Primeiro é importante deixar uma coisa clara, o descadastro não é uma coisa ruim, muito pelo contrário. Ele permite que o usuário deixe de receber seus email marketing facilmente, sem danificar sua entregabilidade ou resultados. Ou pelo menos deveria!
Descadastros são uma benção se comparados às denúncias de SPAM. O problema hoje é que a maioria das empresas dificultam o descadastro, ou criam tantos sistemas interligados, que o processo se torna lento e tedioso.
O que dá ao usuário a nítida impressão de que não querem fazer o procedimento ao qual ele tem direito, e ainda lhe foi garantido quando optou por receber tais e-mails. Então ele tende a ficar insatisfeito, e a fazer a denúncia de SPAM.
Também é fato que empresas como Google e Apple tem criado facilidades para piorar a vida de quem faz email marketing, mesmo os sérios. O e-mail já chega na caixa de entrada do destinatário com “indicações e marcas” de que se trata de um email marketing qualquer.
E aí fica facilmente sugerida a opção de “denúncia de spam” como um facilitador do descadastro, uma vez que normalmente é feito o descadastro, aparentemente mais facilitado. Ainda assim perguntam se o usuário quer denunciar como SPAM, mesmo tendo inicialmente apenas a intenção de um “list unsubscribe” sem maiores consequências. Porém com a marcação do conteúdo como SPAM para os filtros destas empresas, prejudicando os demais usuários que gostariam de receber normalmente seus envios.
Então como fazer do jeito certo?
- Mantenha opções claras de descadastro no topo e no rodapé do e-mail enviado;
- Não esconda, nem deixe quase oculto visualmente o link de descadastro;
- Tenha certeza que o link sempre funciona e é imediato;
- Algumas ferramentas que tem envios programados irão enviar da mesma forma aos que se descadastraram mas faziam parte de algum envio programado anteriormente;
- Não envie para quem não pediu;
- Não envie tudo para todos;
- Segmente a sua lista. Não é difícil, entenda que segmentar pode ser alguma coisa como idade, sexo, faixa salarial, área geográfica, cargo, setor produtivo, comportamento, interesses, ciclo de vendas. Vá descobrir e popular as preferências;
- Não envie e-mails demais, e nem de menos. Se ele esquecer de você, pode ser que no próximo envio realmente se descadastre;
- Se não quer parecer um SPAM não faça sua peça e nem o assunto parecerem SPAM;
- Use Call to Action;
- Use empatia;
- Foque no que é importante e motiva mais a audiência;
- Entenda o ciclo de compra do seu usuário;
- Micro segmentação pode ser útil;
- Lembre ele senão sempre pelo menos de vez em quando sobre onde ele se cadastrou para receber seus e-mails;
Mas ainda assim é difícil, percebo que muitas empresas cometem pecados após conseguirem um opt-in, não é difícil encontrar estas situações:
- Desaparecer da caixa de entrada depois de enviar o e-mail de boas vindas;
- Não manter a regularidade esperada;
- Enviar muita coisa no mesmo email marketing e confundir o usuário;
- Incomodar, enviar coisas chatas ao invés de entregar algo útil;
- Não enviar e-mails responsivos. Ele não vai ler de novo se no mobile não apareceu de maneira facilitada;
- Não pedir feedback dos opt-outs;
- Não fazer automação;
- Enviar sempre os mesmos assuntos ou muito parecidos;
- Fazer o usuário se logar para se descadastrar;
- Fazer ele lembrar do e-mail que usou para receber;
- Enviar confirmação para efetivar o descadastro (NÃO FAÇA ISSO);
Também é importante lembrar que eles podem ser reengajados na sua lista!
- Segmente! Faça novos envios para desengajados, se não interagirem elimine;
- Cuide dos melhores horários de envios e tente ali;
- Personalize, mostre que se lembra deles e o motivo;
- Impressione, faça algo diferente;
- Seja direto;
- Ajuste a frequência e observe;
- No descadastro ofereça opção de receber menos ou mudar os assuntos;
- Aguarde pelo menos 60 dias para tentar algo com quem realmente se descadastrou;
E o que contribui para as denúncias de SPAM?
- Ele não lembrar de você;
- Não lembrar que se cadastrou realmente;
- Ele achar sua peça ou o assunto SPAM mesmo;
- Você enviar muitos e-mails;
- Seu conteúdo ser irrelevante;
- Sua peça ser mal formatada;
- Enviar apenas textos;
- Ele realmente não ler seus e-mails;
E o opt-in pode ajudar?
- Claro, lembre-se de gravar ao origem real do opt-in, coisas como:
- Formulário de opt-in da capa do site;
- Formulário de opt-in do blog;
- Formulário de opt-in da página de produtos;
- Formulário de solicitação de informações;
- Formulário de contato geral;
- Webinars;
- Eventos presenciais;
- Anúncios pagos;
- Redes sociais;
E por aí vai, é uma excelente fonte de informações e de possíveis segmentações, até para descobrir mais a fundo o perfil da sua audiência. Você pode inclusive criar réguas de envios bem específicas para cada um, além da sua régua normal de envios.
Outras coisas a cuidar
- Graymail: ou aquele sujeito que se cadastra só pelo freebie, ou pelo e-book, e realmente não quer muita interação.
- Webinars e eventos presenciais: faça uma ação para ter certeza que ele quer receber seus envios, não insira na base diretamente.
- Cartões de visita: da mesma forma, confirme antes;
- Listas compradas e emprestadas: Não acredito que você fez isso;
- Marketing e vendas: são departamentos que tem facilidade em simplesmente “reaproveitar” listas antigas e desatualizadas, cuidado com isso;
Quer alguns dados? OS descadastros ocorrem mais entre 10-11h da manhã, principalmente nas terças, quartas e quintas. E uma taxa média de descastro é de cerca de 10% ao mês.
Então não ache que seus resultados estão ruins sem dar uma comparada.