Para finalizar seu email marketing

Meu email marketing dá resultado?

Será que estou tendo o melhor resultado com email marketing?

Os meus esforços me dão os melhores resultados possíveis com email marketing?

Tem diversas maneiras de perguntar isso, mas vamos aos fatos.

O email marketing proporciona uma taxa de cerca de 40 para 1 de retorno sobre o investimento.

O caso é que muita gente ainda faz email marketing do jeito antigo, um disparo para acertar a turma toda, para toda a base.

E a parte ruim é que normalmente funciona. Funciona porque muitas empresas estão satisfeitas com esse retorno mesmo ele sendo baixo.

Se as empresas não se preocupam em medir, não sabem medir, então nenhum relatório importa muito, vale mais o que acontece na caixa registradora logo após cada envio.

8.1 Ciclo de produção

Dependendo da empresa o ciclo de produção do e-mail pode levar de 2 horas até 2-3 semanas.

É importante ter em mente as diferentes etapas e o tempo que elas vão consumir de recursos internos ou de terceiros antes de cada envio.

  • Produção de conteúdo;
  • Design;
  • Codificação;
  • Testes;
  • Aprovação;
  • Verificação dos dados, base e envios;
  • Análise de relatórios;

Isso usando uma abordagem simples do ciclo. Cada empresa tem suas variáveis adicionais ao processo.

8.2 Onde está o ouro?

  • Relatórios: de que adianta coletar os dados e não analisar?
  • Descadastros: perguntou os motivos?
  • Dê antes de pedir: entregue mais antes de pedir que comprem. Crie sinergia e valor agregado aos seus envios.
  • Qualidade é melhor que quantidade: sempre, cuide dos e-mails enviados e entregue conteúdos exclusivos via email marketing, não só o que já está no site ou blog.
  • Não subestime a inteligência do usuário.
  • Veja o que funciona e repita: sim, não o tempo todo, mas o que funciona deve permanecer sendo feito.
  • Não pare de testar: nunca, nem o que vai ser enviado, nem os testes A/B, e nem as ideias novas.
  • Concorrência: observe (porque você deve receber os e-mails deles certo?), avalie, copie ou reinvente.

8.3 O que você sabe sobre o seu usuário?

  • De onde ele é? Você tem ideia da localização geográfica da maioria dos seus leitores? Sabia que isso normalmente é disponibilizado pela ferramenta de envios certo?
  • Comportamento de compras? Já conhece o perfil? Está integrado a sua loja ou site?
  • Interesses? Do que ele gosta? Onde ele navega? Sua ferramenta fornece informações adicionais?

8.4 Não confundir

  • E-mail transacional: normalmente gerado automaticamente por alguma ação dentro de um software, aplicativo, tipo aviso de envio, mudança de senha, vencimento de conta, nota fiscal, etc.
  • Email marketing: peça de e-mail normalmente produzida a mão, com objetivos promocionais em sua maioria, mas também informativos. Newsletters, ofertas especiais, publicações do blog, eventos, etc.

8.5 E-mails de boas-vindas e sequências

  • Porque devem ser enviados? Bem normalmente os primeiros e-mails dão até 320% mais de retorno;
  • É realmente efetivo? Sim, muito!
  • Faça uma sequência ou régua: útil para você e para o usuário. Envie coisas relevantes, com layout diferenciado.
  • Como fazer isso? Utilize os recursos da sua ferramenta, crie grupos específicos, insira novos entrantes diretamente nestes grupos e as ferramentas vão enviar na periodicidade que você definiu.

8.6 Não esquecer no seu plano de email marketing

  • Para enviar email marketing é preciso ter uma base. E cuidar da base, do crescimento, do encolhimento, do envelhecimento, é importantíssimo.
  • Então de nada adianta ajustar o processo e descuidar do principal, a base.
  • Utilize uma ferramenta de envios adequada. Envie regularmente e seja útil e relevante.
  • Cuide da equipe e do processo que faz seu plano de email marketing funcionar. Ele sempre poderá ser melhorado.

8.7 Atividade recomendada

E a sua tarefa agora é pegar o seu e-mail gratuito e se cadastrar em todas as listas de todos os seus concorrentes ou naquelas empresas que atuam em nichos semelhantes ao seu!

Mas preferencialmente não se identifique com o seu nome, afinal eles podem saber quem você é!

Monitore o que eles estão fazendo o tempo todo.

Sempre aparece alguma coisa boa para ser homenageada (copiada), ou como diriam os japoneses, reinventada!

8.8 Só isso?

Não, a abordagem aqui é para você começar a fazer algo a respeito.

Existem ainda muitos pontos a serem cobertos, eu pretendi deixar este curso o mais simples possível.

Se tiver dúvidas entre em contato hoje mesmo! Se você gostou do que leu, me dê um feedback!

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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