Talvez eu devesse chamar de SPAM, mas vamos lá, considere a importância do email marketing nas eleições para iniciarmos.
Que poucos candidatos e atuais políticos mereçam nosso respeito já é fato. Então nada mais adequado que pensarmos que essa maior fatia deles vá ignorar as boas práticas de mercado e fazer mesmo um SPAM violento para essas eleições.
Infelizmente isso é muito verdadeiro. Porém a maior parte das empresas enviadoras é séria, não permitirá abusos de muito sérios, afinal tem que manter a reputação das suas infraestruturas de envios.
Alguns tipos de conteúdos que os candidatos podem enviar por e-mail
- Divulgar seus principais conteúdos: é claro que fazer propaganda sobre si mesmo, atrair novos eleitores, manter a base, então obviamente ele possui um web site, um blog, faz sentido enviar as principais publicações a respeito de si e de suas realizações políticas;
- Vídeos: aproveite e envie links para seus principais vídeos de campanha, as pessoas preferem assistir você ao invés de ler você;
- Propostas de campanha: também é um conteúdo importante. Se for um político séria não terá problema em se comprometer (espero que cumpra) com propostas;
- Convites: chame a base, convoque eleitores e interessados para seus eventos políticos;
- Reaproveitar: conteúdos enviados por outras mídias;
Importante segmentar
Veja, se o candidato for local, vereador, estadual, ou federal, terá bases bem distintas.
Isso deveria ter sido mapeado desde o instante inicial da criação da base.
Seria muito adequado manter a distinção e poder enviar de maneira segmentada.
É muito comum candidatos transitarem entre as esferas cidade – estado – país e eventualmente voltarem a tentar cargos nas suas cidades de origem por exemplo.
Então faça uso da boa segmentação. Não vá importunar toda sua base, do país inteiro, se os seus interesses estão agora na sua cidade, pense nisso.
Envios de parceiros
Prática comum no passado, emprestar a base para envios de políticos parceiros.
Não faça isso. A alternativa mais interessante é em seus envios, depois do seu conteúdo, acrescentar o conteúdo do político parceiro.
É menos invasivo, e sua base não vai negar de imediato, afinal identificou que o envio é seu.
Lembre-se, a base é sua!
Falando na base de e-mails
É claro que você já sabe, nunca compre uma base de e-mails, não receba uma lista de e-mails, não importe e-mails que você desconhece a origem.
Entenda que se você está querendo começar agora, muito bem, vai começar a construir a sua base, pode ser que ela não seja o seu carro chefe nas próximas eleições, mas mantenha o opt-in ativo no seu site ou blog.
Não existe atalho aqui.
Publicações importantes
O TSE publicou em 2018 uma cartilha interativa sobre propaganda eleitoral na Internet. Sua consulta é sempre válida, você pode acessar o link, ler o PDF ou assistir ao apresentação.
Lembrando
Utilize uma plataforma profissional de envios, tenha certeza que eles permitem o envio de material eleitoral, boa parte não aceita envios de políticos e candidatos, justamente pela má fama e falta de educação digital dos mesmos.
Se você é brasileiro, deveria considerar uma plataforma de envios brasileira, as do exterior não terão a mesma qualidade de entrega dos seus e-mails.
E de maneira alguma dê voz às fake news, se não tiver certeza da origem não compartilhe!