Este curso, feito para humanos, visa através da experiência do autor, demonstrar que fazer email marketing é um processo relativamente simples, que você pode começar hoje, mesmo não tendo uma base de e-mails. Você vai entender os principais motivos para se fazer email marketing, como construir sua base de e-mails, como fazer o envio, o que fazer após o envio, as métricas importantes para você acompanhar os resultados, problemas comuns enfrentados, dicas como fazer a sua peça de e-mail de um jeito fácil, como se manter no jogo e um capítulo especial com muitas dicas.
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Módulos do curso / capítulos do livro
1 – Por que fazer email marketing?
É importante que a gente sempre lembre que tudo isso surgiu a partir do e-mail, sem o e-mail nenhuma iniciativa de email marketing seria possível.
E dito isso, lembremos também que o email marketing sem dúvida nenhuma surgiu do SPAM!
Talvez algumas pessoas não aceitem isso, mas desde que Ray Tomlinson iniciou os seus estudos que culminaram no envio do primeiro e-mail, lá por volta de 1971, tentando fazer com que dois computadores trocassem mensagens é que a coisa passou a criar corpo.
- Mas o que é email marketing?
- Estatísticas
- Ainda não está convencido?
2 – Base de e-mails
Muita gente tem medo de começar a fazer email marketing simplesmente porque não tem uma base de e-mails, ou acha esse processo de criar uma base muito difícil ou demorado.
A sua base inicialmente pode ser apenas de endereços de e-mails. Mas se quiser começar com alguma vantagem – e isso quando não temos nada é mais fácil de fazer – tente coletar mais dados.
- Como construir a base?
- Tipos de permissão
- Posso comprar ou emprestar uma base?
- Como manter a base?
- E então é só isso?
3 – O envio
O envio é, depois da lista, a parte mais importante do email marketing. Sem ele nada existe. E vamos fazer isso de maneira simplificada.
- Escolha uma ferramenta de envio
- Personalize tudo
- Não tenho nenhum conteúdo!
- Não tenho nenhuma peça de e-mail!
- Comece simples
- Perca tempo com o assunto
- Antes de enviar
- Tudo pronto? Então envie isso aí!
- Depois de enviar
4 – Enviei, e agora?
5 – Problemas comuns
Já falei sobre vários destes assuntos, mas é importante relembrar.
- Repetição
- Frequência de envio
- Compra de base
- Ignorar os números
- Envios em épocas festivas
- Ciclo de vida do e-mail
- SPAM
- Cadastro ou opt-in
- Descadastro ou opt-out
- Não confunda email marketing com e-mail transacional
6 – A peça de e-mail
Vamos falar um pouco sobre a nossa querida peça, aquela que compõe a mensagem de um jeito agradável ou não.
- Que tal fazer um briefing?
- Anatomia da peça
- Tipos diferentes de peças
- Outros tipos de e-mails sugeridos
- Devo desenvolver eu mesmo?
- Devo comprar um template pronto?
- Devo utilizar o editor da ferramenta de envios?
- Mantenha o foco
- Utilize os recursos sem exageros
7 – Como me manter no jogo
Não é difícil, na verdade é relativamente fácil se manter no jogo do email marketing, mesmo sendo algo muito dinâmico no que diz respeito à parte técnica.
- Algumas perguntas que você sempre deve se fazer
- Email marketing dá resultado para os meus negócios?
- Não faça spam
- Envie e-mails de boas-vindas
- Confira os relatórios
- Introduza o usuário em uma sequência
- Automatize
- Personalize
- O conteúdo é o mais importante
- Dê atenção ao assunto
- Autoresponders
- Tem que ser responsivo
- Marketing cross-channel
- Coloque muitas opções de opt-in
- Teste A/B
- Envie pesquisas regularmente
- Fique de olho no seu mercado
- Faça o descadastro funcionar facilmente
- Integre
- Boas práticas
8 – Para finalizar
Meu email marketing dá resultado? Será que estou tendo o melhor resultado com email marketing? Os meus esforços me dão os melhores resultados possíveis com email marketing?
- Ciclo de produção
- Onde está o ouro?
- O que você sabe sobre o seu usuário?
- Não confundir
- E-mails de boas-vindas e sequências
- Não esquecer no seu plano de email marketing
- Atividade recomendada
- Só isso?
9 – Capítulo adicional: Dicas
- Erros comuns que você deve evitar
- Cuidar mais do assunto e do preheader;
- Aprenda email marketing com quem sabe fazer
- O que fazer com os descadastros?
- Como melhorar as taxas de abertura no email marketing
- Mas o que é teste A/B para email marketing?
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Sobre o autor
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.
Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora
Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.
Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.
Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.
Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 30 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.