Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Divulgando o seu blog

Somente divulgando o seu blog da maneira adequada é que terá alguma visitação ou quem sabe vai fazer você ficar conhecido. Se você acha que montou o blog, escreveu e era isso, está enganado! Tem que divulgar. 

E aí acontecerá o ciclo virtuoso, mais visitas, mais leituras, mais conversões, mais opt-ins, mais monetização! Não tem desculpas, nem todas as maneiras de divulgação são necessariamente difíceis ou custarão algum investimento.

Mas se você está pensando seriamente nisso, tem que considerar alguns investimentos para a divulgação do seu blog.

E o seu blog tem que ir para o ar com um sistema de envio de e-mail marketing, sim. Sua lista de e-mails precisa ser construída desde o momento zero, mesmo que você não saiba realmente o que vai fazer com ela!

É importante considerar o seguinte, seu blog é o seu restaurante, você vai inaugurar, na noite de inauguração, a menos que você tenha investido muito em mídia (TV, rádio, jornal, etc), precisará ser muito bem relacionado para encher a casa, mesmo com ajuda de um relações públicas.

Então tenha em mente: Comece pequeno mas em grande estilo!

Sua lista de e-mails está ativada certo?

  • Cuide do e-mail de boas vindas para os recém cadastrados na sua lista;
  • Deixe as chamadas para o opt-in da lista tanto nos widgets do blog quanto no final dos posts;
  • A partir do primeiro cadastrado tenha alguma frequência de envio de email marketing;
  • Utilize uma ferramenta confiável;
  • Configure o e-mail de envio corretamente;
  • Entregue alguma coisa antes de pedir o e-mail;
  • Janelas de saída funcionam também;

Algumas práticas de promoção poderosas

  • Seja útil;
  • Seja único;
  • Conte histórias;
  • Cite especialistas;
  • Responda rapidamente às tendências;
  • Pesquise as palavras-chave antes de escrever;
  • Crie imagens originais para seus posts;
  • Coloque texto dentro das imagens;
  • Use as imagens para atrair tráfego;
  • Invista mais tempo no design e conteúdo dos posts;
  • Crie mais conteúdo visual;
  • Se relacione com pessoas;
  • Construa uma audiência leal;
  • Compartilhe conteúdo dos outros;
  • Use as redes sociais para engajar, não para fazer spam;
  • Seja mais humano e tolerante nas redes sociais;
  • Entenda a sua audiência, cinteúdo relevante = audiência relevante;
  • Seja pessoal ao enviar e-mails;
  • Responda as pessoas;
  • Colete mais leads;
  • Envie e-mails melhores;
  • Segmente o envio dos e-mails;
  • Envie conteúdos específicos para audiências específicas;
  • Faça contato com outros influenciadores;
  • Priorize quem pode auxiliar mais na sua promoção;
  • Marque e mencione pessoas relevantes;
  • Adicione algum contexto ao que compartilhar;
  • Tenha mais exposição sempre que possível;
  • Cuide com o timing ao compartilhar;
  • Compartilhe em todos os lugares relevantes;
  • Faça, agora!

Faça o seguinte ao lançar o blog:

  • Entre em contato pessoalmente com 100 pessoas pelo menos. Ligue e mande e-mails para lembrar e enviar o link para seu blog ser acessado!
  • Solicite a elas que encaminhem para quem puderem!
  • Lembre-se que conta toda a sua família, pessoal do prédio ou da rua, do escritório, tá valendo!
  • Faça preferencialmente um vídeo introdutório sobre sua motivação, o que vão encontrar no blog e sua expectativa, demonstre sua paixão! Pode gravar com o celular na rua, tenha certeza apenas que o áudio tenha ficado bom, a iluminação o sol vai te salvar, não faça muita invenção na edição, e coloque no seu canal do YouTube, sim, você já deve ter um!
  • É claro, além disso tudo, o blog já deve estar cadastrado nos mecanismos de busca, o sitemap funcionando e todo conteúdo com algumas palavras chave e relevância né? Inicialmente faça no Google Webmaster Tools e Bing (que servirá para o Yahoo também).
  • Não podemos esquecer das mídias sociais. Para não inventar muito, sugiro você começar com Facebook (fan page), Twitter, Google+ e Instagram se for o caso, assim como se for algo direcionado para produtos e serviços pode ser interessante você também estar no LinkedIn.
  • Lembro para acompanhar o lançamento você deverá ter o Google Analytics ou algo semelhante instalado e funcionando, assim poderá medir o retorno do seu esforço incial.

E nas redes sociais

  • Publique imediatamente;
  • Republique posteriormente, alguns dias depois e em diferentes horários;
  • Pode ser interessante impulsionar algum post no Facebook;
  • Transforme um post em um infográfico e divulgue;
  • Transforme um post em uma apresentação no SlideShare;
  • Tenha certeza que o post contém uma imagem boa para cada rede social;
  • Divulgue em grupos específicos no Facebook e LinkedIn;

É importante lembrar que a indexação do conteúdo levará algum tempo para acontecer, e seu blog precisa ganhar relevância. Então escreva, bem, e escreva muito de preferência!

Mais importante neste momento é garantir que o seu blog está com as imagens otimizadas, carrega rápido, tem https funcionando e também páginas em formato AMP para ganhar mais pontos com o Google.

Quer saber o que especialistas fazem para aumentar o crescimento dos seus blogs? Confira no post do Bill Acholla.

Se puder ainda comentar posts em blogs da mesma área e incluir link do seu blog, caso seu comentário seja aprovado, ajudará na relavância. Comente aqui inclusive!

Isto é o básico para começar. 🙂

Confira o vídeo

Você não precisa fazer tudo, nem se preocupar demais, apenas tento citar muitas opções para você ter certeza que pode fazer algumas delas.

Créditos da imagem utilizada: Designed by Freepik

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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