A ideia para este post, fazendo uma bos distribuição de conteúdo a partir do WordPress surgiu quando lembrei da palestra da Debora de Lucas, que assisti no WordPress São Paulo 2019.
Ela foi mais abrangente e falou sobre Content & Social Media: Como distribuir o conteúdo publicado no WordPress.
Acho que tem muita coisa que ela falou naquele dia que vai nos ajudar aqui, mas vamos direto aos fatos!
- Comece cuidando do básico, escreve direito, faça o SEO, cuida das imagens e do conteúdo inserido na postagem;
- Além de escrever no nosso idioma, português humano e sem gírias, nunca copie conteúdo de terceiros sem fazer a referência apropriada;
- O Yoast pode ser seu amigo no SEO básico e bem feito;
- Cuide dos links internos e externos da sua postagem;
- Cuide da categoria da postagem, bem como das tags utilizadas;
- A URL amigável é importantíssima, observe o nome da URL deste post que você está lendo, é simples assim;
- Utilize imagens, vídeos e conteúdos de apoio adequadamente, o nome das imagens e a rotulação das mesmas impactam no SEO;
- Tudo o que você publicar deve necessariamente ser responsivo;
- Manter a periodicidade das publicações ajuda muito;
- Permitir que o conteúdo seja facilmente compartilhado em redes sociais ajuda;
- Ao receber comentários, responda, mesmo que não goste;
- Adapte os conteúdos para o Instagram ou para a produção de vídeos no seu canal do YouTube!
Agora, quanto a distribuir o conteúdo propriamente
Eu utilizo o meu blog como meu hub principal de conteúdo, e recomendo aos meus clientes, empresas e profissionais de todos os tamanhos, portes e nichos de atuação que façam o mesmo.
As redes sociais são secundárias, funcionam de um jeito muito particular e quase sempre criando empecilhos para nosso conteúdo ao invés de nos ajudarem.
Mas mesmo assim, utilize e tire proveito delas sempre que puder.
Recomento que você automatize a publicação das postagens do seu blog em:
- Páginas do Facebook;
- Twitter;
- Páginas do LinkedIn;
Para este fim utilizo uma ferramenta bem interessante que chama Dlvr.it, pode pesquisar.
Já com relação ao email marketing, utilize o envio automatizado das suas publicações, no meu caso eu faço bem segmentado pelo perfil dos usuários cadastrados, e de tempos em tempos – dependendo da categoria dos conteúdos – envio a cada 15 ou 30 dias uma newsletter totalmente segmentada e personalizada.
Para fazer isso utilizo um plugin que insere a imagem destaque da postagem no feed do WordPress, e lembro a você que cada categoria de conteúdo possui seu próprio feed!
Munido deste conhecimento valioso que lhe forneci agora, utilize uma ferramenta de envio de email marketing que permita importar e enviar automaticamente seus conteúdos, utilizando um feed específico e um template personalizado, e faça seus envios.
Para este fim utilizo o MailerLite, que você pode utilizar gratuitamente até 500 usuários.
Se quiser se aprofundar em produzir mais conteúdos dê uma espiada aqui!