Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Quanto você gasta no seu blog?

Quanto você gasta no seu blog?

Você tem ideia de quanto você gasta no seu blog todo ano? Sim, não, talvez?

Pode nem parecer mas existem muitos custos envolvidos na criação, desenvolvimento e manutenção de um blog, mesmo sendo em WordPress.

Sei que você pode estufar o peito e dizer que não gasta nada, utiliza um tema gratuito e hospedagem na mesma linha, ok, você venceu…

Não tão rápido, se realmente quer ter retorno e tratar o seu blog como algo profissional, se espera que seja uma fonte de renda secundária ou mesmo sua fonte principal, então tem que entender que existem muitos custos envolvidos.

Custos para se manter um blog

  • Hospedagem (normal, sem estravagâncias) R$ 39,00 mensais, se quiser algo mais confiável o valor dispara;
  • Domínio, entre R$ 40,00 e R$ 60,00 anuais;
  • Tema, mesmo utilizando um gratuito, existem opções profissionais, ficariam entre R$ 250,00 e R$ 1.000,00, lembrando que a maioria é referente a licenças anuais;
  • Plugins de segurança, entre R$ 250,00 e R$ 1.000,00 anuais;
  • Serviços de email marketing, entre R$ 39,00 e R$ 100,00, dependendo do tamanho da sua base;
  • Serviços de monitoramento, gratuitos ou pelo menos R$ 55,00;
  • Serviços profissionais de compartilhamento em redes sociais, R$ 55,00;
  • Serviços de terceiros, como por exemplo atualização periódica, monitoramento e segurança, pelo menos R$ 60,00 mensais;
  • Anúncios em redes sociais, redes de anúncios ou Google;
  • Gostou? Faça as contas…

Mas eu não gasto nada

Ok, então parabéns!

Tenho certeza que os resultados da busca no Google devem lhe dizer alguma coisa sobre seu posicionamento e resultados financeiros com o seu blog.

Não que você não possa começar desta forma, mas se quiser melhorar, em todos os aspectos, vai ter que investir, vai ter que começar a planejar e utilizar serviços e produtos que melhorem seu blog, facilitem sua vida e melhorem seus resultados.

Pense no seguinte, produzir conteúdo é suficientemente difícil, então foque no que você é bom e precisa fazer muito, o resto confie a profissionais especializados, simples assim.

Comece devagar, com o que for mais importante, com o que fizer mais sentido, planeje, não saia gastando, algumas das ferramentas acima são pagas em dólares, então não é o momento de gastar mais do que o necessário.

Se você gostou, comente aí.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *