Embora o termo automação em email marketing possa parecer ficção científica no primeiro momento, é um dos recursos mais úteis, que geram maiores resultados, e um dos mais sub-utilizados nas ferramentas de envio.
A automação nada mais é do que enviar campanhas automaticamente baseado em gatilhos (triggers), e em determinado tempo a partir desses gatilhos serem ativados. Simples assim.
Mas que tipo de coisas posso automatizar no email marketing?
Muitas coisas! Tudo quase. Só não dá para automatizar a criação das peças e a inteligência do pessoal de marketing e de desenvolvimento. Mas estamos trabalhando com o pessoal de inteligência artificial para resolver isso também nos próximos anos…
😉
Brincadeiras à parte, vamos ao que pode ser feito.
- Mensagens de aniversário: é a mais antiga e uma das que mais dá resultados. Mas tenha em mente de ter os dados corretos sobre seu usuário, e neste caso só felicite o indivíduo, não vá tentar vender nada;
- Mensagens de reengajamento: depois de digamos 90 dias sem interação com seus envios, faça o envio para quem não abriu/leu/clicou, buscando ele de volta para o fluxo. Tente oferecer algo, um conteúdo, um desconto, pode ser o estímulo que faltava;
- Mensagens de boas vindas: pode ser o “kit de ativação”, como sua empresa funciona, como o produto funciona, dados de acesso, agradecimentos, e a partir daí ele entra na sua “régua de relacionamento”, que além de ter os envios normais, deveria ter envios exclusivos, pense nisso;
- Abandono de carrinho: se puder envie e-mail lembrando ele de finalizar a compra ou perguntar o que aconteceu;
- Venda cruzada: se ele comprou X, ofeceça Y se fizer sentido;
- Peça feedback: ou solicite avaliações periódicas de seus produtos/serviços/experiências;
- Aviso de renovação: ou vencimento, ou atualização de termos, ou mesmo de valores;
- Quando ele atingir algum nível: se você vende software, se ele vai ocupar todo o montante contratado, se vai parar de utilizar o serviço por algum motivo contábil;
- Segurança: se você trabalha com alguma coisa sensível, por exemplo detectou que ele acessou o software de um local muito diferente de onde acessar normalmente, pode enviar um aviso por e-mail;
- Confirmação de compra: além de confirmar a transação ele ficará mais tranquilo de saber que o processo foi finalizado com sucesso;
- Agradecimento: por uma compra, por um download, por uma mensagem, por uma interação, tudo é válido;
- Aniversário da primeira compra: quem não gosta de lembrar? Ainda mais se vier com um voucher ou cupom de descontos!
- Alerta de novos produtos: algo que possa interessar a ele, baseado no que já adquiriu;
- Envio de mercadoria: sempre ajuda, mesmo que pareça um simples e-mail transacional;
- Ciclo de vida do usuário: desde a entrada, agradecimento, uso, cobrança, até quando ele eventualmente deixar de ser cliente, pense nisso.
Mas e como automatizar?
Temos que desmistificar algumas coisas primeiro.
- Automação não é coisa de ferramenta de envio cara;
- Automação não é um bicho de 7 cabeças;
- Antes de escolher a plataforma estabeleça a estratégia;
- Com relação ao conteúdo, é preciso definir;
- Com relação as peças, crie templates;
- Certifique-se de manter os conteúdos destinos e CTAs sempre atualizados e funcionando;
- Colete os dados e informações necessárias para automatizar adequadamente;
- Personalize ao máximo;
- Você pode ter uma régua exclusiva para ir solicitando mais informações sobre o usuário aos poucos;
E na prática o que eu ganho com isso?
- Aumenta a eficiência dos seus envios;
- Reduz os erros;
- Personaliza o conteúdo;
- Melhora a interação e o engajamento;
- Aumenta as vendas;
- Deixa sua equipe com mais tempo para usar o cérebro para outras atividades importantes;
- Mantém alguma frequência de envios e melhora a entregabilidade em geral;
- Melhora a experiência do usuário no geral;
- E tende a gerar maiores taxas de aberturas e respostas dos clientes;
- Mantém a qualidade e higiene da base;
E agora? Vá descobrir os recursos da sua ferramenta de envios. Se ela não oferecer nenhum tipo de automação, pode ser que esteja na hora de olhar para fora da caixa…