Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Sua pequena empresa precisa mesmo de web site?

Você possui uma pequena “eupresa”, nem sabe muito bem ao certo a diferença entre um web site, blog, rede social, e muito menos o impacto de possuir isso em benefício próprio? Então veio ao lugar certo!

A coisa mais básica que você precisa saber é que uma presença na Internet para sua empresa, não importa o tamanho, é que somente na Internet você consegue aparecer e brigar de igual para igual com as grandes empresas, nem precisa ter um web site absurdo, basta ter uma coisa simples, focada e adequada!

Dos primórdios da web, as empresas desenvolviam os web sites de maneira mais tradicional, informações sobre a empresa, missão, visão, extensa linha de produtos, formulário de contato, suporte, etc. Muita coisa mudou, não que isso não seja importante, mas alguma informação sobre sua empresa, produtos e serviços, mas principalmente mecanismos que facilitem a integração e divulgação do que você faz, aí entram as redes sociais.

Você trabalhando direito, entregando o que promete, cumprindo prazos e esbanjando qualidade naquilo que faz melhor é o primeiro passo, o resto você deve tentar tirar proveito do megafone social, a boca do povo digital, pois é nas redes sociais que vão falar bem (e também crucificar) a sua empresa.

Comece pequeno, informações em excesso não são necessárias, mas informações de produtos, imagens, vídeos se puder, como ser encontrado, onde tem pra vender, depoimentos de clientes satisfeitos, e TODOS os canais de comunicação que você possui, isso tudo vai fazer a diferença. Pense grande, comece pequeno.

Pode ser barato, pode ser caro. As vezes parece mais fácil do que realmente é, as vezes é mais difícil. Procure empresas ou profissionais que você possa conferir os trabalhos, verificar a qualidade, e se tiver alguma métrica (sim, tudo o que você faz na web pode e deve ser medido), melhor ainda! O mantra disso tudo deve ser algo parecido com isso:

Web site / credibilidade / visibilidade / mais clientes / mais negócios

Se precisar de alguma dica me pergunte!

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *