Como reduzir o descadastro?

Primeiro é importante deixar uma coisa clara, o descadastro não é uma coisa ruim, muito pelo contrário. Ele permite que o usuário deixe de receber seus email marketing facilmente, sem danificar sua entregabilidade ou resultados. Ou pelo menos deveria!

Descadastros são uma benção se comparados às denúncias de SPAM. O problema hoje é que a maioria das empresas dificultam o descadastro, ou criam tantos sistemas interligados, que o processo se torna lento e tedioso.

O que dá ao usuário a nítida impressão de que não querem fazer o procedimento ao qual ele tem direito, e ainda lhe foi garantido quando optou por receber tais e-mails. Então ele tende a ficar insatisfeito, e a fazer a denúncia de SPAM.

Também é fato que empresas como Google e Apple tem criado facilidades para piorar a vida de quem faz email marketing, mesmo os sérios. O e-mail já chega na caixa de entrada do destinatário com “indicações e marcas” de que se trata de um email marketing qualquer.

E aí fica facilmente sugerida a opção de “denúncia de spam” como um facilitador do descadastro, uma vez que normalmente é feito o descadastro, aparentemente mais facilitado. Ainda assim perguntam se o usuário quer denunciar como SPAM, mesmo tendo inicialmente apenas a intenção de um “list unsubscribe” sem maiores consequências. Porém com a marcação do conteúdo como SPAM para os filtros destas empresas, prejudicando os demais usuários que gostariam de receber normalmente seus envios.

Então como fazer do jeito certo?

  • Mantenha opções claras de descadastro no topo e no rodapé do e-mail enviado;
  • Não esconda, nem deixe quase oculto visualmente o link de descadastro;
  • Tenha certeza que o link sempre funciona e é imediato;
  • Algumas ferramentas que tem envios programados irão enviar da mesma forma aos que se descadastraram mas faziam parte de algum envio programado anteriormente;
  • Não envie para quem não pediu;
  • Não envie tudo para todos;
  • Segmente a sua lista. Não é difícil, entenda que segmentar pode ser alguma coisa como idade, sexo, faixa salarial, área geográfica, cargo, setor produtivo, comportamento, interesses, ciclo de vendas. Vá descobrir e popular as preferências;
  • Não envie e-mails demais, e nem de menos. Se ele esquecer de você, pode ser que no próximo envio realmente se descadastre;
  • Se não quer parecer um SPAM não faça sua peça e nem o assunto parecerem SPAM;
  • Use Call to Action;
  • Use empatia;
  • Foque no que é importante e motiva mais a audiência;
  • Entenda o ciclo de compra do seu usuário;
  • Micro segmentação pode ser útil;
  • Lembre ele senão sempre pelo menos de vez em quando sobre onde ele se cadastrou para receber seus e-mails;

Mas ainda assim é difícil, percebo que muitas empresas cometem pecados após conseguirem um opt-in, não é difícil encontrar estas situações:

  • Desaparecer da caixa de entrada depois de enviar o e-mail de boas vindas;
  • Não manter a regularidade esperada;
  • Enviar muita coisa no mesmo email marketing e confundir o usuário;
  • Incomodar, enviar coisas chatas ao invés de entregar algo útil;
  • Não enviar e-mails responsivos. Ele não vai ler de novo se no mobile não apareceu de maneira facilitada;
  • Não pedir feedback dos opt-outs;
  • Não fazer automação;
  • Enviar sempre os mesmos assuntos ou muito parecidos;
  • Fazer o usuário se logar para se descadastrar;
  • Fazer ele lembrar do e-mail que usou para receber;
  • Enviar confirmação para efetivar o descadastro (NÃO FAÇA ISSO);

Também é importante lembrar que eles podem ser reengajados na sua lista!

  • Segmente! Faça novos envios para desengajados, se não interagirem elimine;
  • Cuide dos melhores horários de envios e tente ali;
  • Personalize, mostre que se lembra deles e o motivo;
  • Impressione, faça algo diferente;
  • Seja direto;
  • Ajuste a frequência e observe;
  • No descadastro ofereça opção de receber menos ou mudar os assuntos;
  • Aguarde pelo menos 60 dias para tentar algo com quem realmente se descadastrou;

E o que contribui para as denúncias de SPAM?

  • Ele não lembrar de você;
  • Não lembrar que se cadastrou realmente;
  • Ele achar sua peça ou o assunto SPAM mesmo;
  • Você enviar muitos e-mails;
  • Seu conteúdo ser irrelevante;
  • Sua peça ser mal formatada;
  • Enviar apenas textos;
  • Ele realmente não ler seus e-mails;

E o opt-in pode ajudar?

  • Claro, lembre-se de gravar ao origem real do opt-in, coisas como:
  • Formulário de opt-in da capa do site;
  • Formulário de opt-in do blog;
  • Formulário de opt-in da página de produtos;
  • Formulário de solicitação de informações;
  • Formulário de contato geral;
  • Webinars;
  • Eventos presenciais;
  • Anúncios pagos;
  • Redes sociais;

E por aí vai, é uma excelente fonte de informações e de possíveis segmentações, até para descobrir mais a fundo o perfil da sua audiência. Você pode inclusive criar réguas de envios bem específicas para cada um, além da sua régua normal de envios.

Outras coisas a cuidar

  • Graymail: ou aquele sujeito que se cadastra só pelo freebie, ou pelo e-book, e realmente não quer muita interação.
  • Webinars e eventos presenciais: faça uma ação para ter certeza que ele quer receber seus envios, não insira na base diretamente.
  • Cartões de visita: da mesma forma, confirme antes;
  • Listas compradas e emprestadas: Não acredito que você fez isso;
  • Marketing e vendas: são departamentos que tem facilidade em simplesmente “reaproveitar” listas antigas e desatualizadas, cuidado com isso;

Quer alguns dados? OS descadastros ocorrem mais entre 10-11h da manhã, principalmente nas terças, quartas e quintas. E uma taxa média de descastro é de cerca de 10% ao mês.

Então não ache que seus resultados estão ruins sem dar uma comparada.

Confira o vídeo

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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