O que é uma Agência Digital?

A Agência Digital, ou Agência de Marketing Digital, é uma especialização de uma agência tradicional. Ou seja, é uma agência com foco específico, de desenvolvimento de ações para a Internet.

Até pouco tempo atrás a divisão era mais evidente, mas hoje é menos importante, pois agências tradicionais também desenvolvem ações digitais e as digitais também desenvolvem ações de marketing tradicional digamos assim.

Eu sempre achei que o termo não é adequado. Mas uma agência digital nada mais é do que uma agência, ou agência de marketing digital, com foco, viés, ou especialização no digital, na Internet e seus desdobramentos.

A maioria surgiu digital, e isso na teoria (e na prática) dá mais agilidade para quem deseja iniciar e aproveitar o digital na sua estratégia de crescimento.

Então, nosso foco é utilizar o marketing no ambiente digital.

O que uma agência de marketing digital faz?

Basicamente o mercado demanda ações, necessidades, produtos e serviços. E as Agências Digitais preenchem uma lacuna do mercado digital, da Internet, da web.

Ela integra as necessidades do mundo real de seus clientes, com ações específicas da web.

Além de um web site, todo o ecossistema ao redor dele. Criação de conteúdo, integração com produtos e serviços, ações de email marketing, captação de clientes e leads, SEO, anúncios digitais, landing pages, redes sociais e o que mais surgir.

Faz tudo e mais um pouco! Calma aí, não é falta de foco não. É o contrário.

Uma agência de marketing digital auxilia seus clientes, profissionais liberais e empresas de todos os portes, a crescer, simples assim.

Para isso utiliza sofisticadas técnicas de marketing, aliadas a estratégias específicas, onde a partir das métricas e medição dos resultados, entrega informações para os clientes medirem na prática a evolução do seu negócio.

E sim, no final é o barulho da caixa registradora que vai dizer se estamos no caminho. Mas para isso existem dezenas de especializações possíveis, cuidado com quem faz tudo!

Por que contratar uma agência de marketing digital?

Porque nem tudo é simples, existem muitas particularidades do digital que precisam de um olhar aprofundado.

Todas as técnicas, avaliar e medir o que está dando resultados, tudo isso requer especialização e qualificação.

Nem todas as agências tradicionais evoluíram o seu modelo de negócio para oferecer isso aos clientes.

Na teoria temos um maior entrosamento com o digital, estamos mais ligados, consumimos mais conteúdos e produzimos técnicas e ferramentas atualizadas o tempo todo.

Ajudamos então nossos clientes a utilizar as tecnologias apropriadas para o momento do seu negócio, com foco no digital é claro.

Como funciona uma agência digital?

Nos moldes de uma agência tradicional, mas muito mais direcionada. Preocupada em elaborar estratégias de marketing digital focadas.

É importante lembrarmos que o objetivo no final é gerar vendas para os clientes. Como isso deve ser feito para cada cliente?

Além de estar sempre conectada com as tendências, conhecer as ferramentas que podem auxiliar os clientes, é preciso coletar e medir resultados.

Nesse ponto a agência digital pode auxiliar mais o cliente, oferecendo dados quase em tempo real e permitindo ajustes mensuráveis, durante o andamento de uma campanha por exemplo.

Como montar uma agência digital?

Primeiro é importante que você saiba que vai ter muita concorrência neste mercado.

Difícil encontrar alguém sem recursos que inicie com uma agência estruturada desde o instante zero quando define que vai montar uma.

Sugiro que você comece estudando o mercado e escolhendo uma área para especialização.

Não tem nada de errado contar com terceiros e parceiros para alavancar seu negócio no início, preenchendo lacunas que você ainda não consegue fazer.

Mas você precisará de DNA digital, inteligência e criatividade! Bom aí você poderia se aprofundar por aqui.

Agência digital para pequenas empresas?

Mas é claro, não só para pequenas empresas, para profissionais liberais da mesma forma.

As estratégias quando bem aplicadas, mensuradas e aproveitadas servem para todos os tipos de negócio praticamente.

Importante é definir o que será feito e como. E a partir daí trabalhar, medir, ajustar e colher os frutos desse relacionamento.

Importante lembrar

Hoje existem muitas ferramentas e serviços disponíveis na web. Muitas empresas arriscam fazer o uso por conta própria.

Entender quais ferramentas são importantes e se especializar em algumas delas pode ser um bom caminho para você começar a sua jornada.

Ainda existem milhares de empresas desassistidas e que precisam de ajuda. Embora muitas empresas estejam fechando, conforme as demais vão crescendo e tendo sucesso, precisarão de apoio.

É aí que a Agência Digital entra na jogada! Você com alguma experiência e inteligência pode transformar o negócio dos seus clientes.

Entenda que você vai vender sua inteligência e seu processo. Atender bem é obrigação.

Avalie o mercado e vá à luta! Se quiser algum auxílio nisto tenho um livro e um curso que podem ser úteis.

Se preferir assista ao vídeo

Confira posts sobre Agência Digital

    Compartilhe seu amor
    Gustavo Tagliassuchi
    Gustavo Tagliassuchi

    Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

    Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

    Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

    Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

    Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

    Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

    Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.