Quando pensei em escrever sobre os “25 Mitos do e-mail marketing”, tinha em mente uma abordagem mais científica, mas encontrei tanta coisa boa nas minhas anotações e nas minhas pesquisas, que talvez devesse colocar na categoria humor.
25 Mitos do e-mail marketing
- Minha lista de e-mails é 100% opt-in, então minha entrega deve ser de 100%!
- Se eu utilizar apenas uma das palavras que pontuam mais como spam meu e-mail vai virar um spam.
- Testei minha peça no Spam Assassin, e ela passou, então como você está me dizendo que chegou como spam?
- Todos e-mails da sua lista opt-in querem mesmo receber seus e-mails.
- A reputação de nossa empresa é fantástica no mercado, logo, todos e-mails tem que chegar na caixa de entrada!
- O opt-out é uma coisa ruim.
- Toda minha base gosta de receber meus e-mails semanalmente.
- Todo e-mail marketing tem que ser extremamente bem produzido, graficamente falando.
- O provedor de envio (nome removido) me disse que eles tem ótimo relacionamento com os outros serviços (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc), vou migrar para lá pois vou entregar mais.
- Taxa de abertura dos emails não importa.
- A nossa entregabilidade é excelente disse o ESP. Se referindo ao termo, não se importando com o que está sendo entregue e em qual pasta (diferente da caixa de entrada).
- Não existe nenhum tipo de controle sobre a entregabilidade.
- O Gmail (ou o Hotmail), estão acabando com nossos esforços de marketing.
- Eu não segmento minha lista, meu conteúdo interessa a toda a minha base.
- Não preciso testar meus e-mails, o resultado é sempre bom.
- Se eu não retirar os e-mails não engajados meus resultados vão piorar.
- O nome e o e-mail do remetente não importam no envio.
- Se eu fizer meu e-mail marketing parecer uma resposta normal de e-mail vou ter melhores resultados.
- Eu sempre utilizo o mesmo conteúdo que publico no meu site para enviar meus e-mails e tem funcionado.
- Eu comprei minha lista e estou tendo ótimos resultados.
- O melhor horário para enviar e-mails é na terça-feira depois do meio dia.
- Meus leitores preferem ler no desktop, então faço meu e-mail maior, uma grande imagem inclusive.
- Eu nunca devo reenviar uma peça enviada anteriormente.
- Nossa empresa (ISP) tem a melhor entrega do mercado. Como se fosse tudo igual…
- Lá na outra empresa (de outro mercado, outro tipo de cliente e diferente ramo de negócios), fazíamos esta estratégia com nosso e-mail marketing, com grande sucesso. Então devemos repetir aqui.
Mas enfim, tire suas próprias conclusões – e comente no final!
Photo credit: jaumescar via Foter.com / CC BY-NC-SA