Dentre os tipos de envios de e-mail marketing, temos alguns mais utilizados normalmente. Então abaixo uma breve lista com alguns tipos. Fique ligado e observe as diferenças.
E-mails de boas vindas
Seja simpático, o usuário se cadastrou, então poderia receber na primeira oportunidade um e-mail agradecendo seu interesse, recebendo informações sobre como entrar em contato com sua empresa, e que tipo de e-mails vai receber.
Newsletter informativa/insitucional
São as mais comuns. Mas mantenha o foco, envie o necessário, converta o usuário para visualizar o conteúdo completo ou adicional no seu site/blog. Se estiver muito extensa ele não vai ler.
E-mail promocional
Relativamente comum, não é apenas um e-mail informando que sua loja vai entrar na temporada de 50% de desconto. Também pode informar outros aspectos como fazer um teste, dicas de uso de um produto, oferecer um brinde, depoimento de clientes satisfeitos, frete grátis, sentimos a sua falta ou novo produto que chegou. Normalmente é bem reduzido no tamanho, tem prazo de validade, e tem destaque maior para a imagem do que para o conteúdo textual. Mas não abuse.
Newsletters de vendas
Pense sempre no que quer vender e para quem. Lembre-se que num e-mail de vendas temos muito mais elementos de pontuação de spam. Com o passar do tempo algumas empresas caem na tentação de automatizar tanto este tipo de envio que acabam por mandar imagens e mais imagens, pouco conteúdo textual e nenhuma relevância para o usuário que recebe. Não caia nessa armadilha, foque, envie coisas do interesse ou que despertem o interesse.
E-mails de aviso
Normalmente e-mails desse tipo tendem a ser transacionais, ou seja, enviados por um sistema com propósito específico. Avisar que a revisão do veículo se aproxima, que o produto de interesse está novamente disponível e por aí vai. Mas cuidado, a sua ferramenta de e-mail marketing é feita para enviar e-mails 1:n ou seja, para muitos. Envios unitários não são adequados, mas existem alternativas nas nossas ferramentas para lhe auxiliar a fazer isso.
Aniversário
São pouco utilizadas e a mais fácil de ser feita automaticamente sem sua interferência. Além disso o usuário adora receber – na data correta – e-mail de felicitações de aniversário. Também é importante enviar com o nome correto! Utilize os recursos das nossas ferramentas e os templates prontos para este fim. Mas não esqueça de coletar nome e data de nascimento na hora do cadastro.