É muito bonito ler o tempo todo. Precisamos estar presentes em todas as redes sociais. Meu blog e meu conteúdo estão presentes em todas as redes sociais.
O bom é você fazer a divulgação ao estilo regra/princípio de Pareto, 20% do tempo para produzir conteúdo e 80% do tempo para divulgar…
Tudo muito lindo. Não sei quanto a você, mas eu tenho uma pequena empresa, atendo mais de 30 clientes, sou consultor, tenho esposa, 2 filhos, um gato, um cachorro, faço exercícios regularmente, participo de comunidades, eventos sociais, auxilio uma entidade social também.
Então é claro que o meu tempo não é exclusivo para produzir conteúdo para este blog (ou para os demais blogs que eu mantenho). E da mesma forma entendo que as redes sociais são fundamentais e importantes para o sucesso de um blog. Mas sozinhas não fazem muita coisa.
Tudo começa em produzir conteúdo. Nem sempre conseguimos produzir um conteúdo com a máxima qualidade, mas sempre digo que o ótimo é inimigo do bom.
Se você produzir frequentemente conteúdos de média qualidade, vai auxiliar seu processo de chegar a produzir conteúdo excelentes. Então é melhor manter a regularidade das postagens.
Algumas ferramentas que me auxiliam com redes sociais
Eu utilizo e recomendo fortemente as seguintes ferramentas:
- dlvr.it – Smart Social Media Automation: deve funcionar para o básico, Facebook, Twitter e Google+, se precisar outras redes, pague o valor, pois é muito baixo comparado ao resultado;
- IFTTT: Ou if this than that: excelente ferramenta de integração e automação. Não é apenas para redes sociais, mas pode auxiliar neste aspecto;
Se quiser algo mais profissional
Se precisar de ferramentas mais robustas, sugiro e recomendo as seguintes:
- Buffer: é uma excelente ferramenta de compartilhamento de conteúdos, monitoramento de resultados, e ainda possui ferramentas auxiliares como editor de imagens para lhe poupar algum trabalho. É ótima. Se sua demanda no blog exige, sugiro que teste!
- Hootsuite: é uma ferramenta de gestão de redes sociais, ao estilo do Buffer mais com mais opções.
Tá mas e qual utilizar? Tudo dependerá da sua demanda. O compartilhamento pode ser feito pelas duas primeiras ferramentas. Mas se você quer ter mais recursos como reagendar, repostar e outras métricas de redes e de seguidores em redes pode ser que precise das demais ferramentas para lhe fornecerem tais informações.
Quais redes sociais devo utilizar?
Recomendo sempre o básico, página no Facebook, no Twitter (X) e YouTube. Se você trabalha diretamente com público, talvez tenha que considerar outras como o Instagram e TikTok por exemplo. Tudo depende do seu nicho.
Mas tenha sempre o vínculo das redes/perfis com o seu blog, senão não adiantará nada.
Estimule e trabalhe com os seus seguidores, responda rapidamente, mantenha seus perfis atualizados (e mude as imagens de perfil com frequência), e acompanhe o que eles estão falando sobre você, crie vínculos, estimule o engajamento.
É claro que tudo também depende do seu perfil/nicho, pode ser ainda que o Instagram ou o Pinterest sejam mais adequados. Ainda que não tenha colocado eles na lista básica porque exigem interações manuais, poucas (e caras) ferramentas automatizam isso. Então você vai se preocupar mais com esses se for necessário, e manualmente.
E para fechar, YouTube também é importante, criar e divulgar vídeos adequadamente podem estimular visitas em seu blog (desde que haja vínculo entre o vídeo, sua descrição e o seu blog, perfil no LinkedIn deve ser bem corporativo, ter só para constar, não abuse desta mídia.
E então?
Avalie, quais são os objetivos principais?
- Gerar leads?
- Aumentar a visitação?
- Criar engajamento?
- Aumentar seguidores?
Tudo deve ser detalhado, os objetivos definidos, e aí você traça sua estratégia.
Mas lembre-se, as redes surgem e desaparecem. É importante conectar seu blog e as redes sociais, mas nada vai lhe dar mais resultados que construir sua base de e-mails desde o dia zero do seu blog.
O email marketing ainda é o carro chefe!