Existem muitas preocupações neste momento, mas espero que você dedique algum tempo otimizando seu email marketing em tempos de coronavírus.
Não perca tempo, o momento é agora. Em linhas gerais, a Litmus sempre recomenda que você faça algumas coisas antes e depois de enviar, algo nessa linha:
- Concepção do e-mail a ser enviado e planejamento
- Conteúdo textual
- Imagens, gráficos e design
- Codificação e desenvolvimento
- Ajustes na ferramenta de envios
- Revisões e aprovações
- Testes e ajustes
- Envio
Algumas empresas, as maiores, mantém um calendário de envios quase que 1 ano na frente, acho que neste momento ninguém está preparado para o que tem que ser feito, vamos tentar otimizar.
Como posso otimizar o processo de envio?
- Simplifique o layout, utilize algo já feito ou um template padronizado;
- Obviamente mais do que nunca, precisa ser responsivo!
- Otimize a criação do conteúdo a ser enviado, alinhe o conteúdo que vai ser enviado, seja direto, lembre ele do que é importante;
- Alinhe as necessidades de marketing / vendas / atendimento, informe novamente tudo o que for importante;
- Utilize o conteúdo da melhor forma, seja redundante, nem todos estão sendo atingidos pelos outros meios de divulgação;
- Infernize as pessoas que precisar dar aprovação em tempos de trabalho remoto
- Faça os testes mais simplificados
Lembre-se do momento
Vamos utilizar o marketing e o email marketing para ações efetivas, como está sua empresa agora?
- Está funcionando?
- O tempo de atendimento/entrega aumentou?
- O que mudou que o cliente precisa saber?
- Estou atendendo de que forma?
- Como os clientes e novos clientes devem me contactar?
- Posso facilitar o pagamento dos meus serviços/faturas/cobranças?
- Quais os canais preferenciais de atendimento?
- Como informar melhor isso tudo por e-mail?
- Seja direto no assunto do e-mail;
- Use o CTA sabiamente;
- Mantenha um box adicional de conteúdos somente sobre maneiras do usuário ser atendido pela empresa;
Ajuste os e-mails de boas vindas e as ofertas
Lembre-se da sua régua de relacionamento, se existir, ela precisa ser ajustada?
Todos os canais de atendimento do e-mail de boas vindas estão disponíveis?
Que ajustes são necessários nestes pontos?
Os usuários precisam de apoio
Tente ser o mais pessoal possível, tudo ajuda neste momento.
Atender bem é obrigação, se o usuário se sentir bem acolhido só melhora.
Nesse ponto a personalização ajuda muito. Assim como o teste A/B também pode fornecer informações valiosas sobre o humor da audiência neste momento.
Conforme o tempo passa o humor e a moral podem ser afetados, pense nisso.
Mantenha o que funciona
Não creio que seja o momento de tentar nada muito diferente, mantenha sua frequência e periodicidade dos envios.
Claro que pode enviar informes especiais sempre que mudar por exemplo seu atendimento, horários, canais, tempo de entrega e por aí vai.
Também se você resolver fechar ou suspender o atendimento é válido e educado informar.
Não tente apenas vender, alguma empatia ajuda.
Alguns cuidados importantes
Não é só você que teve a ideia de enviar e-mails neste período. Não é o momento de aumentar a frequência demais.
Considere manter-se por dentro da reputação de envios da sua ferramenta de email marketing.
Cuide da sua reputação consultando os relatórios de envios em até 48h após cada envio.
Siga cuidando da lista e respeitando o descadastro. Não vá coletar e-mails indiscriminadamente para aumentar a base e quem sabe manter as venas, não deve ser feito desta forma.
Se tem que respeitar o opt-out também precisa respeitar o (double) opt-in.
Mas sim, reengajar usuários em espera pode ser benéfico.
Lembre-se que se a lista envelhece a taxas de até 25% ao ano, pode ser que tenhamos um número maior neste ano em função de demissões.
Se o usuário estiver emburrado em casa, a chance dele marcar seu e-mail como SPAM pode ser ainda maior. Pense nisso.
Algumas ideias de conteúdos para enviar
Sei que isso sempre é um problema para os pequenos principalmente. coloquei algumas sugestões para você pensar.
- Sugestões sobre o momento, educar os usuários sobre coronavírus – não muito, estão sendo bombardeados por todos os lugares;
- Mande conteúdos relevantes do mercado;
- Forneça alguma coisa útil para leitura ou download, preferencialmente no seu blog;
- Um depoimento de algum usuário satisfeito com seu produto/serviço;
- Sugestão de manutenção/ajustes neste período;
- Um webinar ou vídeo que você produziu especificamente para este período;
- Notícias e atualizações importantes;
- Histórias de superação, sua ou de clientes/amigos/parceiros;
- O que vem a seguir?
- Como vocês vão ajudar eles neste momento?
- Que tal apresentar alguns funcionários aos seus clientes?
- Mostrar algum trabalho voluntário importante sendo feito;
- Mostrar que a empresa sempre ultrapassou outras crises;
- Uma pesquisa de satisfação;
- Pedir sugestões para produtos/serviços e melhorias;
- Os produtos mais vendidos;
- Lembrar ele dos canais de atendimento;
- Agradecer o apoio deles neste momento;
E siga se importando
Dê atenção aos e-mails que receber em resposta, se não receber nada, mais atenção ainda.
Observe mais ainda neste período os relatórios, conteúdos mais clicados, veja o que seus clientes estão realmente buscando ou estão mais interessados.
Não abuse, vamos ter que trabalhar muito, todos nós, neste período.
Eu tinha planejado escrever este post originalmente sobre como otimizar seu email marketing alguns meses atrás, porém as coisas mudaram radicalmente, então temos que nos adaptar.
Nada vai durar para sempre, nem esse período de incertezas. Vamos atrás, não desanime, foco, e comece os envios amanhã mesmo!