Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Tipos de envios de e-mail marketing

Dentre os tipos de envios de e-mail marketing, temos alguns mais utilizados normalmente. Então abaixo uma breve lista com alguns tipos. Fique ligado e observe as diferenças.

E-mails de boas vindas

Seja simpático, o usuário se cadastrou, então poderia receber na primeira oportunidade um e-mail agradecendo seu interesse, recebendo informações sobre como entrar em contato com sua empresa, e que tipo de e-mails vai receber.

Newsletter informativa/insitucional

São as mais comuns. Mas mantenha o foco, envie o necessário, converta o usuário para visualizar o conteúdo completo ou adicional no seu site/blog. Se estiver muito extensa ele não vai ler.

E-mail promocional

Relativamente comum, não é apenas um e-mail informando que sua loja vai entrar na temporada de 50% de desconto. Também pode informar outros aspectos como fazer um teste, dicas de uso de um produto, oferecer um brinde, depoimento de clientes satisfeitos, frete grátis, sentimos a sua falta ou novo produto que chegou. Normalmente é bem reduzido no tamanho, tem prazo de validade, e tem destaque maior para a imagem do que para o conteúdo textual. Mas não abuse.

Newsletters de vendas

Pense sempre no que quer vender e para quem. Lembre-se que num e-mail de vendas temos muito mais elementos de pontuação de spam. Com o passar do tempo algumas empresas caem na tentação de automatizar tanto este tipo de envio que acabam por mandar imagens e mais imagens, pouco conteúdo textual e nenhuma relevância para o usuário que recebe. Não caia nessa armadilha, foque, envie coisas do interesse ou que despertem o interesse.

E-mails de aviso

Normalmente e-mails desse tipo tendem a ser transacionais, ou seja, enviados por um sistema com propósito específico. Avisar que a revisão do veículo se aproxima, que o produto de interesse está novamente disponível e por aí vai. Mas cuidado, a sua ferramenta de e-mail marketing é feita para enviar e-mails 1:n ou seja, para muitos. Envios unitários não são adequados, mas existem alternativas nas nossas ferramentas para lhe auxiliar a fazer isso.

Aniversário

São pouco utilizadas e a mais fácil de ser feita automaticamente sem sua interferência. Além disso o usuário adora receber – na data correta – e-mail de felicitações de aniversário. Também é importante enviar com o nome correto! Utilize os recursos das nossas ferramentas e os templates prontos para este fim. Mas não esqueça de coletar nome e data de nascimento na hora do cadastro.

Photo credit: BRICK 101 / Foter / CC BY-NC

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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