25 Dicas práticas de WordPress para 2017

Não querendo ser repetitivo, chato ou mesmo prático, vou dar algumas dicas práticas de WordPress, para todos os tipos de blogueiros, iniciantes, intermediários e avançados.

Não tenha vergonha de redefinir processos e de se apropriar das dicas a seguir. Eu sempre tento melhorar, mas eventualmente não é possível. Porém é sempre bom recapitular.

Dicas práticas de WordPress 2017

  1. Não escrever conteúdos para a sua audiência: é um assunto chato, persona, usuário, público alvo. Mas comece pelo final se não souber como fazer, vá analisar as estatísticas de acesso (analytics) e descobrir os conteúdos que estão sendo mais vistos, origem dos acessos, e os que tem mais sucesso nas redes sociais. A partir daí pode ficar mais fácil criar uma persona.
  2. Não coletar e-mails para a sua lista desde o dia do blog ir ao ar: é isso mesmo, já deixe tudo pronto, ferramenta de email marketing funcionando e coletando e-mails desde o dia que o blog for ao ar. Não espere muito para começar a enviar email marketing, mesmo que seja para um único usuário cadastrado. E dica, não envie apenas o que está no blog, dê algo mais para quem se cadastrou.
  3. Não deixar claro o CTA call to action do post: se você espera alguma ação do usuário após ler o post, deixe isso bem claro para ele!
  4. Utilizar poucos recursos adicionais ao texto do post: não seja sovina, não economize no conteúdo. Utilize os recursos disponíveis, vídeos, apresentações, conteúdos de redes sociais, infográficos, imagens, esquemas, seus e de terceiros.
  5. Não promover exaustivamente seus posts: é fundamental dedicar algum tempo para esta tarefa. Enquanto não puder pagar alguém ou uma ferramenta, faça você mesmo, e faça bem feito!
  6. Colocar banners e pop-ups demais: pode parecer adequado para você multiplicar o número de banners para aumentar a monetização, ou colocar mais pontos de coleta de e-mails para aumentar a base. Mas não incomode o usuário, senão ele não volta. Comece aos poucos, teste antes de implementar essas coisas.
  7. Fazer tudo sozinho: e achar que é o super bloqueiro. Não é preciso, saiba focar no que é importante, se puder terceirize as outras tarefas que tomam mais tempo e dão pouco retorno, ou, aproveite os que tem melhores habilidades que você!
  8. Não melhorar o blog depois de lançar: é uma espiral contínua, tem que sempre crescer e invocar mudanças e melhorias. Nunca estará finalizado. Não pense que não alterar o blog não acarreta nada, pois impacta na percepção dos leitores. Fique em evolução permanente.
  9. Começar o blog sem pensar na monetização: eu sei que falei anteriormente para não pensar somente nisso quando lançar um blog. Mas pensar nisso ajuda a ter certeza que o seu modelo pode ter sucesso. Você eventualmente pode produzir conteúdos, materiais e cursos que podem ser comercializados, por exemplo. Então pense nisso, se puder pensar antes de colocar no ar melhor.
  10. Não deixar posts programados: um dos melhores recursos do WordPress é agendar os posts. Use este recurso para deixar sua agenda programada. Produza mais e sempre deixe alguns posts a frente prontos e agendados. Vai facilitar o seu trabalho e evitar contratempos.
  11. Não usar o recurso de fixar este post: sim é um recurso que existe no WordPress, permite que você “fixe” um post acima dos demais, ganhando mais destaque. Eventualmente alguns temas tem função semelhante. Utilize quando necessário.
  12. Linkar pouco, interna e externamente: faça links para postagens anteriores que fizerem sentido, mas também linke para os materiais originais que você gostou, fortaleça os laços mesmo com concorrentes do mesmo nicho.
  13. Se o post for muito longo, quebre em mais páginas: outro recurso pouco explorado, mas extremamente útil. Eventualmente você terá um post extremamente longo. A dica e dividir em duas ou mais páginas, inserindo a tag apropriada, e inclusive aproveitando o resultado disso para mecanismos de busca.
  14. Deixar comentários sempre abertos: você pode estipular que os comentários permanecem abertos por digamos, 15 dias após a publicação ir ao ar. Isso limita e evita contratempos, sem falar de spam de comentários.
  15. Descuidar do Favicon: não deixe de personalizar o favicon do seu blog!
  16. Não ir atrás da audiência: embora muita gente ache que eles “aparecerão logo após a publicação do post”, eles não aparecem por geração espontânea. Vá atrás, divulgue, impulsione, linke, grite na rua, distribua flyers, faça algum esforço adicional pela audiência.
  17. Escrever posts sempre com o mesmo tamanho: sim existem as regras, posts mais ou menos profundos, mas escreva para pessoas, não para encher linguiça. Se o post for pequeno, que seja pequeno, se for grande, que seja!
  18. Achar que tem que postar todo dia: não existe uma regra, poste quando for o caso, mas se você postar todo o dia, será cobrado quando isso não ocorrer, pela sua audiência e pelos mecanismos de busca.
  19. Achar que tem que escrever só quando está de bom humor ou inspirado: escreva quando tiver que escrever. Existem posts bons e só os posts. E não dá para ter inspiração todo dia e sempre de bom humor!
  20. Achar que tem que ter perfis em todas as redes sociais: utilize apenas as que são relevantes (e o Google+ só porque o Google gosta, pois ninguém vai lá ver seu post).
  21. Achar que precisa de um tsunami de acessos para ter monetização eficiente: não é verdade, audiência focada pode fazer milagres para sua monetização, não somente pelos poucos amendoins de um Google Adsense, mas para marcas lhe procurarem diretamente e atingir o público que interessa, e aí você pode cobrar bem!
  22. Achar que monetizar é fácil: não, não é, longe disso. Esteja sempre procurando novas formas de monetizar seu blog. Não pare na primeira que funcionar.
  23. Achar que o blog é um hobby: se você acha isso, o resultado também será um hobby. Então não fique reclamando quando tiver pouca audiência ou monetização inexistente.
  24. Não ter objetivos claros para o blog: de início até pode ser escrever apenas por escrever. Eu mantenho alguns blogs apenas para testar ferramentas que utilizo em outros, então espero alguns resultados neste sentido. Pense a respeito do que você quer do eu blog, e aí trace um plano para chegar lá.
  25. Não medir o resultado do blog: até escrevi um post sobre isso para você, dê uma conferida.

E para fechar, blog é algo sempre em evolução. O especialista hoje, e as dicas de hoje, não serão as mesmas em alguns meses, então fique ligado, e se atualize!

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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