 – hoje: Máquina de conversão, landing pages, ofertas irresistíveis, fluxos definidos e foco em conversão;

Se eu tenho todas as respostas? Claro que não! Mas eu vou descobrir onde isso vai parar, e você?

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Sobre o autor

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 30 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.