Uma das coisas mais interessantes para se manter atualizado e ficar permanentemente avaliando o site dos concorrentes.
Entender a estratégia daqueles que consideramos nossos concorrentes é um ponto fundamental para melhorarmos e até quem sabe superar eles, principalmente nos resultados de busca orgânica.
É claro que eu gostaria que você fizesse isso trimestralmente pelo menos, mas entendo que talvez semestralmente ou até anualmente seja o seu caso, certo?
Não vou imaginar o cenário onde você não avalia o site dos seus clientes.
Mecanismos de busca
Com a constante mudança dos algoritmos, principalmente do Google, fica difícil identificarmos o que fez o concorrente nos ultrapassar em determinados resultados de buscas, que antes dominávamos e vice-versa.
É claro que pode ser necessário utilizar ferramentas pagas (e muito bem pagas) para isso, como o Ahrefs, Majestic, SEMrush e para uma estrutura de links mais apurada o Screaming Frog.
Mas existem coisas que você pode fazer manualmente, por exemplo ao descobrir uma página muito relevante do seu concorrente sobre um assunto que você não cobre – mas deveria – e aí avaliar se deve fazer a sua própria versão do conteúdo analisado.
Claro que isso implica no conteúdo propriamente e as palavras-chave utilizadas nele.
O seu conteúdo é melhor que o dele?
Se fosse você não estaria aqui né? Examine a estrutura das páginas no site, desenho no papel se não quiser utilizar um xMind ou Visio, não foque apenas nas palavras-chave, olhe o que está escrito, como está organizado.
Observe a quantidade de detalhes adicionais, se responde diretamente as perguntas dos usuários – sim, perguntas frequentes funcionam muito – se eles utilizam título, subtítulos adequadamente, H1, H2, H3… se tem muitas imagens, o nome delas, o texto vinculado, a quantidade de links para páginas internas e externas, se tem esquemas, infográficos, vídeos sobre o assunto.
Se o vídeo for deles, olhe em detalhes o vídeo, se for no YouTube principalmente, olhe as palavras-chave, título, texto descritivo, pode até observar perfil dos usuários que comentam.
Então observe e avalie em cada conteúdo do site dos concorrentes, posts e páginas
- Título
- Sub-títulos
- Palavras-chave
- Subtópicos
- Perguntas relacionadas
- Rich snippets
- Gráficos
- Fotos
- Vídeos
- Links internos
- Links externos
- Fontes das informações
- Faça buscas, observe se tem backlinks
Tá olhei tudo e daí?
Comece a pensar sobre os melhores conteúdos, o que eles tem e que você ainda não tem, faz sentido?
Claro se ele tem um conteúdo inédito, produzido internamente, com base em dados que ele produziu ou coletou, pode ficar difícil reproduzir algo deste nível.
Pense nas lacunas da sua estratégia de conteúdos e inclua esses novos possíveis conteúdos que você ainda não tem.
Quais conteúdos posso investir primeiro, digo, que me custe menos produzir de imediato?
Existe uma ferramenta relativamente barata que até tem versão de avaliação que você pode tentar, chama Competitors App, pode ser um bom ponto de partida se quiser automatizar um trabalho inicial e ser avisado sempre que existirem movimentos da concorrência.
É claro que isso tudo acima pressupõe que você tenha um site razoavelmente bem feito, indexado e mantenha um calendário de produção de conteúdo.
Se quiser saber mais sobre produzir conteúdo dê uma olhada nesse curso.