Existem diversas maneiras de se criar conteúdos para email marketing. Quando li o relatório “2016 State of Email Production” fiquei impressionado. Foram cerca de 900 marketeiros entrevistados e cada um tinha um processo quase que exclusivo.
De qualquer forma achei algumas coisas que podem lhe ajudar e então compartilho aqui:
Criar uma lista padronizada: liste todas as etapas da criação até o envio do seu email marketing. Ajuda a organizar o processo.
Utilize ferramentas disponíveis: algumas pessoas que vieram da área de desenvolvimento começaram uma prática interessante, utilizar ferramentas para construção de páginas para fazer seus e-mails. E depois passam em ferramentas que convertem o CSS padrão para o inline.
Tem funcionado em alguns casos.
Algumas dicas que podem lhe ajudar a criar
- Foque nos problemas dos usuários;
- Se tiver informações dos seus usuários, use;
- Sempre leve de volta para seu site, nunca somente na peça todo o conteúdo;
- Peça sempre que compartilhem o conteúdo se gostarem;
- Sempre teste diferentes tipos de conteúdos e verifique os resultados;
- Identifique as tarefas para ganhar tempo: Coisas como produzir texto, definir as imagens, fazer o layout, codificar, fazer os testes antes do envio, são tarefas que consomem tempo. Então organizar pode facilitar sua vida.
- Testes de visualização: se sua ferramenta não disponibiliza recomendo fortemente que utilize a Litmus ou a Email on Acid para testar suas peças antes de enviar. Vai agilizar fortemente seu processo. E a Litmus ainda tem uma ferramenta de construir o email!
Se tiver dificuldade em criar a lista de coisas a verificar vamos lá:
- Pense no assunto do email;
- Definir o texto, verifique os erros!
- Definir as imagens, verifique se estão do tamanho adequado;
- Pense no assunto novamente;
- Links: confira todos eles, se forem para seu próprio site coloque as tags do Analytics;
- A peça é responsiva? Senão, comece de novo!
- E o assunto como está?
- Não descuide de preheader;
- Call to action, pelo menos um, recomendo um!
- Rodapé com dados de contato, sempre.
Já com relação aos tipos de email marketing que você pode enviar
- Anúncios de novos produtos ou conteúdos;Artigos sobre sua empresa;
- Atualização de produtos ou serviços;
- Compilação de novos conteúdos;
- Objetivos atingidos ou alguma marca histórica;
- Convite para algum evento seu ou do seu mercado;
- Email específicos para clientes;
- Vagas de emprego;
- Emails de confirmação de compra, eventos, inscrições;
- Emails de boas vindas;
- Bastidores da sua empresa;
- História da empresa;
- Fatos interessantes ou curiosos da sua empresa;
- Datas importantes;
- Como utilizar produtos ou serviços (até vídeo ou GIF animado);
- Lista de top 10 sobre melhores práticas do seu mercado;
- Estatísticas;
- Infográficos;
- Pesquisas de opinião;
- Os conteúdos mais acessados no seu blog;
- Os conteúdos mais acessados no suporte técnico, dúvidas mais comuns;
- Treinamentos e materiais disponíveis;
- Reutilizar conteúdos antigos;
Esses exemplos são apenas para ignir a centelha das suas ideias. Lembre-se que inspirar na concorrência ou em outros mercados é válido. Faça como os japoneses na década de 60 e 70, não copie, reinvente!
Se precisar de ferramentas para construir seu email marketing
Se precisar de alguma ajuda com os GIFs animados (use com moderação)
- GIF animator – Windows
- Instagiffer – Mac & Windows
- GIF Brewery – Mac
Uma pesquisa interessante da Adestra descobriu o seguinte, que as razões mais importantes, pela ordem, para receber e-mails das empresas são:
- 85% – Receber descontos;
- 41% – Para receber atualizações de produtos ou serviços;
- 38% – Porque simplesmente gostam da marca;
- 27% – Para participar de pesquisas de produtos;
- 13% – Para acessar informações adicionais (relatórios, papers, etc);
Então tenha isso em mente também quando for criar conteúdos.
E o básico, para não esquecer:
- Não faça e-mails muito longos;
- Não faça muito impessoal;
- Não faça muito vago, seja direto!
- Use assuntos com palavras positivas;
- Não esqueça do call to action;
- Faça teste A/B, é tão simples, é tão legal;
- Se você for relevante o sucesso lhe aguarda!
Se você tem um método diferenciado, compartilhe, escreva aí e comente.