Curso para criar conteúdo

Preciso criar conteúdo. E agora? O que eu faço? Como eu começo? Faça o curso para criar conteúdo! É muito frequente me perguntarem isso. O título do post não é para chamar a atenção, é de fato um problema que tenho auxiliado diversos clientes a resolver nos últimos anos. Este curso é gratuito, basta se cadastrar para receber o curso por e-mail ou o e-book!

Assista à apresentação do curso

Então resolvi juntar todas as dicas e sugestões que tenho passado nestes últimos anos e criar um curso e também publicar um livro.

O objetivo é realmente auxiliar pessoas e empresas a produzirem conteúdos com mais frequência e de forma mais facilitada.

Baseado na minha experiência em fazer isso e em como alguns clientes estão fazendo isso propriamente.

Problemas comuns de quem precisa produzir conteúdo

  • Além do seu trabalho normal mandaram você assumir o site?
  • Não consigo definir facilmente um assunto ou tema para começar a escrever.
  • Preciso monitorar melhor o que a concorrência está fazendo mas não sei como.
  • Como planejar melhor a criação de novos conteúdos para o meu site/blog?
  • Que tipos de conteúdos posso fazer mais facilmente?
  • Posso reaproveitar conteúdos antigos?
  • Qual a melhor maneira de publicar os meus conteúdos?
  • E muitas outras questões

Conheça os módulos do curso e os capítulos do livro

1 – Gerar conteúdo é importante?

É claro que sim! Todo o esforço de colocar um site ou mesmo um blog no ar vai embora se você não mantiver alguma frequência na publicação de conteúdos relevantes.

Pode não estar muito claro para você neste momento, mas a coisa mais importante hoje, além de um web site, um blog, ou qualquer outro tipo de local na web, é produzir conteúdo, interessante, importante e relevante.

  • Marketing de conteúdo
  • Ciclo de vida do post
  • Público alvo / audiência
  • Relevância / Conteúdos amigáveis
  • Micro influência
  • Blogs
  • Redes sociais
  • Divulgação
  • Vendas
  • Escreva menos e escreva melhor
  • Quem vai produzir?
  • Estabeleça um vínculo
  • Seja realista

2 – Descobrindo novos conteúdos

Já é difícil criar conteúdo relevante e manter a publicação periódica de materiais, então vamos descobrir como criar um fluxo e manter as coisas funcionando, mesmo quando as ideias não aparecem.

Vamos descobrir diversos tipos de conteúdo que você pode produzir, algumas maneiras mais simples de produzir, alguns tipos que tem melhor aceitação, bem como a publicação e compartilhamento deste material todo em todos os locais possíveis.

  • Não consigo definir um assunto/tema para escrever
  • Monitorando a concorrência
  • Monitorando o mercado
  • Monitorando publicações
  • Pesquisa
  • Ferramentas

3 – Planejando novos conteúdos

Sempre que possível levo um moleskine e uma caneta comigo. É claro que você pode ser mais moderno, pode gravar um áudio no seu celular ou mesmo anotar alguma coisa num app de notas textuais. Tudo ajuda.

  • Qual o objetivo?
  • Crie ideias
  • Crie conexões
  • Mapas mentais
  • Separe o conteúdo
  • Estrutura de um “post”
  • Calendário editorial
  • Brainstorm

4 – Criando novos conteúdos

É importante lembrar que manter a consistência nem sempre significa manter uma frequência rígida.

Embora isso seja importante para mecanismos de busca, nem sempre é possível.

  • Um rascunho sempre funciona
  • Comece escrevendo, só escreva, esqueça do resto
  • Seja claro e direto
  • Deixe as coisas complicadas mais simples
  • Utilize frases curtas
  • Listas funcionam bem
  • Formate o conteúdo
  • Tipos de conteúdo para criar
  • Emoção é legal
  • Curadoria
  • Utilize preferencialmente imagens inéditas
  • Escreva para ensinar, não para vender
  • Quando finalizar
  • Cuide do título/assunto
  • E escreva direito

5 – Atualizando conteúdos antigos

Você já produziu uma certa quantidade de conteúdos. Saiba que a maior parte deles não precisa morrer.

Você pode e deve atualizar sempre que encontrar informações relevantes e que farão diferença no artigo original.

  • Reempacotando conteúdos
  • Analytics
  • Posts de blog
  • SEO
  • Imagens
  • Vídeos
  • Assunto
  • Podcast
  • Reengenharia

6 – Publicando o conteúdo

Escreveu tudo, perdeu seu valioso tempo planejando e finalmente está tudo pronto para clicar no botão “publicar”? Tem certeza?

  • SEO
  • Divulgação
  • Anúncios
  • Site
  • Coisas chatas

7 – Publiquei e agora?

Maravilha, acabou? Não, te liga, tem mais coisas para fazer.

  • O SEO está ok?
  • Redes sociais
  • Olhe e analise os dados
  • Ajustes
  • Crie tipos de conteúdos diferentes, veja o que funciona
  • Se puder faça alguma divulgação paga
  • Descubra o que estão pesquisando na busca do seu site
  • Mandou o e-mail?

8 – Dicas para se aprofundar

Não existe fórmula mágica, não existe jeito fácil. Escrever, produzir conteúdos, vai depender de duas coisas basicamente, do seu esforço pessoal (#tamojunto) ou da sua capacidade de contratar alguém para fazer isso para você.

  • Peça ajuda
  • Peça feedback
  • Se aproprie
  • Nunca termina
  • Tudo tem que levar ao seu web site
  • Documente o processo, e o que deu certo repita!
  • O ótimo é inimigo do bom
  • Bloqueio criativo

9 – Finalizando

E terminou então? Sim, talvez, quem sabe.

  • O seu site como está?
  • E seu email marketing?
  • E as redes sociais?
  • Tudo tem que estar interligado
  • Quanto mais você escrever, melhor escreverá, é incrível!
  • Não tenha medo de errar, e reconhecer os seus erros
  • Escreva como você fala
  • Não tenho tempo para escrever
  • Para de enrolar e clique logo em PUBLICAR
  • Se eu fizer tudo o que está aqui, vai dar certo?
  • O que os blogs de sucesso têm em comum
  • Entregue o que tiver de melhor

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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