Muitos sites ajudei a construir, muitos sites ajudei a reconstruir. Porém eventualmente é ainda (por incrível que pareça) demonstrar que não é apenas o site o ponto principal da presença mínima online.
Entenda que qualquer iniciativa de presença na web sim, deveria começar pelo web site. Mas não somente por ele.
Importante você que quer fazer um site para sua empresa, um site pessoal, ou acha que redirecionar o domínio para a página do Facebook, isso não é o que você poderia considerar sua presença online mínima.
Algumas pessoas me perguntaram como fazer isso na prática, então resolvi escrever um pouco mais para ajudar – eu espero.
É muito fácil listar aqui um monte de coisas que você supostamente deveria ter, e quem sou eu para sugerir isso?
Bem, tenho ajudado empresas e empreendedores de todos os portes há mais de 20 anos a construir sua presença online mínima!
Importante você que quer fazer um site para sua empresa, um site pessoal, ou acha que redirecionar o domínio para a página do Facebook, isso não é o que você poderia considerar sua presença online mínima.
Algumas pessoas me perguntaram como fazer isso na prática, então resolvi escrever um pouco mais para ajudar – eu espero.
É muito fácil listar aqui um monte de coisas que você supostamente deveria ter, e quem sou eu para sugerir isso?
Bem, tenho ajudado empresas e empreendedores de todos os portes há mais de 20 anos a construir sua presença online mínima!
O site
Entenda que o seu web site além das informações institucionais, deve fornecer as informações necessárias sobre seus produtos e serviços.
Além disso é claro, fornecer todos os canais de contato que você prefere que sejam utilizados para entrar em contato. Embora tendo muitas opções, deve aguardar o contato por todas elas, e monitorar isso.
Google Meu Negócio
Da mesma forma que ser encontrado na web, o ser fisicamente e pessoalmente, deve utilizar os recursos disponíveis para facilitar a vida do seu cliente, claro, desde que tenha uma sede física.
Utilize a pleno o Google Meu Negócio, por enquanto é de graça.
Redes sociais
Importante você identificar as redes sociais mais importantes e trabalhar melhor em cima delas, não mais do que duas.
Nas demais se quiser ter alguma presença automatize a publicação de conteúdos, e depois a coleta de contatos com uma ferramenta de suporte aos usuários, isso vai facilitar a sua vida.
Email marketing
Toda presença online deve começar com opt-in desde o instante zero. Mesmo sem saber ao certo o que vai fazer depois, ou os tipos de conteúdo que vai enviar, você deve fazer isso.
Ainda que de imediato possa automatizar os envios dos conteúdos publicados no seu blog por exemplo.
Mobile first
Nem é preciso dizer que o seu site precisa ser responsivo. Com o passar do tempo você vai descobrir pelo Analytics não apenas os conteúdos que dão mais resultado, como também o % de usuários que acessam o seu site inicialmente a partir de dispositivos móveis.
É uma realidade que precisa ser respeitada.
Geração de conteúdo
Deixei por último propositalmente. Você precisa iniciar tudo com o planejamento do seu calendário editorial, sabendo o que e quando vai publicar algo, mantendo interesse da audiência conquistada e o importante impacto da busca orgânica.
Lembrando que a geração de conteúdo que alimentará o site, também alimentará as redes sociais e o email marketing.
Isso vai se dar a partir da produção de conteúdo relevante e periódico. Não subestime o poder da produção de conteúdo.
É claro que o melhor seria produzir conteúdo direcionado e personalizado para cada mídia.
Estrutura sugerida
- Página de sobre: detalhando um pouco sobre sua empresa ou sobre você, pequeno histórico, se tiver missão, visão e outras informações do tipo definidas coloque lá também;
- Página específica sobre produtos ou serviços: se precisar crie páginas adicionais para cada um deles;
- Página exclusiva de novidades, ou blog: você precisa produzir conteúdo com frequência, isso vai ajudar você muito;
- Página de contato: onde você deve ter um formulário (e tenha certeza de que ele funciona), telefone, endereço ou canais de contato que preferir.
Mas enquanto você não é grandão e nem tem gente exclusiva para isso, vamos começar de maneira simplificada. Apenas comece. O seu conteúdo poderá virar seu maior ativo. Pense nisso.
Recomendação para presença online mínima
- Registre um domínio;
- Ative uma hospedagem em um local apropriado, não economizar tanto na hospedagem e pegar algo melhor vai poupar sofrimentos no futuro;
- O domínio deve apontar para a hospedagem do site, não para uma rede social. Tenha certeza de que vai registrar em seu nome e ter controle sobre ele;
- Preferencialmente tenha serviços de e-mail externos ao local da hospedagem do site, recomendo o G Suite do Google. Se o seu site ficar fora do ar por problemas no provedor, os e-mails poderão seguir funcionando;
- Contrate alguém ou faça você mesmo um site, lembrando de algumas coisas. Você pode utilizar ferramentas que fazem isso (não recomendo) ou o WordPress, eu acho que é a melhor alternativa;
- Página principal: destaques principais, lista de produtos e serviços, local para opt-in de e-mail marketing, links para suas redes sociais;
- Tenha o seu perfil nas redes sociais que fizerem sentido, não faça em todas para deixar abandonado depois;
- Não esqueça de criar uma conta e cadastrar seu negócio no Google Meu Negócio, é importantíssimo e muito útil;
- Certifique-se que o seu site será indexado pelo Google e pelo Bing;
Só isso?
Não, na verdade isso é o começo.
Você precisará de certa forma integrar os canais, site com redes sociais, publicações do site nas redes sociais, enviar publicações e novidades para as pessoas por email marketing.
Aliás, email marketing precisa começar a ser implementado desde o instante zero, você precisa cuidar deste ponto.
E quanto às redes sociais a menos que você tenha um nicho muito específico, cuide disso sem dar mais atenção do que ela merece.
Se possível integre e compartilhe algumas coisas de maneira automatizada no início, caso não tenha braço para fazer manualmente.
Para muitas das alternativas acima você precisará utilizar plugins (se estivermos falando do WordPress) ou serviços e ferramentas de terceiros, alguns pagos e alguns gratuitos.
Falando do layout do site, lembro que ele precisará ser responsivo, isto é, precisa se adaptar ao dispositivo onde será ser exibido.
Isso é fundamental, vivemos numa época de mobile first. Isso impacta diretamente também nos resultados da busca, impacta no ranking do Google por exemplo.
Entendo que a presença online mínima é um ponto de partida.