Um site deve em primeira análise cumprir a função inicial para a qual foi projetado.
Não é possível comparar a navegação de um site de um hospital, de um banco, com a de uma exposição de arte moderna por exemplo, cada um tem seu público, necessidades e objetivos distintos.
Mas é importante que você tenha em mente – mesmo que você possua seu próprio site – que ele não é feito para você, se você gostar do design e da experiência do seu site, ótimo, mas o seu site é feito para seus usuários!
Não é o que você acha que importa, é o que eles acham que importa, mesmo que você pague a conta.
Simples
Sempre prefira a simplicidade, facilidade, leveza. Não precisa ser pesado, rebuscado, e cheio de elementos para cumprir a função.
Fácil de usar em qualquer dispositivo
Se o primeiro acesso normalmente é feito pelo mobile, então não tem o que discutir, certo?
Quer começar uma avaliação comece então acessando o site pelo seu celular e veja como a coisa toda parece, ao comparar com a versão desktop.
Fácil de encontrar em mecanismos de busca
Um ponto muito importante, muitas vezes vejo empresários (grandes e pequenos), fazendo um teste simples:
– Mas veja você Gustavo, meu site é facilmente encontrado no Google, olhe aqui.
E lá vai ele digitar a própria marca no Google. Obviamente os primeiros resultados tendem a ser o próprio site pesquisado!
E não é isso o que você tem que fazer – nem eles – é necessário fazer a pesquisa pelo assunto/termo relevante, pelos produtos vendidos, pelos termos que você deseja ser encontrado.
Quem lhe conhece vai direto ao ponto, mas e quem não conhece?
Ter um layout agradável
Buscar agradar todos os públicos, de todas as idades, e em todos os dispositivos e sistemas operacionais disponíveis normalmente é uma utopia, não tem fim, vai gerar sofrimento e brigas entre clientes e fornecedores.
Menos é mais.
Então definir um escopo inicial é importante, talvez pegar a maior parte dos usuários, os dispositivos mais utilizados, é um bom ponto de partida.
Manter a identidade visual da marca, fazer com que o usuário relembre sempre da marca ao acessar o site é fundamental.
Encontramos eventualmente empresas com materiais impressos de um jeito e o site completamente diferente.
Ter objetivos definidos
E como dito anteriormente, cada site tem um objetivo ou uma função a cumprir, cada segmento de atuação leva a novas funcionalidades e demandas esperadas pelos usuários.
Serviços
Os sites de serviços têm características semelhantes, analisar a concorrência e outros sites de serviços tende a mostrar essas particularidades.
Venda online
Se o objetivo é vender online, então a grosso modo você vai ter que trabalhar com categorias de produtos, segmentos de produtos, linhas, e o próprio produto, descrição, imagem, depoimentos, etc.
Além de segurança, carrinho, integração com meios de pagamentos e por aí vai.
Catálogo de produtos
Muitas empresas comercializam os seus produtos através de catálogos, até eventualmente exibem preços ou faixa de preços, mas como tem muitas particularidades, acabam não oferecendo a experiência completa de um e-commerce, optando pelas listas mais simplificadas.
Blog
Os blogs estão muito em alta atualmente, digamos que anteriormente as seções de novidades e notícias ganharam uma nova roupagem, então temos os blogs.
Cheios de recursos, publicação de recursos textuais, imagens, vídeos e outros, de maneira facilitada, e também com diferentes opções de CMS, destaque especial ao WordPress.
Alguns sites surgiram a partir de blogs, alguns sites ganham um apêndice chamado blog e outros simplesmente começam de maneira simples.
Então avaliar qual caso você tem na mão pode ser um pouco mais demorado, mas não é impossível.
E blogs tem características especiais que você vai conseguir avaliar.
Portfólio
Alguns artistas têm demandas especiais em seus sites, tendo simplesmente como objetivo final mostrar seus trabalhos ou obras de maneira simplificada, e normalmente não dando nenhuma importância a outros aspectos básicos.
Institucional
Um dos tipos mais comuns, a maioria das empresas parte daí, e depois de algum tempo ocorre alguma mudança, alguma análise, alguma pessoa nova em uma área fundamental, e o site começa a receber a devida atenção.
Mas vamos ver como esses sites se saem.
Informativo
Outros sites cumprem apenas função informativa e simplificada, digamos, para cumprir tabela. Então colocam poucas informações, mas importantes normalmente.
Página de espera
Costumo dizer que é melhor uma página de espera com logotipo, informações de contato e mapa de localização do que uma página em branco.
Nunca sabemos quando o site final realmente vai para o ar!
Fácil de compartilhar
Observe que as informações devem ser compartilháveis, facilmente, principalmente para redes sociais ou copiar e colar elementos.
Não é o caso mais “tentar” restringir o acesso do usuário. Se ele quiser mesmo copiar não existe recurso infalível.
Então o site precisa estar otimizado para o compartilhamento.
E quando for em mídias sociais que disponibilize imagem padrão, ou aquela relacionada ao conteúdo em questão, de maneira adequada, criando uma boa experiência ao usuário.
Ter acesso os dados de contato facilmente
Embora seja um pouco – ou muito – óbvio, costumo semanalmente encontrar sites de empresas de todos os portes, onde se torna uma pequena aventura encontrar as informações de contato.
Veja, o usuário vai em primeira instância buscar um contato adicional com a empresa, se o site oferece venda de produtos, ou é da área de serviços então nem se fala.
Essas informações não podem estar escondidas em páginas internas, ou exigir alguma contrapartida do usuário para serem disponibilizadas.
É fundamental observar este ponto ao analisar um site. E não esqueça, se tem texto no site tem que ter uma opção “busca”, afinal, é preciso encontrar o que se procura.