Como criar conteúdo para email marketing?

Como criar conteúdo para email marketing?

Existem diversas maneiras de se criar conteúdos para email marketing. Quando li o relatório “2016 State of Email Production” fiquei impressionado. Foram cerca de 900 marketeiros entrevistados e cada um tinha um processo quase que exclusivo.

De qualquer forma achei algumas coisas que podem lhe ajudar e então compartilho aqui:
Criar uma lista padronizada: liste todas as etapas da criação até o envio do seu email marketing. Ajuda a organizar o processo.

Utilize ferramentas disponíveis: algumas pessoas que vieram da área de desenvolvimento começaram uma prática interessante, utilizar ferramentas para construção de páginas para fazer seus e-mails. E depois passam em ferramentas que convertem o CSS padrão para o inline.

Tem funcionado em alguns casos.

Algumas dicas que podem lhe ajudar a criar

  • Foque nos problemas dos usuários;
  • Se tiver informações dos seus usuários, use;
  • Sempre leve de volta para seu site, nunca somente na peça todo o conteúdo;
  • Peça sempre que compartilhem o conteúdo se gostarem;
  • Sempre teste diferentes tipos de conteúdos e verifique os resultados;
  • Identifique as tarefas para ganhar tempo: Coisas como produzir texto, definir as imagens, fazer o layout, codificar, fazer os testes antes do envio, são tarefas que consomem tempo. Então organizar pode facilitar sua vida.
  • Testes de visualização: se sua ferramenta não disponibiliza recomendo fortemente que utilize a Litmus ou a Email on Acid para testar suas peças antes de enviar. Vai agilizar fortemente seu processo. E a Litmus ainda tem uma ferramenta de construir o email!

Se tiver dificuldade em criar a lista de coisas a verificar vamos lá:

  • Pense no assunto do email;
  • Definir o texto, verifique os erros!
  • Definir as imagens, verifique se estão do tamanho adequado;
  • Pense no assunto novamente;
  • Links: confira todos eles, se forem para seu próprio site coloque as tags do Analytics;
  • A peça é responsiva? Senão, comece de novo!
  • E o assunto como está?
  • Não descuide de preheader;
  • Call to action, pelo menos um, recomendo um!
  • Rodapé com dados de contato, sempre.

Já com relação aos tipos de email marketing que você pode enviar

  • Anúncios de novos produtos ou conteúdos;Artigos sobre sua empresa;
  • Atualização de produtos ou serviços;
  • Compilação de novos conteúdos;
  • Objetivos atingidos ou alguma marca histórica;
  • Convite para algum evento seu ou do seu mercado;
  • Email específicos para clientes;
  • Vagas de emprego;
  • Emails de confirmação de compra, eventos, inscrições;
  • Emails de boas vindas;
  • Bastidores da sua empresa;
  • História da empresa;
  • Fatos interessantes ou curiosos da sua empresa;
  • Datas importantes;
  • Como utilizar produtos ou serviços (até vídeo ou GIF animado);
  • Lista de top 10 sobre melhores práticas do seu mercado;
  • Estatísticas;
  • Infográficos;
  • Pesquisas de opinião;
  • Os conteúdos mais acessados no seu blog;
  • Os conteúdos mais acessados no suporte técnico, dúvidas mais comuns;
  • Treinamentos e materiais disponíveis;
  • Reutilizar conteúdos antigos;

Esses exemplos são apenas para ignir a centelha das suas ideias. Lembre-se que inspirar na concorrência ou em outros mercados é válido. Faça como os japoneses na década de 60 e 70, não copie, reinvente!

Se precisar de ferramentas para construir seu email marketing

Se precisar de alguma ajuda com os GIFs animados (use com moderação)

Uma pesquisa interessante da Adestra descobriu o seguinte, que as razões mais importantes, pela ordem, para receber e-mails das empresas são:

  • 85% – Receber descontos;
  • 41% – Para receber atualizações de produtos ou serviços;
  • 38% – Porque simplesmente gostam da marca;
  • 27% – Para participar de pesquisas de produtos;
  • 13% – Para acessar informações adicionais (relatórios, papers, etc);

Então tenha isso em mente também quando for criar conteúdos.

E o básico, para não esquecer:

  • Não faça e-mails muito longos;
  • Não faça muito impessoal;
  • Não faça muito vago, seja direto!
  • Use assuntos com palavras positivas;
  • Não esqueça do call to action;
  • Faça teste A/B, é tão simples, é tão legal;
  • Se você for relevante o sucesso lhe aguarda!

Se você tem um método diferenciado, compartilhe, escreva aí e comente.

Confira o vídeo

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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