Domínio: Como você vai nomear seu blog?

Se você já decidiu como você vai nomear seu blog, agora é hora de registrar o domínio para seu blog. Muito antigamente, na época da Internet lascada, existiam alguns sites onde se podia publicar conteúdos, mas não era muito comum ou fácil possuir um domínio.

Acabávamos tendo coisas deste tipo:

http://www.nome.com/americadosul/brasil/nomedousuario0099/

Não era nem fácil de lembrar, nem de memorizar, e muito menos de divulgar por aí, ainda mais que não existiam os encurtadores!

Além disso o domínio pode afetar o SEO do seu blog. Pense sempre nas palavras que remetam ao que o seu blog quer dizer ou representar.

As pessoas entenderão mais facilmente. Inclusive nas buscas você poderá ser encontrado mais facilmente.

Pense grande e comece pequeno!

Dona Maria faz brigadeiros, nada mais correto que ela buscar algo do tipo: brigadeirosdamaria.com ou brigadeirosdonamaria.com.br certo? Nem tanto.

Pense que em alguns meses de muito sucesso Dona Maria resolve além de brigadeiros fazer vários outros tipos de doces, tortas e salgados. Então nem sempre é fácil decidir como nomear seu blog.

As vezes alguma coisa mais genérica permite a você crescer e manter os investimentos, que não é só o valor do domínio, mas a divulgação, indexação nos mecanismos de buscas, o e-mail etc.

Então escolha um nome legal para nomear seu blog, e preferencialmente registre os domínios com as extensões .com e .com.br, mas existem muitas outras extensões que você pode utilizar. Se tiver que escolher apenas um domínio, tenha em mente o seguinte:

  • Se for .com ou outras extensões que não têm .br no final, será registrado no exterior. Existem muitos registrars (entidades autorizadas a registrar domínios), recomendo fortemente que você utilize o serviço NameCheap. Você poderá utilizar seus dados verdadeiros no registro do domínio, mas ativar a proteção deles, ficando ocultos se você decidir desta forma.
  • Se for registrar o domínio com .br no final, necessariamente faça diretamente no Registro.br, que é a entidade oficial de registro no Brasil.
  • No Registro.br você terá que optar entre registrar o domínio como pessoa física ou como pessoa jurídica, além de ter que criar um ID (identificação) para gerenciar seu domínio.
  • Lembre-se de que o domínio é renovado anualmente, então mantenha os dados de contato sempre atualizados, ou pague antecipadamente.
  • Utilize os links diretos para DomainsNamecheap e Registro.br

Onde registrar seu domínio

Dicas para nomear seu blog ou escolher o domínio que você vai registrar

  • Se não tiver muita certeza, utilize o seu nome;
  • Se possuir uma empresa, o nome da empresa;
  • Se for atender a um nicho específico, esta pode ser a escolha, por exemplo Goiabada Gourmet!
  • Pense nas palavras-chave que fazem sentido;
  • De preferência que seja um nome curto e fácil de memorizar e escrever;
  • Evite hifens;
  • Evite números;
  • Prefira inicialmente os domínios com extensão .com;
  • Tenha certeza de que fique bom e bonito;
  • Se for alguma coisa em outro idioma certifique-se que não é palavrão!
  • Evite nomes e marcas registradas;
  • Se o domínio que você está procurando está em lista de expiração (antes de ser liberado), é importante verificar como ele era utilizado, para não começar com um domínio “queimado”, procure por domínios banidos pelo Google por exemplo;
  • Existem mais de 300 milhões de domínios registrados, seja único!

Como comprar e registrar um domínio no Brasil?

Você pode ter dúvidas sobre o processo de registro de domínios no Brasil, pode se perguntar diversas coisas, entre as que mais ouço é: Onde registrar um domínio barato?

Vamos por partes, selecionei algumas perguntas mais solicitadas, espero que você encontre a resposta para sua dúvida em alguma delas.

Algumas dúvidas comuns no registro de domínios

Como consultar um domínio para registrar?

Você tem diversas alternativas para consultar, recomendo preferencialmente que os domínios do Brasil (final .br) você o faça pelo site do Registro.br. Os domínios .com e os internacionais mais comuns você pode consultar no Google Domains. E as extensões diferentes ainda poderia consultar no Name Cheap.

Lembre-se que existem extensões muito particulares, de países e empresas, então podem ser exclusivas e dependendo só podem ser registradas em um lugar diferente do que eu recomendei acima.

Existem dezenas de outros registrars e empresas de hospedagem que também registram domínios, recomendo os acima porque eu utilizo há bastante tempo.

Onde fazer o registro de um domínio?

Da mesma forma que a consulta, você pode fazer isso nos três locais recomendados acima, Registro.br e no Name Cheap, mas veja, não recomendo que você registre diretamente na empresa de hospedagem, justamente para ficar desvinculado da mesma.

Ainda que normalmente elas cobrem valores maiores para o registro, é melhor manter isso separado, registro de domínio da sua empresa de hospedagem, evitará dor de cabeça no futuro.

Como e onde registrar um domínio internacional?

O procedimento de registro internacional é bem mais padronizado que aqui no Brasil, exigindo menos controles e informações necessárias para efetivar o mesmo.

Ainda que também permita que o proprietário do domínio possa ficar com seus dados ocultos, o que é bom para se ter alguma segurança adicional, mas para quem deseja fazer alguma coisa errada também fica de certa forma mais protegido, não identificado.

Para que serve o registro de um domínio na Internet?

O domínio passa a ser um nome, um local onde a pessoa, empresa, negócio, entidade, iniciativa fica registrada e visível na Internet.

Além de dar mais visibilidade e facilitar ser encontrado, também proporciona mais segurança na hora de mudar de hospedagem por exemplo.

Imagine ter o seu site dentro de uma empresa que deixa de existir ou que deixa de prestar o serviço, e perder todos os links e referência para seu local construído durante anos. Isso acontecia no passado.

Sem falar nas empresas que seguem fazendo isso utilizando e-mails de provedores gratuitos. Uma vez tendo o domínio, tenha seus e-mails personalizados também!

Por que eu devo registrar um domínio?

Como citado na questão acima, o domínio passa a ser um nome, um local, uma chancela só sua ou da sua empresa.

Não existem motivos para não registrar o domínio, mesmo sendo um valor a ser pago e renovado anualmente.

Agrega muito valor a você e a sua empresa, principalmente quando falamos de marketing e SEO.

Posso registrar um domínio de uma marca registrada?

Se ele não estiver registrado pode, mas a menos que a marca seja sua, não faça isso, pode render um processo desnecessário.

Qual cuidados devo ter com o registro de domínio?

Primeiramente manter os dados de contato atualizados, manter o e-mail de contato que não tenha nenhuma relação com o domínio registrado, e cuidar do pagamento anual e dos apontamentos de DNS.

E sempre que receber um aviso técnico ir conferir do que se trata, não deixe para depois sob pena de ter seu site fora do ar ou mesmo eventualmente perder o domínio.

Outro ponto importante é cuidar das mensagens técnicas de alterações, conferir quem deve ser acionado, manter travas de transferência ativadas (para os domínios internacionais) e evitar surpresas desagradáveis como o sequestro e posso indevida do seu domínio.

O domínio que eu tenho interesse já está registrado, o que faço?

Você pode registrar uma variação ou utilizar uma extensão diferente da que pretendia originalmente, mas sempre atente para o que isso significará para seu usuário.

Então, o que você acha? Se eu não respondi acima, não tem problema, envie seu comentário com a sua dúvida e eu responderei o mais rápido possível.

Como comprar um domínio já registrado?

Para comprar um domínio já registrado é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro você pode tentar contactar o proprietário do domínio, dependendo do registrar, ele também oferece essa opção – caso o domínio tenha sido registrado, mas não esteja em uso.

Existem também marketplaces de domínios – não recomendo essa abordagem, é muito difícil saber se eles realmente têm o controle dos domínios, então tenha cuidado.

De qualquer forma, mesmo que você tenha o valor pedido pelo domínio, saiba que é difícil certificar que mesmo sendo pago você receba o domínio, então tenha muito cuidado com essa opção.

Prefira sempre fazer esse tipo de transação via algum Registrar já estabelecido. Senão, utilize a boa e velha variação do nome, registre outra extensão, e seja feliz.

Se preferir assista ao vídeo

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Artigos: 330