Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Fazendo uma boa distribuição de conteúdo a partir do WordPress

Fazendo uma boa distribuição de conteúdo a partir do WordPress

A ideia para este post, fazendo uma bos distribuição de conteúdo a partir do WordPress surgiu quando lembrei da palestra da Debora de Lucas, que assisti no WordPress São Paulo 2019.

Ela foi mais abrangente e falou sobre Content & Social Media: Como distribuir o conteúdo publicado no WordPress.

Acho que tem muita coisa que ela falou naquele dia que vai nos ajudar aqui, mas vamos direto aos fatos!

  • Comece cuidando do básico, escreve direito, faça o SEO, cuida das imagens e do conteúdo inserido na postagem;
  • Além de escrever no nosso idioma, português humano e sem gírias, nunca copie conteúdo de terceiros sem fazer a referência apropriada;
  • O Yoast pode ser seu amigo no SEO básico e bem feito;
  • Cuide dos links internos e externos da sua postagem;
  • Cuide da categoria da postagem, bem como das tags utilizadas;
  • A URL amigável é importantíssima, observe o nome da URL deste post que você está lendo, é simples assim;
  • Utilize imagens, vídeos e conteúdos de apoio adequadamente, o nome das imagens e a rotulação das mesmas impactam no SEO;
  • Tudo o que você publicar deve necessariamente ser responsivo;
  • Manter a periodicidade das publicações ajuda muito;
  • Permitir que o conteúdo seja facilmente compartilhado em redes sociais ajuda;
  • Ao receber comentários, responda, mesmo que não goste;
  • Adapte os conteúdos para o Instagram ou para a produção de vídeos no seu canal do YouTube!

Agora, quanto a distribuir o conteúdo propriamente

Eu utilizo o meu blog como meu hub principal de conteúdo, e recomendo aos meus clientes, empresas e profissionais de todos os tamanhos, portes e nichos de atuação que façam o mesmo.

As redes sociais são secundárias, funcionam de um jeito muito particular e quase sempre criando empecilhos para nosso conteúdo ao invés de nos ajudarem.

Mas mesmo assim, utilize e tire proveito delas sempre que puder.

Recomento que você automatize a publicação das postagens do seu blog em:

  • Páginas do Facebook;
  • Twitter;
  • Páginas do LinkedIn;

Para este fim utilizo uma ferramenta bem interessante que chama Dlvr.it, pode pesquisar.

Já com relação ao email marketing, utilize o envio automatizado das suas publicações, no meu caso eu faço bem segmentado pelo perfil dos usuários cadastrados, e de tempos em tempos – dependendo da categoria dos conteúdos – envio a cada 15 ou 30 dias uma newsletter totalmente segmentada e personalizada.

Para fazer isso utilizo um plugin que insere a imagem destaque da postagem no feed do WordPress, e lembro a você que cada categoria de conteúdo possui seu próprio feed!

Munido deste conhecimento valioso que lhe forneci agora, utilize uma ferramenta de envio de email marketing que permita importar e enviar automaticamente seus conteúdos, utilizando um feed específico e um template personalizado, e faça seus envios.

Para este fim utilizo o MailerLite, que você pode utilizar gratuitamente até 500 usuários.

Se quiser se aprofundar em produzir mais conteúdos dê uma espiada aqui!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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