Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Presença online mínima

Presença online mínima

Muitos sites ajudei a construir, muitos sites ajudei a reconstruir. Porém eventualmente é ainda (por incrível que pareça) demonstrar que não é apenas o site o ponto principal da presença mínima online.

Entenda que qualquer iniciativa de presença na web sim, deveria começar pelo web site. Mas não somente por ele.

O site

Entenda que o seu web site além das informações institucionais, deve fornecer as informações necessárias sobre seus produtos e serviços.

Além disso é claro, fornecer todos os canais de contato que você prefere que sejam utilizados para entrar em contato. Embora tendo muitas opções, deve aguardar o contato por todas elas, e monitorar isso.

Google Meu Negócio

Da mesma forma que ser encontrado na web, o ser fisicamente e pessoalmente, deve utilizar os recursos disponíveis para facilitar a vida do seu cliente, claro, desde que tenha uma sede física.

Utilize a pleno o Google Meu Negócio, por enquanto é de graça.

Redes sociais

Importante você identificar as redes sociais mais importantes e trabalhar melhor em cima delas, não mais do que duas.

Nas demais se quiser ter alguma presença automatize a publicação de conteúdos, e depois a coleta de contatos com uma ferramenta de suporte aos usuários, isso vai facilitar a sua vida.

Email marketing

Toda presença online deve começar com opt-in desde o instante zero. Mesmo sem saber ao certo o que vai fazer depois, ou os tipos de conteúdos que vai enviar, você deve fazer isso.

Ainda que de imediato possa automatizar os envios dos conteúdos publicados no seu blog por exemplo.

Mobile first

Nem é preciso dizer que o seu site precisa ser responsivo. Com o passar do tempo você vai descobrir pelo Analytics não apenas os conteúdos que dão mais resultado, como também o % de usuários que acessam o seu site inicialmente a partir de dispositivos móveis.

É uma realidade que precisa ser respeitada.

Geração de conteúdo

Deixei por último propositalmente. Você precisa iniciar tudo com o planejamento do seu calendário editorial, sabendo o que e quando vai publicar algo, mantendo interesse da audiência conquistada e o importante impacto da busca orgânica.

Lembrando que a geração de conteúdo que alimentará o site, também alimentará as redes sociais e o email marketing.

Isso vai se dar a partir da produção de conteúdo relevante e periódico. Não subestime o poder da produção de conteúdo.

É claro que o melhor seria produzir conteúdo direcionado e personalizado para cada mídia.

Estrutura sugerida

Presença online

Mas enquanto você não é grandão e nem tem gente exclusiva para isso, vamos começar de maneira simplificada. Apenas comece.

O seu conteúdo poderá virar seu maior ativo. Pense nisso.

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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