Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Seu blog e as redes sociais

Seu blog e as redes sociais

É muito bonito ler o tempo todo. Precisamos estar presentes em todas as redes sociais. Meu blog e meu conteúdo estão presentes em todas as redes sociais. O bom é você fazer a divulgação ao estilo regra de Pareto, 20% do tempo para produzir conteúdos e 80% do tempo para divulgar…

Tudo muito lindo. Não sei quanto a você, mas eu tenho uma pequena empresa, atendo mais de 30 clientes, sou consultor, tenho esposa, 2 filhos, um gato, faço exercícios regularmente, auxilio a comunidade de WordPress sempre que posso (fizemos o WordCamp Porto Alegre 2017), participo de comunidades, eventos sociais, auxilio uma entidade também.

Então é claro que o meu tempo não é exclusivo para produzir conteúdos para este blog (ou para os demais blogs que eu mantenho). E da mesma forma entendo que as redes sociais são fundamentais e importantes para o sucesso de um blog. Mas sozinhas não fazem muita coisa.

Tudo começa em produzir conteúdo. Nem sempre conseguimos produzir um conteúdo com a máxima qualidade, mas sempre digo que o ótimo é inimigo do bom.

Se você produzir frequentemente conteúdos de média qualidade, vai auxiliar seu processo de chegar a produzir conteúdos excelentes. Então é melhor manter a regularidade das postagens.

Algumas ferramentas que me auxiliam com redes sociais

Eu utilizo e recomendo fortemente as seguintes ferramentas:

Se quiser algo mais profissional

Se precisar de ferramentas mais robustas, sugiro e recomendo as seguintes:

  • Buffer: é uma excelente ferramenta de compartilhamento de conteúdos, monitoramento de resultados, e ainda possui ferramentas auxiliares como editor de imagens para lhe poupar algum trabalho. É ótima. Se sua demanda no blog exige, sugiro que teste!
  • Hootsuite: é uma ferramenta de gestão de redes sociais, ao estilo do Buffer mais com mais opções.

Tá mas e qual utilizar? Tudo dependerá da sua demanda. O compartilhamento pode ser feito pelas duas primeiras ferramentas. Mas se você quer ter mais recursos como reagendar, repostar e outras métricas de redes e de seguidores em redes pode ser que precise das demais ferramentas para lhe fornecerem tais informações.

Quais redes sociais devo utilizar?

Recomendo sempre o básico, perfil no Facebook, no Twitter e no Google+, este último apenas porque conta pontos no ranking dos seus conteúdos na busca do Google.

Mas tenha sempre o vínculo das redes/perfis com o seu blog, senão não adiantará nada.

Estimule e trabalhe com os seus seguidores, responda rapidamente, mantenha seus perfis atualizados (e mude as imagens de perfil com frequência), e acompanhe o que eles estão falando sobre você, crie vínculos, estimule o engajamento.

É claro que tudo também depende do seu perfil/nicho, pode ser ainda que o Instagram ou o Pinterest sejam mais adequados. Ainda que não coloquei eles na lista básica porque exigem interações manuais, poucas (e caras) ferramentas automatizam isso. Então você vai se preocupar mais com esses se for necessário, e manualmente.

E para fechar, YouTube também é importante, criar e divulgar vídeos adequadamente podem estimular visitas em seu blog (desde que haja vínculo entre o vídeo, sua descrição e o seu blog, perfil no LinkedIn deve ser bem corporativo, ter só para constar, não abuse desta mídia.

Outra rede importante, caso você tenha conteúdos para tal, é o SlideShare, pode criar vínculo com seu blog e as apresentações postadas lá facilmente. Pense nisso.

E então?

Avalie, quais são os objetivos principais?

  • Gerar leads?
  • Aumentar a visitação?
  • Criar engajamento?
  • Aumentar seguidores?

Tudo deve ser detalhado, os objetivos definidos, e aí você traça sua estratégia.

Mas lembre-se, as redes surgem e desaparecem. É importante conectar seu blog e as redes sociais, mas nada vai lhe dar mais resultados que construir sua base de e-mails desde o dia zero do seu blog.

O e-mail marketing ainda é o carro chefe!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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