Quando falo em anatomia do email marketing, creio que vem à sua cabeça os pontos principais que muita gente que faz email marketing costuma martelar:
- Um excelente pre-header
- Um bom cabeçalho
- Um primeiro bloco com o destaque principal
- Elementos visuais agradáveis
- Alguma cor ou padrão no fundo do e-mail
- Quem sabe um GIF animado no meio do conteúdo
- E se tiver material um bloco de vídeo ajudaria
Mas não é exatamente tão simples, Greg Kraios e Chris Arrendale publicaram um material interessante, intitulado “9 coisas que todo marqueteiro deve saber sobre email”, e que fala sobre coisas importantes, nem sempre lembradas por quem envia email marketing, vamos lá:
A marca da entregabilidade
Ou em outras palavras, a sua identidade, o seu domínio! Aquele que vai proporcionar no recebimento da mensagem alguma segurança adicional. Então, se identifique, mostre que você é você mesmo. Cuide de empresas que enviam seus e-mails sem a identificação apropriada. Além da correta identificação (nome, remetente) os links personalizados vão dar mais alguma segurança ao usuário na hora de clicar e seguir seus links, melhorando sua reputação e resultados no geral.
Entregabilidade
Sempre existe alguma dúvida entre IPs compartilhados e IPs dedicados na hora do envio. Qual é melhor? Qual vai me ajudar mais? O fato é que mesmo bons IPs, limpos, não garantem entrega na caixa de entrada. Também é importante lembrar que IPs compartilhados deixam você sensível ao comportamento dos seus vizinhos de envios. Se você envia poucos e-mails essa alternativa pode ainda ser a melhor opção. Caso você envie um volume maior de e-mails (quer um número, 50.000 e-mails por semana), pode ser uma alternativa melhor enviar através de IP ou IPs dedicados. Converse com seu enviador, ele tem políticas e dicas para lhe oferecer e ajudar a escolher.
Feedback loops
Ou a caixa de reclamações. É através desse mecanismo que os provedores informam que você está importunando ou fazendo algo que não devia com seus destinatários. Quando alguém clica no botão “isso é um spam” você deverá receber um aviso, além do usuário ser descadastrado da sai lista. Isso afeta diretamente sua taxa de entrega e aberturas se tiver muitas reclamações. Então fique de olho nesses relatórios. Se o seu enviador não monitora nem disponibiliza esses dados, tem algo errado!
Endereço de resposta…
sem resposta: Nada pior que aqueles remetentes do tipo [email protected], afinal, você está enviando um e-mail, uma ferramenta que proporciona comunicação de duas vias. Ou ainda aqueles – Não responda este e-mail. Nada mais oportuno que esperar uma resposta. Se você fecha a porta na saída, o que o usuário vai pensar?
Atingindo as expectativas dos usuários
Os e-mails enviados normalmente engajam seus usuários, melhoram a percepção deles sobre sua empresa e seus produtos ou serviços. É a maneira como as pessoas preferem receber informações. Então não abuse da confiança. Fique sempre disponível, informe, informe, informe, depois venda. Faça o descadastramento funcionar facilmente. Se tiver uma régua de relacionamento configurada, acompanhe de perto, não incomode demais, cumpra suas promessas, aprenda com os erros e com as críticas. Entregue mais do que o esperado sempre.
Opt-in, normal ou double?
O processo de cadastramento sempre foi problemático. A captação de listas veio evoluindo de 10 anos para cá. Mas ainda assim observo vias escuras em alguns casos. Tenha sempre em mente que o double opt-in é a melhor maneira de fazer o processo, mas ainda assim não garante nada por si só. Tente não inserir e-mails na sua lista sem pedir uma confirmação de interesse pelo menos. Além de ser educado vai evitar problemas como spamtraps e inválidos. A limpeza da base e o engajamento dos usuários estão entre os pilares do sucesso no email marketing.
E agora eu digo para você
Se engana quem pensa que fazer um bom email marketing é apenas conhecer as ferramentas de envio, as técnicas de design e codificação e as melhores práticas. Você pode aprender muita coisa recebendo e observando os e-mails dos outros.
A simplicidade ajuda
- As pessoas respondem melhor a imagens de rostos, principalmente se estiverem sorrindo;
- Relevância para o usuário aumenta o resultado;
- Faça coisas exclusivas para quem está lendo o seu e-mail, diferente para quem vai ao site ou nas suas redes sociais;
- Entregue resumos úteis ao invés de grandes blocos de textos;
- O call to action é importante, e você deve ter pelo menos um a cada peça, objetivo e claro;
- Perca menos tempo no layout e mais na estratégia para atingir seu objetivo com o envio;
- Ser responsivo é obrigação;
- Trabalhe o assunto do e-mail durante todo o processo, não apenas alguns minutos antes do envio;
- Se estiver difícil de fazer use um template pronto!
Finalizo com algumas dicas via infográficos.