Embora eu seja um tanto quanto suspeito em vir aqui dar dicas para produzir mais conteúdos, entendo que tem muita gente qualificada que ainda tem problemas em manter um calendário periódico de produção de conteúdo.
Muita gente – como eu mesmo – se considera de certa forma um impostor, nunca acha que está realmente apta a escrever sobre qualquer assunto, acha que sempre não está preparada ou não tem qualificações suficientes para tal, acaba então postergando ou nunca de fato escrevendo nada.
Bobagem.
Você pode não ser o maior especialista na sua área, provavelmente até não é. Mas o que importa é que você tem conhecimento, experiência, vivência maior do que muita gente que gostaria de ler o que você iria produzir.
Entenda que se você já sabe um pouco mais do que eu sobre algum assunto, isso já é motivo suficiente para compartilhar seu conhecimento. Entendo que transformar conhecimento tácito em explícito nem sempre é fácil, mas você consegue.
Comece com um papel, ou arquivo de texto, vá escrevendo ideias, eu prefiro fazer em um software de mind map (XMind) e ir evoluindo a ideia antes de começar a escrever.
Você terá em pouco tempo algumas linhas, alguns assuntos, e aí poderá começar a escrever por conta própria, poderá pesquisar mais a respeito e incluir boas ideias de terceiros – sempre citando as fontes – e aí evoluir o assunto.
No passado se guardavam notícias de jornais e revistas a fim de inspirar novas matérias. Você pode fazer isso armazenando links de sites com conteúdos que tem alguma coisa a ver com o que pretende escrever a respeito.
Sempre ajuda e sempre inspira.
Veja, inspirar não é copiar. Você pode observar em um bom artigo, em uma boa publicação a estrutura do documento, o título, o formato do texto, os marcadores, como as imagens são inseridas, o tamanho, as referências, isso ajuda quando não temos muita experiência.
A web existe com diversos propósitos, compartilhar conteúdo é um deles, não deixe de fazer isso e trazer um pouco do seu conhecimento para todos.
Eu tenho tentado fazer isso com muito mais frequência, criei livros e cursos, estão perfeitos? Não, longe disso. Mas a vantagem de publicar algo na web, e compartilhar, para mim é a seguinte:
Você sempre pode editar e melhorar o seu material, isso nunca termina!
É a coisa mais fantástica que pode ser feita. Você ficará sempre em evolução contínua.
Lembre-se ainda que você tem seu público, sua audiência. Dependendo do engajamento você pode começar a perguntar a eles o que interessa mais e ir direcionando sua criação de conteúdos.
Ainda, não esqueça que na web temos as métricas, utilize os dados de Analytics e veja os melhores conteúdos e que estão dando mais resultados. Os números vão lhe ajudar a melhorar.
E é claro, observar a concorrência e se inspirar nos temas e assuntos também é válido. Mas não copie, reinvente.
Vá lá e escreva, comece ainda hoje!
P.S.: Se quiser se aprofundar tem um jabá…