Curso: Preciso fazer email marketing

Este curso, feito para humanos, visa através da experiência do autor, demonstrar que fazer email marketing é um processo relativamente simples, que você pode começar hoje, mesmo não tendo uma base de e-mails. Você vai entender os principais motivos para se fazer email marketing, como construir sua base de e-mails, como fazer o envio, o que fazer após o envio, as métricas importantes para você acompanhar os resultados, problemas comuns enfrentados, dicas como fazer a sua peça de e-mail de um jeito fácil, como se manter no jogo e um capítulo especial com muitas dicas.

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Módulos do curso / capítulos do livro

1 – Por que fazer email marketing?

Por que fazer email marketing?

É importante que a gente sempre lembre que tudo isso surgiu a partir do e-mail, sem o e-mail nenhuma iniciativa de email marketing seria possível.

E dito isso, lembremos também que o email marketing sem dúvida nenhuma surgiu do SPAM!

Talvez algumas pessoas não aceitem isso, mas desde que Ray Tomlinson iniciou os seus estudos que culminaram no envio do primeiro e-mail, lá por volta de 1971, tentando fazer com que dois computadores trocassem mensagens é que a coisa passou a criar corpo.

  • Mas o que é email marketing?
  • Estatísticas
  • Ainda não está convencido?

2 – Base de e-mails

Como criar sua base de e-mails

Muita gente tem medo de começar a fazer email marketing simplesmente porque não tem uma base de e-mails, ou acha esse processo de criar uma base muito difícil ou demorado.

A sua base inicialmente pode ser apenas de endereços de e-mails. Mas se quiser começar com alguma vantagem – e isso quando não temos nada é mais fácil de fazer – tente coletar mais dados.

  • Como construir a base?
  • Tipos de permissão
  • Posso comprar ou emprestar uma base?
  • Como manter a base?
  • E então é só isso?

3 – O envio

O envio do email marketing

O envio é, depois da lista, a parte mais importante do email marketing. Sem ele nada existe. E vamos fazer isso de maneira simplificada.

  • Escolha uma ferramenta de envio
  • Personalize tudo
  • Não tenho nenhum conteúdo!
  • Não tenho nenhuma peça de e-mail!
  • Comece simples
  • Perca tempo com o assunto
  • Antes de enviar
  • Tudo pronto? Então envie isso aí!
  • Depois de enviar

4 – Enviei, e agora?

Enviei o email marketing, e agora?

Agora terminou? Passo para o próximo envio? Até pode começar a planejar o próximo envio, mas não sem antes fazer uma das coisas mais importantes pós envio.

  • Relatórios
  • Métricas importantes
  • Entrega
  • Ajustes

5 – Problemas comuns

Problemas comuns no email marketing

Já falei sobre vários destes assuntos, mas é importante relembrar.

  • Repetição
  • Frequência de envio
  • Compra de base
  • Ignorar os números
  • Envios em épocas festivas
  • Ciclo de vida do e-mail
  • SPAM
  • Cadastro ou opt-in
  • Descadastro ou opt-out
  • Não confunda email marketing com e-mail transacional

6 – A peça de e-mail

A peça de e-mail marketing

Vamos falar um pouco sobre a nossa querida peça, aquela que compõe a mensagem de um jeito agradável ou não.

  • Que tal fazer um briefing?
  • Anatomia da peça
  • Tipos diferentes de peças
  • Outros tipos de e-mails sugeridos
  • Devo desenvolver eu mesmo?
  • Devo comprar um template pronto?
  • Devo utilizar o editor da ferramenta de envios?
  • Mantenha o foco
  • Utilize os recursos sem exageros

7 – Como me manter no jogo

Como me manter no jogo do email marketing?

Não é difícil, na verdade é relativamente fácil se manter no jogo do email marketing, mesmo sendo algo muito dinâmico no que diz respeito à parte técnica.

  • Algumas perguntas que você sempre deve se fazer
  • Email marketing dá resultado para os meus negócios?
  • Não faça spam
  • Envie e-mails de boas-vindas
  • Confira os relatórios
  • Introduza o usuário em uma sequência
  • Automatize
  • Personalize
  • O conteúdo é o mais importante
  • Dê atenção ao assunto
  • Autoresponders
  • Tem que ser responsivo
  • Marketing cross-channel
  • Coloque muitas opções de opt-in
  • Teste A/B
  • Envie pesquisas regularmente
  • Fique de olho no seu mercado
  • Faça o descadastro funcionar facilmente
  • Integre
  • Boas práticas

8 – Para finalizar

Para finalizar seu email marketing

Meu email marketing dá resultado? Será que estou tendo o melhor resultado com email marketing? Os meus esforços me dão os melhores resultados possíveis com email marketing?

  • Ciclo de produção
  • Onde está o ouro?
  • O que você sabe sobre o seu usuário?
  • Não confundir
  • E-mails de boas-vindas e sequências
  • Não esquecer no seu plano de email marketing
  • Atividade recomendada
  • Só isso?

9 – Capítulo adicional: Dicas

Dicas adicionais para seu email marketing
  • Erros comuns que você deve evitar
  • Cuidar mais do assunto e do preheader;
  • Aprenda email marketing com quem sabe fazer
  • O que fazer com os descadastros?
  • Como melhorar as taxas de abertura no email marketing
  • Mas o que é teste A/B para email marketing?

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Sobre o autor

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 30 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.