Mas que diabos é isso? Hospedagem gerenciada? Gerenciada por quem?
Bem, normalmente essa é uma alternativa bem interessante, utilizar hospedagem gerenciada para seu site em WordPress. E esse gerenciamento é feito pela empresa de hospedagem.
Mas porque utilizar hospedagem gerenciada para WordPress?
Bem, na hospedagem compartilhada, você paga pouco, e recebe basicamente tudo o que isso significa.
Tem recursos compartilhados com outros clientes, e eventualmente algum suporte do lado de lá.
Isso significa lentidão, poucos recursos disponíveis, site lento, e por aí vai.
Mas hospedagem gerenciada pode ser gerenciada por mim ou por minha equipe?
Claro que sim, mas a tarefa de cuidar do servidor, dos serviços, do monitoramento, de atualizações de sistema operacional, consome tempo e recursos humanos.
A menos que você tenha esses recursos disponíveis, acho muito pouco provável que isso seja válido para você.
Lembrando que o site normalmente deveria ser um ativo do marketing, e não da área de TI da empresa!
Então pense em facilitar a sua vida e cuide do que é importante para sua empresa, deixe a hospedagem na mão dos profissionais.
Mas o que isso implica?
Implica no investimento mensal que tem que ser feito. Não pense que encontrará hospedagem gerenciada de qualidade por menos de R$ 200 – R$ 300 para começar a brincadeira.
Além disso é correto dizer que o valor escala conforme você consumir mais recursos.
Se na compartilhada o resultado era lentidão e site fora do ar, aqui você terá alta disponibilidade e custos que vão escalando junto.
E a parte boa?
A parte boa é que você terá um exército de pessoas boas cuidando dos seus ativos digitais.
Além disso normalmente os recursos são segmentados, um cliente não afeta o outro, e existe monitoramento ativo, os problemas são detectados em tempo de serem resolvidos antes de se tornarem grandes dores de cabeça.
Ainda, a maioria das soluções no mercado já é focada em performance, então no primeiro momento que você começar a utilizar, já vai perceber a mudança.
Só isso?
Claro que não. Poderia falar dos aspectos técnicos, de segurança, de monitoramento, de velocidade, do impacto disso no SEO e na busca orgânica, na percepção dos seus clientes quando acessarem o seu site.
Mas o ponto mais importante é você deixar de se preocupar com esta variável e focar em fazer seu negócio escalar!