Avaliando o site dos concorrentes

Não seja tímido, vamos falar a verdade, se estiver pensando como eu, analisando o site dos concorrentes, isso vai servir no fim para abocanhar uma parte do tráfego dos concorrentes, então, mãos à obra!

Por que devo analisar o site dos meus concorrentes?

Primeiro para ter certeza de que está produzindo conteúdo melhor, ou que ele tem uma estrutura de conteúdo diferente da sua, e ainda, para ter certeza de que consegue fazer mais do que ele para melhorar seu tráfego orgânico, em outras palavras:

Copiar, aperfeiçoar e melhorar o que ele estiver fazendo para aprimorar seu conteúdo e seus resultados, simples assim.

Mas não é uma tarefa simples, tem muita coisa a ser feita.

O que devo observar no site do concorrente?

  • Estrutura de páginas do site;
  • Categorias de postagem do blog;
  • Palavras-chave;
  • Tipos de conteúdo utilizados;
  • Rich snippets;
  • Backlinks;

Mas como eu descubro tudo isso? Bom, trabalho braçal, intelectual e com ferramentas especializadas.

Você pode navegar pelo site, observar os conteúdos mais lidos, analisar o conteúdo e recursos utilizados, olhar o código fonte da página e descobrir outros aspectos de SEO.

E isso é tudo, embora seja bastante coisa e já sirva para “inspirar” a melhorar o seu conteúdo, pode ser necessário ir mais a fundo e utilizar ferramentas como o Screaming Frog, Majestic ou Moz, todas pagas, muito bem pagas.

Mas se preciso ferramentas caras de que adianta analisar?

Calma jovem padawan, existem muitas coisas boas que você pode descobrir com uma análise mais simples e manual do conteúdo do seu concorrente.

  • Descubra os tipos de páginas e conteúdos mais valorizados no site dos seus concorrentes;
  • Veja as estratégias de conteúdo deles e ajuste a sua;
  • Veja os tópicos recorrentes nos sites deles e observe se você tem escrito conteúdo suficiente nos mesmos tópicos;
  • Sempre é válido mapear os principais assuntos abordados pelos seus concorrentes;

 E para finalizar

Analisar o site dos seus concorrentes pode ser uma maneira útil de obter insights sobre como melhorar a sua própria presença online. Aqui estão algumas etapas para começar:

  1. Identifique seus concorrentes: Antes de começar a analisar os sites dos seus concorrentes, você precisa identificá-los. Faça uma pesquisa para encontrar empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus. Em seguida, liste os sites de seus concorrentes.
  2. Analise o design e a experiência do usuário: Comece analisando o design e a experiência do usuário do site de seus concorrentes. Observe a aparência geral do site, a facilidade de navegação, a velocidade de carregamento e a qualidade do conteúdo. Avalie como o site é organizado e como o design contribui para a experiência do usuário.
  3. Verifique o SEO: Analise a otimização dos motores de busca (SEO) do site de seus concorrentes. Verifique se eles estão usando palavras-chave relevantes em seu conteúdo e metadados, se seus URLs são amigáveis para SEO, se eles têm backlinks de qualidade e se seus sites são rápidos e responsivos.
  4. Observe as estratégias de marketing: Analise as estratégias de marketing dos seus concorrentes. Verifique se eles estão usando anúncios em mídia social ou Google Ads, se têm um blog ou estão fazendo marketing de conteúdo, se estão ativos nas redes sociais e quais outras táticas eles estão usando para atrair e engajar os usuários.
  5. Analise o conteúdo: Analise o conteúdo do site de seus concorrentes. Veja como eles estão usando imagens, vídeos e outros recursos para aprimorar a experiência do usuário e engajar seus visitantes. Observe a qualidade e relevância do conteúdo e se ele está sendo atualizado regularmente.
  6. Observe a presença nas redes sociais: Analise as páginas de redes sociais dos seus concorrentes. Veja quais plataformas eles estão usando, a frequência de postagens e o engajamento com os usuários. Analise a qualidade do conteúdo e se as publicações são relevantes para o público-alvo.
  7. Identifique oportunidades: Com base em sua análise, identifique as áreas em que você pode melhorar em relação aos seus concorrentes. Tente identificar as lacunas em sua própria estratégia de marketing e encontrar maneiras de melhorar sua experiência do usuário e presença online.

Lembre-se de que a análise dos sites dos seus concorrentes é apenas uma parte da estratégia geral de marketing e presença online. Certifique-se de usar essas informações para melhorar suas próprias táticas de marketing e não apenas copiar o que seus concorrentes estão fazendo.

Utilize os recursos que estiverem disponíveis no momento, papel e caneta sempre tem. Uma planilha no Google ou no Excel.

Pode utilizar o XMind gratuito para fazer mapas mentais e mapear os concorrentes.

E se quiser ir mais a fundo, pagando, tem uma ferramenta bem interessante que chama Competitors App, que se oferece para mapear muitos pontos da estratégia de marketing dos seus concorrentes, dê uma conferida!

Se preferir, assista o vídeo!

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Artigos: 330