Como melhorar o meu website?

É a pergunta que muita gente me faz quando me sento para conversar. Como melhorar o meu site?

Existem diversas variáveis e cada negócio tem suas particularidades. Mas vamos lá.

Pontos de melhoria no site

Importante lembrar que nem todos os negócios no geral tem espaço para melhorias em todos os pontos a seguir, mas seria um bom exercício você verificar todos eles.

  • Hospedagem: quanto tempo seu site tem ficado no ar? Tem certeza?
  • E-mail: você tem certeza de que recebe e envia tudo o que deveria pelo website?
  • Layout: é sempre bom dar uma modernizada.
  • UX: a experiência do usuário está adequada, ele encontra o que procura facilmente? Como estão os elementos de CTA (call to action)? Como está a estrutura do site? Adequada para a experiência dos usuários?
  • Usabilidade: o site é responsivo? Funciona bem no desktop e mobile principalmente?
  • Pontos de contato: além de formulários, que precisam ser enviados e recebidos, existe no site links para outros pontos de contato com meus clientes e leads? Estão todos lá e funcionando? Estou usando os canais adequados para me comunicar com meus clientes?
  • Formulários: estou realmente recebendo os formulários enviados? Eles também são armazenados em banco de dados para conferência se necessário?
  • Redes sociais: os links estão corretos? E se existir interação nas redes alguém vai estar de prontidão para responder?
  • Email marketing: estou de fato coletando e-mails de maneira adequada e mandando atualizações periódicas? E a minha ferramenta de envios, está tudo certo por lá?
  • Conteúdo: estou criando conteúdos em velocidade adequada para meus usuários e mecanismos de busca? Estou utilizando todos os tipos de conteúdo que seriam adequados? Produzindo textos, vídeos, arquivos para download?
  • SEO: estou fazendo tudo o que é possível neste sentido, para obter os melhores resultados? Otimizo o SEO nos conteúdos quando faço a publicação? E o CRO como anda?
  • CMS: qual o gerenciador de conteúdo do meu site? Está atualizado e seguro? Sei como utilizar? Ele está atualizado?
  • Analytics: estou coletando e analisando todas as informações que posso a respeito do meu site e dos acessos dele?
  • Gerenciamento: quem está cuidando do site neste momento? Quem atualiza o conteúdo?
  • Integrações: quando existe alguma publicação faço uso delas automaticamente, como enviar por email marketing ou publicar em redes sociais? Existe alguma coisa que deveria estar integrada com outra, mas ainda não está?
  • Otimização: o site está otimizado e carregando rapidamente? As imagens estão otimizadas? Todas elas?
  • SPAM e robôs: o site sofre com spam em opt-in, comentários ou formulários?
  • Segurança: o site está seguro? Livre de surpresas desagradáveis? Quando foi a última vez que foi verificado?
  • Relatórios: recebo relatórios atualizados de tudo o que foi atualizado, visitações, segurança e outros aspectos?
  • Mecanismos de busca: estou integrado a eles e indexado adequadamente? Forneço as informações da maneira como eles precisam? Possui sitemaps em XML e outros?

Importante que você tenha em mente que talvez já faça de maneira adequada alguns dos pontos acima.

Isso é apenas um lembrete…

Se preferir, assista ao vídeo:

Fiapo
Fiapo

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.

Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).

Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora

Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.

Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.

Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.

Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 27 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Artigos: 318