Como surgiu o SPAM?

Como surgiu o spam?

Para responder como surgiu o SPAM, precisamos voltar em 1971. Um ano antes do meu nascimento 😉

Ray Tomlinson

Foi neste ano que Raymond Tomlinson iniciou os procedimentos que culminaram no envio do primeiro e-mail.

Ele estava conduzindo sua brilhante carreira na Bolt, Beranek and Newman (BBN Technologies), na época contratada pelo departamento de defesa dos EUA para construir a ARPANET (advanced research projects agency network), que iria conectar diversos departamentos e agências do governo país afora.

Mas ninguém pediu para ele criar o e-mail, isso foi ideia dele para ver se dois computadores poderiam se comunicar e trocar mensagens.

E ele resolveu utilizar o @ para conectar o nome ao endereço de destino, e foi o símbolo que tornou o e-mail tão especial.

Veja uma antiga entrevista do Ray

E Ray contando sobre seu primeiro computador

Ray nos deixou em março de 2016, por problemas no coração.

Mas não foi ele que inventou o SPAM!

Quem criou o conceito inicial, mesmo sem saber, foi Gary Thuerk, lá por 1978. Vendedor de computadores na DEC, Digital Equipment Corp., enviou e-mail para cerca de 400 pessoas, em sua maioria pesquisadores e responsáveis administrativos de universidades.

Gary ThuerkO primeiro SPAM enviado por ele (e pela raça humana) continha apenas um texto, não tinha link, afinal nem existia a web, não tinha, portanto, call to action, e não continha link de descadastro, pois o email marketing sequer havia sido imaginado.

E este e-mail vendeu cerca de US$ 13.000.000,00 em equipamentos para Gary. Nada mal hein? Esse dia, 1 de maio de 1978, especificamente 12h33, ficou então marcado na história.

Mas nem tudo foi bonito, as reclamações começaram quase que instantaneamente. Um representante da ARPANET chegou a ligar para xingar ele. Fez com que ele prometesse nunca mais fazer tal prática.

Como não ter seus e-mails legítimos considerados SPAM

  • Envie somente para quem pediu!
  • Não envie e-mails muito genéricos;
  • Não envie e-mails para toda a base, segmente;
  • Envie e-mails relevantes e úteis;
  • Cuide do conteúdo, assunto, imagens e textos;
  • Nunca pare de aperfeiçoar;
  • Compartilhe conhecimento;
  • Inspire a audiência;
  • Faça eles rirem um pouco;

E essa é a história encantada do SPAM, agora você sabe como surgiu o spam!

Mas não confunda SPAM com email marketing.

De lá para cá muita coisa mudou, muita gente lucrou e lucra com tal prática, mas felizmente desde 2015 a quantidade de SPAM tem diminuido muito, já é menor que os e-mails legítimos.

E vamos ficar torcendo para que diminua cada vez mais!

Confira o vídeo

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.