Sempre esse assunto volta, sempre tem gente que pergunta, sempre existem dúvidas de como escrever melhores posts e aproveitar os recursos que o WordPress oferece.
Então resolvi fazer uma nova lista mais atualizada.
Confira os 32 passos:
- Escolha o tópico;
- Defina o título matador;
- Crie uma linha de abertura/introdução;
- Coloque sempre sua opinião;
- Sempre tenha algum CTA – call to action;
- Adicione profundidade ao conteúdo;
- Controle de qualidade;
- Controle o timing da publicação;
- Faça a promoção do post;
- Estimule a conversação, peça comentários;
- Deixe os posts mais legíveis, linhas curtas, bullets e imagens;
- Coloque sempre seu melhor conteúdo, sem artefatos para ler mais;
- Texto preto e fundo branco, não fique inventando na cor da fonte nem no contraste;
- Se tiver que linkar linke;
- Coloque as melhores imagens, os melhores GIFs e os melhores vídeos;
- Quanbo utilizar imagens e outros arquivos, coloque o nome adequado, assim como os campos ALT e descritivos de verdade;
- Encoraje o compartilhamento;
- Utilize H1 no título principal, H2 nos secundários e por aí vai;
- Evite duplicar conteúdos;
- Sempre assine;
- Seja original e útil;
- Se puder oferecer alguma interação, faça!
- Cuide do SEO;
- Mantenha controle sobre links quebrados;
- Faça o Google trabalhar;
- Não esqueça de colocar opt-in;
- Divulgue de novo;
- Coloque no final posts relacionados;
- Olhe seu analytics e veja os assuntos mais procurados, e os horários mais acessados, use isso a seu favor;
- Tem que ter mais de 1.500 palavras, melhor anda se tiver mais;
- O tempo que você dedica ao post é diretamente proporcional a qualidade dele!
- Quando não estiver inspirado, escreva do mesmo jeito;
- Não existe bloqueio, existe procrastinação!
Não quer dizer que todos os seus posts tenham que ser neste formato. Inclusive você deve experimentar os formatos. O seu público pode ter interesse em diferentes tipos de formatos de posts.
Somente testando, coletando informações e analisando as mesmas é possível definir o que funciona melhor no seu nicho. Mas você deve tentar e testar sempre que possível.
Recomendo ainda fortemente que para cada post escrito e publicado, você faça a versão podcast e vídeo do mesmo. São diferentes tipos de conteúdos para serem consumidos por diferentes públicos, aumentando o seu potencial de crescimento e sua audiência.
E é claro, se existisse fórmula mágica, todo mundo escreveria do mesmo jeito não é mesmo?
E você, tem preferido qual formato? O que tem funcionado para você e para seu nicho? Comente aí.