Se você acha que seu site (lançado recentemente) está bom o suficiente, lamento, você precisa melhorar e saber se está mantendo o seu site adequadamente.
Nunca termina
Essa é a melhor de todas, o processo nunca termina, é contínuo, com raras exceções, mesmo o meu cliente que publiquei o site em 2004 e ele ainda estava funcionando da mesma maneira, e tendo resultados, infelizmente precisam de atualizações.
Não é você amigo, é o seu cliente
Entenda que o seu site não deve ser feito para agradar você, ele tem que agradar o seu cliente, tem que informar, ser útil, e lhe dar resultados.
Se ainda assim, depois de tudo isso, ainda agradar você, então que bom!
Mas aí que mora o perigo. Na maioria das vezes as empresas (de qualquer porte) ou mesmo os profissionais liberais, tem tantos problemas para construir, popular e colocar o site no ar que acabam largando de mão no mesmo instante que ele vai ao ar.
E começam os problemas
Se você não sabe, um dos fatores de rankeamento do seu conteúdo (estou partindo do princípio que você tem um bom conteúdo, otimizado minimamente para SEO, e mantém uma agenda regular de postagens) é a velocidade que o seu site carrega.
E além da velocidade de carregamento, o tempo que ele se mantém no ar. Ah, mas quando eu olho está sempre no ar e funcionando…
Lamento, se você não monitora, você não controla. É preciso ficar atento com a hospedagem e monitorar a fundo.
Festival de penduricalhos
Ou a coisa não ficou muito clara com quem fez o site para você, ou você acha que tem o direito de publicar tudo quanto é novo penduricalho na página principal do site.
Até aquele vídeo do YouTube (que carrega 1 Mb de scripts adicionais, ou âncoras, chame como quiser) ou aquela imagem que o pessoal de TI mandou para ser publicada, que tem 5000 pixels de largura quando poderia ter apenas 750 e consumir 3Mb a menos de tamanho.
Sim, alguém tem que cuidar de tudo!
Conteúdo segue sendo o principal
Além de atualizar, de tempos em tempos é preciso verificar se não tem nada que deve ser removido, se a estrutura está adequada, se é isso mesmo que deve ficar ou sair.
O teste de conteúdos pode ser uma alternativa.
Analytics é importante mas não é tudo
De fato conheço muitas empresas onde o marketing apostaria sua vida nos dados do Google Analytics. Não que o Analytics seja ruim, mas ele não pega tudo, só uma parte.
Assim como fizeram com os dados dos vídeos no Facebook, inflados e mentirosos. Cuide com isso.
Se quiser números confiáveis ou vai ter que pagar para isso ou vai ter que ir mais a fundo nos logs do servidor e com software (e conhecimento) apropriados.
Vá atualizando
Mas não você, contrate alguém. Foque em produzir melhor conteúdo, atualize os conteúdos de produtos e serviços. Mantenha o blog funcionando à pleno.
Utilize as redes sociais se tiver algo a compartilhar, mas automatize, não perca muito tempo lá.
Preferencialmente aposte suas fichas no email marketing, é muito melhor e mais saudável para o seu negócio.
Invista no cliente
O cliente está evoluindo, vá olhando o perfil, o uso, melhore a experiência, adicione landing pages que sirvam a algum propósito.
O básico é o principal, precisa estar muito bem feito!