Dicas de e-mail marketing

Algumas dicas de e-mail marketing para você que quer fazer e-mail marketing e não faz ideia por onde começar. 

  • Base
    • Captação de e-mails
    • Coleta de e-mails
    • Enriquecimento de dados dos usuários
    • Manutenção da base, nunca termina
    • Conheça sua audiência
  • Tipos de envios
    • E-mails de boas-vindas
    • Newsletter informativa / institucional
    • E-mail promocional
    • Newsletters de vendas
    • E-mails de aviso
    • Aniversário
  • O HTML e sua peça de e-mail
    • O objetivo da ação é?
    • Não é um livro, é um prefácio
    • Cuide das imagens
    • Construção do HTML da peça
  • Melhorando a entrega, visualização e retorno
    • Teste, teste, teste
    • Assunto da mensagem
    • Poucos links
    • Call to action
    • Personalização
    • Segmentação
    • Teste A/B
    • E o conteúdo textual?
  • O que evitar
    • Desculpas
    • Frequência
    • Relevância
    • Abuso
    • Opt-out
  • Tá, enviei, e agora?
    • Verifique os relatórios de envio
    • Verifique as estatísticas do seu site
    • Utilizou landing page?
    • Utilize recursos para enviar para quem visualizou/clicou
    • Você monitora a concorrência?
    • Mas eu faço diferente e tem funcionado!

Os tipos de e-mail que você deveria enviar mais e que dão mais resultados, segundo a Return Path:

  • E-mail de boas-vindas;
  • Email marketing;
  • E-mails promocionais;

Os problemas mais comuns no HTML enviado por e-mail, segundo a Litmus:

  • Imagens não aparecem como deveriam;
  • Tags não fechadas adequadamente;
  • Fontes não aparecem corretamente;

Os 22 erros que comprometem seus resultados com email marketing, segundo a Rock Content:

  1. O assunto é longo demais;
  2. Neglicenciar o pre-header;
  3. Endereço de resposta inválido ou noreply;
  4. E-mail sem nenhum valor para o cliente;
  5. E-mail focado nos seus produtos e não nos seus clientes;
  6. Muitos call to action ao longo da mensagem;
  7. Muitas imagens, ou nenhuma imagem;
  8. Frequência de envios alta ou baixa demais;
  9. Mensagens que contradizem outras ofertas;
  10. Erros de português no texto;
  11. Enviar para lista não segmentada;
  12. Não existe uma pessoa de verdade assinando as mensagens;
  13. A mensagem não é pessoal;
  14. Esquecer de explorar o P.S.: no final da mensagem;
  15. A imagem destaque ultrapassa o tamanho da tela;
  16. O fluxo de nutrição não está adequado;
  17. Você só tem uma campanha ativa, tudo para todo mundo;
  18. Os contatos não deram permissão adequada para o envio;
  19. O conteúdo é uma imagem única, sem nenhum texto;
  20. Não definir indicadores claros a cada envio;
  21. Não monitorar e otimizar as campanhas a cada envio;
  22. Não fazer teste A/B;

Se você quiser fazer email marketing avançado, vai precisar de algumas coisas segundo a ClickMail:

  • Gerenciamento de dados e integração entre plataformas diversas;
  • Lead scoring;
  • Automação;
  • Segmentação avançada;
  • Código responsivo;
  • Analytics no e-mail;
  • Integração com mídias sociais;
  • Engine de recomendação;
  • Abandono de carrinho;

As métricas que você deve se concentrar inicialmente, segundo o Search Engine Journal são:

  • Taxa de abertura;
  • CTR ou clickthrough rate;
  • Bounces (erros);
  • Descadastros;

Se quiser ter uma boa entrega nos seus envios, segundo a Vertical Response, cuide:

  • Use sempre double opt-in;
  • Não compre ou use listas de outras empresas;
  • Tenha um ou mais links de opt-in;
  • Não faça forms com javascript, flash ou activeX;
  • Atenda as expectativas de quem se cadastrou para receber seus e-mails;
  • Não manda repetidamente o mesmo e-mail para os mesmos destinatários;
  • Envie um e-mail de boas-vindas;
  • Não faça links para IPs ou endereços desconhecidos nos seus envios;
  • Segmente usuários engajados de não engajados;
  • Não ignore os relatórios;
  • Cuide das boas práticas e regras de SPAM;
  • Não envie e-mails esporadicamente, mantenha periodicidade;
  • Envie conteúdo bom e relevante;
  • Teste todas as imagens e links;

Como enviar um e-mail (em 1984)

Checou tudo? Mãos à obra, hora de enviar.

Se preferir assista ao vídeo

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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