Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Aumentando a audiência do seu blog

Aumentando a audiência do seu blog

Com muita frequência alguém me pergunta o que fazer para aumentar a audiência do blog entre outras coisas.

A primeira pergunta que eu faço sempre é: você está escrevendo e publicando com frequência?

A resposta normalmente é: não…

Veja, não existe mágica.

Pontos a considerar

O que você realmente entende por aumento de audiência? Mais gente acessando o blog?

Então se for somente isso, a dica principal vai de graça, migre o blog para um provedor melhor e mais rápido, otimize as imagens, instale um cache e diminua sensivelmente o tempo de carregamento.

O tráfego – se o seu blog estiver indexado – vai aumentar quase que instantaneamente.

Mágica? Não, bots, robôs e scripts de busca e indexação irão perceber essa melhora e vão visitar o seu site com uma frequência maior, indicando em boa parte – tráfego não identificado corretamente – que a “audiência aumentou”.

Não era isso que você queria?

Vá mais a fundo

Não é aumentar a audiência no geral, isso é muito genérico, não interessa muito de fato.

  • Quem é o meu leitor? Quem é realmente o público-alvo? Para quem estou escrevendo? Quem estou atingindo?
  • O meu conteúdo está bom? Estou atingindo quem eu gostaria? Quanto tempo eles ficam lendo minhas postagens?
  • Debulhar os números, quais números? Você tem que saber o que acontece por baixo dos panos, tem que olhar o Analytics e saber se muita gente acesso o seu blog porque quer e depois vai ao conteúdo que mais interessa, ou se faz uma busca, encontra o conteúdo, lê e vai embora.
  • Meu nicho está bem definido? Será que estou me mostrando como gostaria e sendo percebido como deveria pela audiência?
  • Produzo conteúdo de “cauda longa” ou só posts rasos? Tem que existir um equilíbrio, muita gente não gosta de ler muito, nem por isso você tem que fazer só conteúdos rasos. O mecanismo de busca vai identificar conteúdos mais extensos e aprofundados e rankear você por isso.
  • Tenho backlinks suficientes? Se muita gente linka para você e seu conteúdo você está bem. Senão, tem que trabalhar mais para melhorar o SEO e os fatores que afetam sua classificação.
  • Como está o layout e a experiência do usuário? Sim se ele chegar para ler e só vê banners, vai embora. É preciso existir equilíbrio e alguns aspectos básicos de organização dos elementos do layout.
  • Está utilizando a pleno as redes sociais? Embora eu não goste delas, temos que utilizar. O Blog é o hub, depois compartilhar. Utilize as redes que fizerem sentido para a sua audiência, não aquelas que você prefere.
  • Email marketing à pleno. Temos? Nem deveria perguntar, a estratégia de email marketing tem que começar no instante zero que o blog for ao ar, simples assim. A sua base de e-mails é o seu maior ativo.
  • Mantenha a consistência. Planejar o conteúdo antecipadamente e manter a periodicidade é fundamental. Considere várias alternativas de conteúdo.

Cuide da audiência

Eu e meus 10 leitores nos damos muito bem. Eles valem mais do que milhares de pseudo leitores, sabe porque?

  • Lêem quase tudo o que eu publico;
  • Curtem quase tudo o que eu compartillho nas redes sociais;
  • Comentam sempre que possível;
  • Ouça com atenção os depoimentos deles;
  • Aceite as críticas e melhore;
  • Você pode falar diretamente com eles;
  • Dar crédito a eles conforme for crescendo;
  • Pode perguntar diretamente a eles;
  • Fornecer um conteúdo antecipadamente e pedir opinião;

Não desanime e siga se esforçando. O resultado vai aparecer, agora está mais difícil, mas vai dar certo.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *