Escrevendo posts melhores no WordPress em 32 passos

Sempre esse assunto volta, sempre tem gente que pergunta, sempre existem dúvidas de como escrever melhores posts e aproveitar os recursos que o WordPress oferece.

Então resolvi fazer uma nova lista mais atualizada.

Confira os 32 passos:

  1. Escolha o tópico;
  2. Defina o título matador;
  3. Crie uma linha de abertura/introdução;
  4. Coloque sempre sua opinião;
  5. Sempre tenha algum CTA – call to action;
  6. Adicione profundidade ao conteúdo;
  7. Controle de qualidade;
  8. Controle o timing da publicação;
  9. Faça a promoção do post;
  10. Estimule a conversação, peça comentários;
  11. Deixe os posts mais legíveis, linhas curtas, bullets e imagens;
  12. Coloque sempre seu melhor conteúdo, sem artefatos para ler mais;
  13. Texto preto e fundo branco, não fique inventando na cor da fonte nem no contraste;
  14. Se tiver que linkar linke;
  15. Coloque as melhores imagens, os melhores GIFs e os melhores vídeos;
  16. Quanbo utilizar imagens e outros arquivos, coloque o nome adequado, assim como os campos ALT e descritivos de verdade;
  17. Encoraje o compartilhamento;
  18. Utilize H1 no título principal, H2 nos secundários e por aí vai;
  19. Evite duplicar conteúdos;
  20. Sempre assine;
  21. Seja original e útil;
  22. Se puder oferecer alguma interação, faça!
  23. Cuide do SEO;
  24. Mantenha controle sobre links quebrados;
  25. Faça o Google trabalhar;
  26. Não esqueça de colocar opt-in;
  27. Divulgue de novo;
  28. Coloque no final posts relacionados;
  29. Olhe seu analytics e veja os assuntos mais procurados, e os horários mais acessados, use isso a seu favor;
  30. Tem que ter mais de 1.500 palavras, melhor anda se tiver mais;
  31. O tempo que você dedica ao post é diretamente proporcional a qualidade dele!
  32. Quando não estiver inspirado, escreva do mesmo jeito;
  33. Não existe bloqueio, existe procrastinação!

Não quer dizer que todos os seus posts tenham que ser neste formato. Inclusive você deve experimentar os formatos. O seu público pode ter interesse em diferentes tipos de formatos de posts.

Somente testando, coletando informações e analisando as mesmas é possível definir o que funciona melhor no seu nicho. Mas você deve tentar e testar sempre que possível.

Recomendo ainda fortemente que para cada post escrito e publicado, você faça a versão podcast e vídeo do mesmo. São diferentes tipos de conteúdos para serem consumidos por diferentes públicos, aumentando o seu potencial de crescimento e sua audiência.

E é claro, se existisse fórmula mágica, todo mundo escreveria do mesmo jeito não é mesmo?

E você, tem preferido qual formato? O que tem funcionado para você e para seu nicho? Comente aí.

Imagem padrão
Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
Artigos: 548

Deixar uma resposta