Já pensou no assunto do seu e-mail? Mas o HTML está pronto né? Eu acho muito difícil escrever um assunto para o e-mail, talvez seja a coisa mais importante e mais menosprezada num envio de e-mail marketing.
A maioria das empresas menospreza o assunto do e-mail. É relativamente comum encontrar e-mails adequadamente diagramados, responsivos e muito agradáveis aos olhos, mas uma parte importantíssima é deixada de lado, o assunto do e-mail.
Costumo dizer que as empresas perdem uma semana construindo a obra-prima do HTML para ser enviado, e em 15 minutos antes de enviar querem escolher sem nenhum critério o assunto do e-mail.
A regra mais importante aqui é: dedique tempo ao seu assunto! Está em dúvida? Faça o teste mais simples que pode ser feito, o teste A/B com dois ou mais assuntos para uma amostra da sua base. A resposta esta ali, e é científica, para que sofrer sem necessidade?
A escolha do assunto do seu e-mail
- Seja científico! Você já enviou centenas de vezes, observar nos envios anteriores o que funcionava melhor pode ajudar, os dados estão ali esperando sua análise.
- Faça os testes. Já falei anteriormente, use o Teste A/B da sua ferramenta de envio, mas mude apenas uma variável a cada alternativa. Teste dois ou três assuntos diferentes, ou testes dois ou três assuntos diferentes com personalização.
- Algumas empresas dedicam quase o mesmo tempo ao assunto do que ao restante da peça, chegam a criar 30 variações de assunto para cada envio. Pense nisso. Normalmente o tempo é curto, mas melhorar a cultura para cuidar mais do assunto pode facilitar sua vida no futuro e dar mais resultados, que é o objetivo final.
- Existem algumas pesquisas que indicam que os assuntos com % e listas tendem a ter melhor resultado, exemplo: Novo aparelho de ar condicionado que diminui em 25% o consumo de energia. Ou: Os 10 aparelhos de ar condicionado mais econômicos do mercado.
- A curiosidade matou o gato. E normalmente funciona muito bem no assunto. Mas cumpra o que está prometendo. Se você começar a “enganar” muito no assunto vai perder leitores rapidamente.
- Mantenha o assunto curto! Lembre-se que existem diversos clientes de e-mail, leitores de e-mail e aplicativos, cada um com suas limitações. Observe a lista a seguir para ter uma ideia de como isso pode impactar no tamanho do assunto do seu e-mail.
- Outlook 2010 preview: 54 caracteres
- Outlook 2010 compact: 73 caracteres
- Outlook.com: 60 caracteres
- Gmail: 70 caracteres
- Yahoo Mail: 46 caracteres
- Android 800×480 px retrato: 30 caracteres
- Android 800×480 px paisagem: 62 caracteres
- iPhone retrato: 42 caracteres
- iPhone paisagem: 64 caracteres
- Windows Phone retrato: 42 caracteres
- Windows Phone paisagem: 61 caracteres
- Ainda, o tamanho do assunto, segundo a Return Path, enquanto a maioria dos assuntos das mensagens tem entre 41-50 caracteres, eles tendem a serem lidos com mais frequência quando tem entre 61-70 caracteres!
- Utilize o preheader como um apoio ao assunto, ali você pode expandir o assunto e acrescentar mais informações!
- Perguntas costumam funcionar bem também. Tente da próxima vez utilizar se possível uma pergunta no assunto da sua mensagem (obviamente você deve testar com o teste A/B) e observar os resultados.
- Não que você deva testar, mas eu preciso sempre escrever sobre o que pode ou não ajudar você, então, de acordo com a Phrasee, que fez um experimento em pequena escala, assuntos com conteúdos profanos (palavrão mesmo) tem ótimos resultados.
- Alguns testes também apontam resultados interessantes, assuntos curtos e chocantes, e assuntos longos e provocativos tendem a ter bons resultados.
- Embora eu particularmente nunca recomende que você coloque um emoticon no assunto, pois ele pode causar resultados relacionados a SPAM, alguns envios onde a pontuação do assunto é substituída por caracteres imitando emoticons como 😉 tem tido melhor abertura.
- Não repita sempre as mesmas técnicas utilizadas no assunto.
- Observe o que seus concorrentes tem feito. É claro que você tem um e-mail gratuito e recebe todos e-mails que eles enviam né?
- Alguns estudos estimulam uso de palavras que pontuam mais como spam, embora aumentem os resultados, não acho que seja o caso de você fazer isso.
- Não adianta nada ter o assunto matador e o nome do remetente ser No-Spam…
Infográficos
Para fechar coloco alguns infográficos que encontrei e que tem conteúdos e dicas interessantes para lhe auxiliar.
Se tiver alguma sugestão, dica ou reclamação fique a vontade para entrar em contato.
Photo credit: Tortured Mind via Foter.com / CC BY-NC-SA