Vamos falar um pouco sobre a nossa querida peça, aquela que compõe a mensagem de um jeito agradável ou não.
6.1 Que tal fazer um briefing?
Sim, isso mesmo, que tal definir alguns parâmetros antes de começar a colocar mão na massa?
É uma boa prática, vai melhorar o seu processo, e poupar tempo no futuro.
Oportuno você coletar e armazenar estas informações em um local apropriado, preferencialmente organize por data / assunto do envio.
Informações interessantes a serem definidas antes:
- Qual o objetivo deste envio?
- Quando deve ser enviado?
- Qual a audiência destino?
- Qual o assunto?
- Qual o conteúdo textual?
- Quais imagens e recursos gráficos que serão utilizados?
- Qual template é mais apropriado?
- Qual a lista de links a serem utilizados?
- O que eu espero que ele faça ao receber o e-mail?
- Qual a minha métrica de sucesso para este envio?
6.2 Anatomia da peça de e-mail
Importante considerar alguns aspectos a serem contemplados na sua peça, independentemente de como ela for criada.
- Um excelente preheader;
- Um bom cabeçalho com seu logotipo;
- Um layout responsivo;
- Um primeiro bloco com o destaque principal, contendo um título, uma imagem, um texto e um botão de CTA;
- Elementos visuais agradáveis;
- Blocos de conteúdos secundários;
- Alguma cor ou padrão no fundo do e-mail;
- Rodapé com links sociais, informações de contato e descadastro.
6.3 Tipos diferentes de peças de e-mail
Existem diversos tipos de peças que recebemos normalmente, as mais comuns são:
- E-mail de ativação ou boas vindas: normalmente parece um e-mail redigido manualmente, quase todo textual;
- E-mail informativo: são os mais comuns, normalmente alguma notícia principal e outras secundárias, todas contendo título, imagem destaque, pequena introdução textual e link para destino;
- E-mail promocional: relativamente comum, não é apenas um e-mail informando que sua loja vai entrar na temporada de 50% de desconto. Também pode informar outros aspectos como fazer um teste, dicas de uso de um produto, oferecer um brinde, depoimento de clientes satisfeitos, frete grátis, sentimos a sua falta ou novo produto que chegou. Normalmente é bem reduzido no tamanho, tem prazo de validade, e tem destaque maior para a imagem do que para o conteúdo textual. Mas não abuse.
- E-mail de vendas: pense sempre no que quer vender e para quem. Lembre-se que num e-mail de vendas temos muito mais elementos de pontuação de spam. Com o passar do tempo algumas empresas caem na tentação de automatizar tanto este tipo de envio que acabam por mandar imagens e mais imagens, pouco conteúdo textual e nenhuma relevância para o usuário que recebe. Não caia nessa armadilha, foque, envie coisas do interesse ou que despertem o interesse.
- E-mail de aviso: normalmente e-mails desse tipo tendem a ser transacionais, ou seja, enviados por um sistema com propósito específico. Avisar que a revisão do veículo se aproxima, que o produto de interesse está novamente disponível e por aí vai. Mas cuidado, a sua ferramenta de email marketing é feita para enviar e-mails 1:n ou seja, para muitos. Envios unitários não são adequados, mas existem alternativas nas nossas ferramentas para lhe auxiliar a fazer isso.
- E-mail de felicitações: são pouco utilizadas e a mais fácil de ser feita automaticamente sem sua interferência. Além disso o usuário adora receber – na data correta – e-mail de felicitações de aniversário. Outro uso é para uma categoria funcional, por exemplo, dia do médico.
6.4 Outros tipos de e-mails sugeridos
- Anúncios de novos produtos ou conteúdo;
- Artigos sobre sua empresa;
- Atualização de produtos ou serviços;
- Compilação de novos conteúdos;
- Objetivos atingidos ou alguma marca histórica;
- Convite para algum evento seu ou do seu mercado;
- E-mail específicos para clientes;
- Vagas de emprego;
- E-mails de confirmação de compra, eventos, inscrições;
- E-mails de boas-vindas;
- Bastidores da sua empresa;
- História da empresa;
- Fatos interessantes ou curiosos da sua empresa;
- Datas importantes;
- Como utilizar produtos ou serviços (até vídeo ou GIF animado);
- Lista de top 10 sobre melhores práticas do seu mercado;
- Estatísticas;
- Infográficos;
- Pesquisas de opinião;
- Os conteúdos mais acessados no seu blog;
- Os conteúdos mais acessados no suporte técnico, dúvidas mais comuns;
- Treinamentos e materiais disponíveis;
- Reutilizar conteúdos antigos;
Esses exemplos são apenas para ignir a centelha das suas ideias. Lembre-se que se inspirar na concorrência é válido.
6.5 Devo desenvolver eu mesmo?
Se você tiver conhecimentos de programação, souber fazer um template responsivo, mãos à obra!
Senão não acho que deva ser o caso de iniciar agora, comece com o mais fácil.
6.6 Devo comprar um template pronto?
Existem excelente marketplaces de templates de alta qualidade, dê uma olhada no Envato.
Assim como existem profissionais qualificados para a tarefa. A Templateria é uma empresa especializa em peças de email marketing.
Se tiver disponibilidade vá em frente. Mas observe os requisitos mínimos, depois de pronto fica mais difícil por exemplo deixar o template responsivo.
Veja se você tiver algum conhecimento, pode pegar templates prontos gratuitos ou boilerplates e adaptar para você.
Existem modelos interessantes na Zurb, Responsive Emails Patterns, Lee Monroe e Litmus.
6.7 Devo utilizar o editor da ferramenta de envios?
Certamente, é sua primeira opção.
Ainda, você pode pegar um template pronto da sua ferramenta de envios e personalizar com o editor, deixando o e-mail com a sua marca e bem customizado.
Lembre-se que uma vez pronto o modelo inicial, posteriormente você pode aproveitar para os próximos envios, alterando os conteúdos e enviando novamente para sua base.
6.8 Mantenha o foco
- Os e-mails enviados normalmente engajam seus usuários, melhoram a percepção deles sobre sua empresa e seus produtos ou serviços.
- É a maneira como as pessoas preferem receber informações, então não abuse da confiança.
- Fique sempre disponível, informe, informe, informe, depois venda.
- Faça o descadastro funcionar facilmente.
- Se tiver uma régua de relacionamento configurada, acompanhe de perto, não incomode demais, cumpra suas promessas, aprenda com os erros e com as críticas.
- Entregue mais do que o esperado sempre.
6.9 Utilize os recursos sem exageros
- As pessoas respondem melhor a imagens de rostos, principalmente se estiverem sorrindo;
- Relevância para o usuário aumenta o resultado;
- Faça coisas exclusivas para quem está lendo o seu e-mail, diferente para quem vai ao site ou nas suas redes sociais;
- Entregue resumos úteis ao invés de grandes blocos de textos;
- O call to action é importante, e você deve ter pelo menos um a cada peça, objetivo e claro;
- Perca menos tempo no layout e mais na estratégia para atingir seu objetivo com o envio;
- Ser responsivo é obrigação;
- Trabalhe o assunto do e-mail durante todo o processo, não apenas alguns minutos antes do envio;
- Se estiver difícil de fazer, utilize um template pronto!