Para responder como surgiu o SPAM, precisamos voltar em 1971. Um ano antes do meu nascimento 😉
Foi neste ano que Raymond Tomlinson iniciou os procedimentos que culminaram no envio do primeiro e-mail.
Ele estava conduzindo sua brilhante carreira na Bolt, Beranek and Newman (BBN Technologies), na época contratada pelo departamento de defesa dos EUA para construir a ARPANET (advanced research projects agency network), que iria conectar diversos departamentos e agências do governo país afora.
Mas ninguém pediu para ele criar o e-mail, isso foi ideia dele para ver se dois computadores poderiam se comunicar e trocar mensagens.
E ele resolveu utilizar o @ para conectar o nome ao endereço de destino, e foi o símbolo que tornou o e-mail tão especial.
Veja uma antiga entrevista do Ray
E Ray contando sobre seu primeiro computador
Ray nos deixou em março de 2016, por problemas no coração.
Mas não foi ele que inventou o SPAM!
Quem criou o conceito inicial, mesmo sem saber, foi Gary Thuerk, lá por 1978. Vendedor de computadores na DEC, Digital Equipment Corp., enviou e-mail para cerca de 400 pessoas, em sua maioria pesquisadores e responsáveis administrativos de universidades.
O primeiro SPAM enviado por ele (e pela raça humana) continha apenas um texto, não tinha link, afinal nem existia a web, não tinha, portanto, call to action, e não continha link de descadastro, pois o email marketing sequer havia sido imaginado.
E este e-mail vendeu cerca de US$ 13.000.000,00 em equipamentos para Gary. Nada mal hein? Esse dia, 1 de maio de 1978, especificamente 12h33, ficou então marcado na história.
Mas nem tudo foi bonito, as reclamações começaram quase que instantaneamente. Um representante da ARPANET chegou a ligar para xingar ele. Fez com que ele prometesse nunca mais fazer tal prática.
Como não ter seus e-mails legítimos considerados SPAM
- Envie somente para quem pediu!
- Não envie e-mails muito genéricos;
- Não envie e-mails para toda a base, segmente;
- Envie e-mails relevantes e úteis;
- Cuide do conteúdo, assunto, imagens e textos;
- Nunca pare de aperfeiçoar;
- Compartilhe conhecimento;
- Inspire a audiência;
- Faça eles rirem um pouco;
E essa é a história encantada do SPAM, agora você sabe como surgiu o spam!
Mas não confunda SPAM com email marketing.
De lá para cá muita coisa mudou, muita gente lucrou e lucra com tal prática, mas felizmente desde 2015 a quantidade de SPAM tem diminuido muito, já é menor que os e-mails legítimos.
E vamos ficar torcendo para que diminua cada vez mais!