Talvez devesse ter chamado esse post de Teoria Geral da Evolução do Email Marketing, mas de repente não é para tanto, eu teria que estudar mais, muito mais a respeito. Então vou focar em curiosidades sobre email marketing!
Nesses últimos 46 anos muita coisa mudou no que diz respeito ao e-mail, embora ainda utilize algumas coisas não evoluídas, algumas novidades (técnicas) surgiram para aprimorar principalmente o envio de email marketing.
Embora depois da introdução do protocolo SMTP em 1982 pouca coisa tenha mudado tecnicamente, é notável a evolução que tivemos em outros aspectos.
Depois da introdução do HTTP e da criação da web, os e-mails se beneficiaram muito, pois passaram de apenas texto para uma versão enriquecida com HTML e suporte a imagens conforme ele foi aparecendo.
Claro que foi apenas depois do boom dos webmails como o Yahoo! Mail, Hotmail, AOL e posteriormente o Gmail que as coisas realmente ganharam mais escala e importância.
Notadamente a responsividade em 2009 e suporte a vídeos “embedded” começaram a mudar o cenário para melhor, foi só em 2011 que passou a ser mais utilizada.
Ainda, somente em 2014 o suporte pleno a CSS dentro do e-mail se tornou mais comum.
É claro que temos que observar que com o tempo os dispositivos de leitura mudaram, então as regras precisaram ser ajustadas, hoje temos mais de 56% da primeira abertura em dispositivos móveis.
O conteúdo ficou mais engajador com o aparecimento do pre-header, conteúdos dinâmicos, imagens em alta resolução, vídeo propriamente e outros recursos menos nobres mas interessantes como GIFs, contadores, artes no texto ALT.
É claro que nem tudo nestes últimos 46 anos foram um mar de rosas, o Outlook parecia uma ferramenta do inferno dos e-mails, não era compatível nem com a versão anterior, e a cada mudança alguma coisa parava de funcionar, obrigando os marketeiros e programadores a inventarem gambiarras para poderem aparecer adequadamente neste software maldito.
Não podemos deixar de falar no crescimento do SPAM e a posterior criação de mecanismos, leis, regulações e técnicas para melhorar o seu controle, foi apenas em 2015 que vimos uma melhora significativa no controle dessa praga.
O futuro nos reserva surpresas, mas já falamos de suporte e dispositivos múltiplos, automação, machine learning, ou seja, tornar a personalização mais inteligente.
Também podemos esperar a possibilidade de enviar “microsites”, conteúdo em abas e até alguma interatividade maior em pouco tempo.
Os consumidores estão receptivos as melhorias, assim como as empresas cada vez mais ávidas por vender ou comunicar melhor.
E o que mais podemos esperar?
- O e-mail é apenas um canal;
- Quanto maior a base, maior os problemas;
- O e-mail também causa problemas de produtividade;
- Encaminhar e-mails tem sido substituído por compartilhamento social;
- Centros de preferência dos usuários tem sido trocados por comportamento preditivo do usuário;
- Uma peça para toda a audidência tem sido preterida à conteúdo dinâmico;
- O vídeo vai voltar com força;
- O comportamento do usuário tende a ser melhor monitorado;
- Os melhores provedores de envio tenderão a dar ainda melhores resultados aos clientes;
- As pessoas cada vez mais adoram email marketing de qualidade;
- A sinergia com redes sociais pode aumentar;
- O e-mail seguirá como peça importante para geração de leads;
- Mais automação = mais satisfação = menor descadastramento;
Então fique de olho. Não falei de aspectos técnicos de validação de e-mails que surgiram nestes últimos anos (SPF, DKIM, etc) pois não é o caso.
O foco maior é no resultado. E você vai fazer o quê a respeito? Acha que o e-mail tem evoluído?
Comente aí!