A Agência Digital, ou Agência de Marketing Digital, é uma especialização de uma agência tradicional. Ou seja, é uma agência com foco específico, de desenvolvimento de ações para a Internet.
Até pouco tempo atrás a divisão era mais evidente, mas hoje é menos importante, pois agências tradicionais também desenvolvem ações digitais e as digitais também desenvolvem ações de marketing tradicional digamos assim.
O que uma agência de marketing digital faz?
Basicamente o mercado demanda ações, necessidades, produtos e serviços. E as Agências Digitais preenchem uma lacuna do mercado digital, da Internet, da web.
Ela integra as necessidades do mundo real de seus clientes, com ações específicas da web.
Além de um web site, todo o ecossistema ao redor dele. Criação de conteúdo, iIntegração com produtos e serviços, ações de email marketing, captação de clientes e leads, SEO, anúncios digitais, landing pages, redes sociais e o que mais surgir.
Por que contratar uma agência de marketing digital?
Porque nem tudo é simples, existem muitas particularidades do digital que precisam de um olhar aprofundado.
Todas as técnicas, avaliar e medir o que está dando resultados, tudo isso requer especialização e qualificação.
Nem todas agências tradicionais evoluíram o seu modelo de negócio para oferecer isso aos clientes.
Como funciona uma agência digital?
Nos moldes de uma agência tradicional, mas muito mais direcionada. Preocupada em elaborar estratégias de marketing digital focadas.
É importante lembrarmos que o objetivo no final é gerar vendas para os clientes. Como isso deve ser feito para cada cliente?
Além de estar sempre conectada com as tendências, conhecer as ferramentas que podem auxiliar os clientes, é preciso coletar e medir resultados.
Nesse ponto a agência digital pode auxiliar mais o cliente, oferecendo dados quase em tempo real e permitindo ajustes mensuráveis, durante o andamento de uma campanha por exemplo.
Como montar uma agência digital?
Primeiro é importante que você saiba que vai ter muita concorrência neste mercado.
Difícil encontrar alguém sem recursos que inicie com uma agência estruturada desde o instante zero quando define que vai montar uma.
Sugiro que você comece estudando o mercado e escolhendo uma área para especialização.
Não tem nada de errado contar com terceiros e parceiros para alavancar seu negócio no início, preenchendo lacunas que você ainda não consegue fazer.
Mas você precisará de DNA digital, inteligência e criatividade!
Importante lembrar
Hoje existem muitas ferramentas e serviços disponíveis na web. Muitas empresas arriscam fazer o uso por conta própria.
Entender quais ferramentas são importantes e se especializar em algumas delas pode ser um bom caminho para você começar a sua jornada.
Ainda existem milhares de empresas desassistidas e que precisam de ajuda. Embora muitas empresas estejam fechando, conforme as demais vão crescendo e tendo sucesso, precisarão de apoio.
É aí que a Agência Digital entra na jogada! Você com alguma experiência e inteligência pode transformar o negócio dos seus clientes.
Entenda que você vai vender sua inteligência e seu processo. Atender bem é obrigação.
Avalie o mercado e vá à luta!
Se quiser algum auxílio nisto tenho um livro e um curso que podem ser úteis.
Confira posts sobre Agência Digital
- A importância do WordPress para o seu negócio digital
- Dando um upgrade na sua estratégia de marketing em plena pandemia
- Como fazer um webinar
- Se comunicando melhor em tempos de isolamento
- Transformando detratores em promotores
- Gerenciando o relacionamento com clientes
- Desafios para as agências digitais em 2020
- Principais serviços oferecidos pelas agências digitais
- Faça sua agência crescer em 2020
- Curso de formação para DPO – Data Protection Officer
- Como adequar a minha empresa à LGPD?
- Processo de marketing para Agências Digitais
- O que acontece na Internet a cada minuto
- Dicas para o site da sua Agência Digital
- O que é uma agência digital?
- Como gerenciar comentários positivos ou negativos
- Presença online mínima [parte 2]
- Agência Digital
- Manutenção de um web site
- [Agência Digital na prática] Finalizando, e agora?
- [Agência Digital na prática] Evolução Constante
- [Agência Digital na prática] Receitas Recorrentes
- [Agência Digital na prática] Atendimento e Suporte Técnico
- [Agência Digital na prática] Produzindo e Entregando
- [Agência Digital na prática] Leads, Briefing, Propostas e Contratos
- [Agência Digital na prática] Tipos de Clientes
- [Agência Digital na prática] Posicionamento
- [Agência Digital na prática] Introdução