Teste, teste, teste, melhora a entrega!
Nunca envie e-mail sem testar. Crie um grupo de testes com e-mails seus e do pessoal da sua empresa, nos principais provedores, com pelo menos 12 e-mails distintos. Teste pelo menos em três serviços de e-mail diferentes, visualize no desktop e no mobile.
Assunto da mensagem
O assunto da mensagem é parte importante da mensagem, é ali que o usuário decide se vai ou não olhar o conteúdo. Adicional ao assunto também podemos aproveitar o preheader. Seja honesto aqui, não adianta criar expectativa colocando algo no assunto da mensagem e frustrar o usuário no restante do conteúdo.
- Escreva e reescreva o assunto da mensagem
- Se não estiver bom, refaça até ficar
- Faça teste A/B
- O assunto pode levar mais tempo para ser feito que todo o resto da ação
- Pessoas preferem títulos com percentuais e listas (mas cuidado com a pontuação de spam)
- A curiosidade matou o gato mas antes disso ele visualizou o e-mail
- Se puder usar aspectos de SEO no assunto melhor
Poucos links
Mesmo tendo seu site, redes sociais, canais de atendimento, etc, tenha cuidado, mande o usuário para onde ele deve ir. Dar todas as opções não é melhor neste caso do que dar exatamente o que ele precisa. Então leve ele primeiro para seu site/blog. Converta. Depois lá você pode oferecer outras opções que podem ser também do interesse da audiência.
Call to action
Tem que ter uma área com destaque para provocar o clique. Se a taxa de cliques for baixa tem algo errado.
Personalização
A personalização é um recurso pouco utilizado. Mas é muito eficaz. O usuário tende a se sentir mais confortável quando recebe algo que parece ter sido feito sob medida para ele. Mas lembre-se também que o e-mail é um recurso muito facilmente compartilhado. Não utilize informações críticas nesta personalização sob pena de criar problemas de segurança em algum momento.
Segmentação
Segmente sempre sua lista, se não na origem a partir do comportamento pós envio. As ferramentas podem fazer isso para você
Teste A/B
Se não tiver disponibilidade de criar pelo menos duas peças distintas de HTML o mínimo que você pode fazer é um teste com assuntos diferentes. A diferença no resultado pode ser assustadora. Abuse deste teste.
E o conteúdo textual?
Não adianta todo o resto se o texto contiver muitas palavras que pontuam como spam nos filtros. Ah mas é só 0.1 ponto (cada palavra/termo). O ranking é um somatório, cada lista tem o seu com seus critérios de pontuação, atente para utilizar o mínimo de palavras pontuadas. Cuidado com as palavras e eventos sazonais, dia das mães, natal, etc. Nessas épocas o cuidado tem que ser redobrado. Eventualmente para um determinado público e-mails mais simples contendo basicamente texto tende a ter um resultado acima do esperado. Você pode tentar isso de vez em quando. Também pode facilitar pensar na audiência como cada uma das pessoas, ao invés de pensar no todo. Isso pode lhe dar uma visão mais adequada de como personalizar melhor suas mensagens. Não tenha medo de compartilhar conteúdo com seu público. Mas que tipo de conteúdo? Produtos, serviços, posts do seu blog, depoimentos, eventos, fotos, recursos, inforgráficos, depoimentos e tudo mais que for relevante.
Photo credit: Deutsche Post DHL / Foter / CC BY-ND