Como migrar meu WordPress de hospedagem?

A migração de hospedagem envolve, essencialmente, três componentes que precisam ser transferidos de forma íntegra, o banco de dados, os arquivos do WordPress, incluindo tema, plugins e uploads, e a configuração de DNS que direciona o domínio para o novo servidor.

O passo que mais reduz risco de perda de dados é fazer um backup completo e verificado antes de iniciar qualquer migração, mesmo quando se usa um plugin ou serviço especializado em migração, ter uma cópia de segurança independente garante que, se algo der errado no processo, existe um ponto de retorno seguro.

Um erro comum é migrar o site e, no mesmo momento, apagar o backup ou desativar a hospedagem antiga, o ideal é manter a hospedagem antiga ativa por um período, mesmo que seja pago em duplicidade por algumas semanas, até confirmar que o site está funcionando corretamente na nova hospedagem, incluindo testes de formulários, checkout de loja (se houver) e envio de e-mails do sistema.

A mudança de DNS não é instantânea, ela pode levar até 48 horas para se propagar completamente pela internet, dependendo da configuração de TTL, tempo de vida do registro DNS, definida anteriormente.

Durante esse período de transição, é recomendável testar o site diretamente pelo endereço IP ou por um arquivo hosts local, para confirmar que tudo está funcionando na nova hospedagem antes que a propagação de DNS esteja completa para todos os visitantes.

Por fim, vale verificar após a migração se e-mails do domínio, se hospedados junto com o site, e certificados SSL foram transferidos ou reconfigurados corretamente, esses dois itens costumam ser esquecidos no processo e geram problemas que só aparecem alguns dias depois da migração.

Compartilhe seu amor
Gustavo Tagliassuchi
Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, em Big Data e Inteligência Competitiva, e ainda em Segurança da Informação, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 30 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.