Desde que o AMP surgiu, para os sites, tenho visto muita gente reclamando, na verdade o que estamos fazendo com os nossos sites beneficia apenas o Google e suas estratégias. E agora a coisa está indo além, AMP para email marketing, como vai ser?
Surgiu em 2015
Na verdade, apenas para situar, as iniciativas de Accelerated Mobile Pages começaram a aparecer lá em 2015, e surgiram – não pelas mãos do Google inicialmente – com objetivos de deixarem sites mais rápidos e responsivos, com ou sem controvérsias.
Impacto no email marketing
Desde que o Google , AOL, Microsoft e Verizon disseram que iriam suportar o formato em seus e-mails, muita gente tem feito o mesmo.
O impacto disso na prática é uma interatividade adicional. Se o desenvolvedor / enviador do e-mail quiser criar seu e-mail com suporte a AMP, você poderá ter inclusive mais facilidades, como concluir tarefas iniciadas pelo link do e-mail, sem deixar o cliente de e-mail, sem precisar abrir uma aba no navegador, por exemplo.
Não pense que isso é uma coisa boa, embora melhore em alguns aspectos a experiência do usuário, creio que além de tirar uma camada de controle adicional sua e das suas iniciativas, abrimos uma brecha para os mal-intencionados de plantão criarem iniciativas para enganar usuários.
E sim, o seu uso vai impactar nas métricas, na conversão, no destino dos links. O engajamento pode sofrer com isso.
Coisas que serão possíveis
Os padrões de AMP para e-mail vão permitir que seus e-mails dinâmicos de email marketing contenham por exemplo, formulários, carrossel de imagens, acordeons e menus do tipo hamburger.
Mesmo esses recursos ainda dependerem de alguns “hacks” de HTML, CSS e JS.
Vá se preparando
Você precisará de conhecimentos adicionais de AMP para fazer códigos que utilizem esses recursos a pleno.
Além das tags, algum conhecimento de HTML, CSS e JS poderão ser necessários, embora a documentação da especificação esteja bem feita.
O email marketing normalmente exige uma parte MIME e o HTML, mesmo o MIME nem sempre sendo utilizado. Agora você terá mais uma parte MIME específica para o AMP (x-amp-html).
Mas atenção, não é apenas você conseguir escrever e codificar isso, a ferramneta de envio tem que suportar, e são poucas que o fazem atualmente!
Sim, isso significa que se as empresas de envio não quiserem, o AMP para email marketing poderá nunca decolar. Fique atento e faça suas pesquisas com seu provedor de envios.
Renascimento do e-mail HTML?
Não sei. Realmente, não sei. Acho que tem pontos interessantes, mas não consigo perceber isso como uma melhora no geral.
Acho que faltam pontos ainda a serem considerados, segurança é um deles, entrega é outro.
Só o tempo vai nos dizer se será uma iniciativa válida.