Bem como eu faço todo ano, começo quase 6 meses antes do final do ano e passo alguns dias do ano que entra pesquisando, lendo e inferindo as tendências de email marketing para o ano seguinte.
Se você é do meio, se quiser fazer email marketing, se for apenas curioso, então a leitura é válida.
O e-mail não vai morrer tão cedo
Chega dessa frase. Entenda que 94% das pessoas chegam a ficar online apenas para checar o e-mail. Essa ainda é a atividade número 1 na Internet.
O pessoal da Marketo me ajudou com esses dados. E sim, o ROI ainda está na casa dos US$ 40,00. Aceite.
Cerca de 247 bilhões de e-mails foram enviados diariamente em 2010, e a previsão para 2024 é de 361 bilhões ao dia.
Novas tendências de email marketing para 2024
- Ferramentas usando mais IA: Não só para gerar os títulos dos e-mails e o conteúdo, mas aplicações mais focadas – e inteligentes – utilizando os recursos da IA, vamos ver pois parece promissor. Testes A/B e imagens estão na lista. A Statista disse que 70% dos usuários estão utilizando IA no seu trabalho diário.
- Conteúdo gerado por usuários: é isso mesmo, texto, imagens, áudio e vídeo, gerados pelo usuário final, engajando e ajudando a converter mais. Solicitar feedback é um exemplo clássico;
- Interatividade responsiva: provavelmente em 2024 teremos mais e-mails abertos (números absolutos) em dispositivos móveis do que em desktops. Então botões animados, sobreposição de imagens, carrossel de imagens, acordeão de dados e pesquisas são tendências a serem seguidas;
- Acessibilidade: isso inclui uso de assistentes de voz lendo seus e-mails e outros recursos mais sofisticados de IA. Melhorar a vida de pessoas (consumidores) que tem problemas é uma prioridade;
- Automação: o poder das nuvens de marketing está disponível a todos. Temos muito mais dados e muito mais poder de processamento. Ganhará quem colocar o machine learning para trabalhar em 2024. Além disso segmentação automatizada e relatórios automatizados também entram na lista;
- Super personalização: mesmo achando que isso faz parte de automação, a utilização de recursos que são acionados por uma nova gama de comportamentos será maior e mais diversificada. Mineração de dados, BI e machine learning transformarão o Big Data em algo viável;
- Entrega na caixa de entrada: será ainda um ponto a ser perseguido. Regras mais rígidas e regulações da indústria prometem criar novos obstáculos a quem faz a coisa de maneira desordenada. GDPR, CCPA e LGPD estão a todo vapor;
- Utilização de múltiplos fornecedores de envio: parece ser uma tendência, se vai ajudar a entregar melhor e reduzir os riscos de quem envia, ainda é difícil de dizer. Vamos ver como os custos disso vão se manter;
- Inteligência Artificial: de maneira rápida um uso mais massivo de IA em inteligência preditiva, segmentação inteligente, automação de fluxos, otimização de conteúdo e assunto do e-mail, teste A/B e apoio a análise de Analytics;
- Assistentes de voz e bots: sim, eles vieram para ficar, em breve seus e-mails serão lidos e respondidos por ali. Os bots e aplicativos de mensagens estão à nossa volta. Então esteja em conformidade quando esse dia chegar;
- E-mails virando push ou microsite: pode ser que sim, estaremos entrando na era de enviar e-mails de uma máquina para outra? E ele ser analisado antes de ser realmente entregue a um usuário?
- Design nostálgico: Será mesmo? Que seja então anos 80, essa eu gostei mesmo!
- Vídeo no e-mail: vamos deixar essa para 205 😉 Eu sigo esperando!
- Validação/autenticação mais agressiva: Seguimos combatendo o SPAM, Google e Yahoo! melhorando seus filtros, DMARC ainda mais restritivo, estamos no caminho certo, mas, eu sigo recebendo SPAM violentamente…
Segundo o pessoal da Litmus
- O e-mail não morreu;
- O ROI segue na casa dos US$ 41,00;
- Mais de 73% dos marketeiros o consideram importante;
- Mais de 46% das marcas estão gastando mais com e-mail;
- É o canal mais mensurável e confiável para o marketing;
- Coloque sempre o e-mail em primeiro lugar na sua estratégia;
- Compartilhe seu conhecimento e experiência através do e-mail;
- Relevância 2.0 no email marketing;
- Criatividade importa ainda mais;
- O e-mail vai escalar ainda mais com a IA;
- Os dados vão importar cada vez mais para se atingir os usuários corretos;
- As animações e recursos visuais vão aumentar comparados ao texto e imagens estáticas;
- A consolidação de plataformas e maior integração de ferramentas diferentes (AI) para 2024;
- Teremos integração até do workflow de aprovação entre ferramentas de fornecedores distintos!
E agora?
Será que as máquinas em seguida vão fazer o trabalho por nós?
Difícil dizer, “especialistas” acham que o conceito de campanha já está obsoleto, a IA vai gerenciar o quando, o quê e quanto será enviado a uma parte de nossos usuários.
E você, o que acha?
Comente aí.