Logo após o envio de um e-mail marketing, há algumas coisas que você pode fazer para garantir que a campanha atinja os resultados desejados: Verifique as taxas de abertura, cliques, conversões e outros indicadores de desempenho. Isso ajudará a avaliar a eficácia da campanha e identificar pontos de melhoria.
Esteja pronto para responder a quaisquer perguntas ou comentários que receba em resposta ao e-mail. Isso pode ajudar a fortalecer o relacionamento com seus clientes e aumentar a eficácia da campanha. Considere a realização de testes A/B para comparar diferentes elementos do e-mail, como linhas de assunto, texto do corpo ou calls-to-action. Isso pode ajudar a identificar o que funciona melhor e ajustar futuras campanhas.
Se houver feedback negativo, considere fazer mudanças para melhorar futuras campanhas. Se houver feedback positivo, aproveite isso para promover a marca e construir relacionamentos mais fortes com seus clientes.
Verifique os relatórios de envio
Os usuários estão recebendo? Estão lendo? Estão clicando? Se descadastrando? Estão denunciando como spam?
É importante você manter esses dados numa planilha, acompanhar os indicadores mais importantes de perto e observar alterações muito significativas.
Investigue. Aprimore suas práticas e tenha melhores resultados. Crie suas métricas.
Verifique as estatísticas do seu site
A cada envio o que acontece? Estou convertendo bastante no e-mail mas isso não se traduz em mais vendas, porque? O bounce rate está alto?
Veja se os números batem, veja as páginas de entrada e de saída.
Tenha em mente que o e-mail marketing pode criar uma expectativa que não se concretiza no outro lado (no seu site/blog). Vá atrás da informação.
Utiliza landing pages?
São ótimos recursos para rapidamente informar, recolher dados e converter o usuário.
Ainda normalmente (se forem ferramentas especializadas) lhe fornecem informações adicionais sobre o usuário e seus números em geral, ou mesmo que sejam dentro do seu site lhe dão dados valiosos para analisar e aprimorar seu e-mail marketing.
Utilize os recursos de enviar para quem visualizou/clicou
Não faça envios simplesmente por fazer. Se o usuário clicou em determinado link, utilize essa informação para segmentar seu próximo envio.
Talvez um pequeno envio focado em um segmento de interesse dos seus usuários possa trazer uma conversão bem maior que um grande envio genérico para sua base inteira.
Utilize esta informação e enriqueça seu conhecimento sobre sua base, gerando é claro mais vendas.
Você monitora a concorrência?
Não? Pois devia. Um e-mail genérico, não identificando você detalhadamente (afinal eles podem estar monitorando você também), podem lhe dar uma idéia do que seus concorrentes estão fazendo, lhe dar idéias sobre seu potencial público e até insights sobre práticas que não estão funcionando e o que poderá melhorar.
Coisas práticas para fazer logo após o envio do email marketing
- Monitore a entregabilidade: Verifique as métricas de entregabilidade para garantir que seu e-mail esteja chegando na caixa de entrada dos destinatários.
- Analise as taxas de abertura: Verifique as taxas de abertura para avaliar a eficácia da sua linha de assunto e do remetente.
- Verifique as taxas de cliques: Analise as taxas de cliques para entender o engajamento dos destinatários com o conteúdo do seu e-mail.
- Acompanhe as conversões: Verifique se as conversões (por exemplo, vendas, downloads, preenchimento de formulários) aumentaram após o envio do e-mail.
- Analise o desempenho por segmento: Verifique como cada segmento da sua lista de e-mail está respondendo ao seu e-mail.
- Realize testes A/B: Analise os resultados dos testes A/B e use as informações para otimizar futuros e-mails.
- Verifique as métricas de rejeição: Analise as métricas de rejeição para identificar possíveis problemas com a sua lista de e-mail.
- Responda aos destinatários: Responda a quaisquer perguntas ou comentários dos destinatários o mais rápido possível.
- Avalie o design: Analise o design do seu e-mail para garantir que ele seja visualmente atraente e fácil de ler.
- Revisão de conteúdo: Revise o conteúdo do seu e-mail para garantir que não haja erros de ortografia, gramática ou pontuação.
- Agende postagens de acompanhamento: Agende postagens de acompanhamento nas redes sociais para continuar o engajamento dos destinatários.
- Analise o ROI: Analise o retorno sobre o investimento (ROI) do seu email marketing.
- Prepare-se para o próximo envio: Comece a planejar o próximo envio de email marketing.
- Atualize sua lista de e-mail: Remova quaisquer endereços de e-mail inválidos ou desatualizados da sua lista de e-mail.
- Mantenha registros: Mantenha registros detalhados de todas as campanhas de email marketing para referência futura.
Mas eu faço diferente e tem funcionado!
Sim, nossas dicas são amplas e genéricas, atendemos muitos tipos de segmento de empresas e profissionais e estes atingem diferentes nichos de mercado.
O que detalhamos acima são muitas coisas que tem funcionado bem para a maior parte dos nossos clientes.
Mas só você conhece seu público (ou vai conhecer) e depois vai melhorar para manter o interesse dele no seu produto e serviço. Não tenha medo de testar!
Comece a planejar a próxima campanha de e-mail marketing, com base nos aprendizados da campanha anterior e nas metas de marketing de sua empresa.
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E se tiver feito alguma coisa legal que deu bom resultado compartilhe aqui. 😉