Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Personalizando a área administrativa do WordPress

Personalizando a área administrativa do WordPress

Em algumas situações pode fazer sentido fazer isso. Então vamos deixar você mais à vontade personalizando a área administrativa do WordPress com os recursos que vou sugerir.

Você pode estar pensando: porque eu precisaria personalizar a área administrativa do WordPress?

Bem, existem muitas respostas. A primeira é para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes por exemplo.

Pode ser necessário dar acesso com mais privilégios, por algum motivo, plugin específico, alguma ação que ele devesse executar, mas ainda assim talvez ele não precisasse de todas as opções disponíveis nos menus de administradores.

Ainda, você pode simplesmente querer remover elementos que não interessam, inserindo alguma coisa sua que faça mais sentido para o seu cliente ou usuário final.

Reorganizar alguns elementos pode ser importante, alterar a ordem de menus, e outras coisas que fizerem mais sentido para facilitar a vida de quem vai alterar ou inserir conteúdos.

Mas cuidado, não vá exagerar, uma das vantagens do WordPress é justamente ele ser o WordPress. Não desfigure ele a ponto de tornar a experiência do seu usuário única e também exclusiva demais.

Personalizando o admin

Mesmo na aba “Opções de tela” você tem algumas opções mais básicas de personalização e exibição de determinadas informações e dados.

Edição de menus no admin

Selecionei alguns plugins para este fim.

Esquema de cores, painéis, guias, barra lateral

Apenas login

Perfil de usuários

Personalizando apenas alguns itens do perfil de cada usuário.

Inserindo vídeos

Imagine colocar o treinamento específico, um screencast, para o seu usuário?

Personalizações completas

Alguns destes plugins são pagos!

Temas para o admin do WordPress

Sim, eles existem, mas cuidado, não vá exagerar na dose! Alguns são pagos.

Painéis e Dashboards

Alguns plugins podem consolidar dados para exibir aos seus usuários.

Dicas importantes

Cuidado, teste antes, mantenha backups. Uma alteração de versão do WordPress pode trazer surpresas desagradáveis se você tiver personalizado o admin muito à fundo ou com plugins que não respeitem as regras claramente.

No passado eu coloquei um feed de notícias específicas para meus clientes, em um painel no admin dos sites deles. Não foi muito eficiente.

Mas o que deu mais efeito foi colocar como primeiro widget do painel um formulário de contato, específico para suporte, os clientes enviam ali as dúvidas, e ela entra na minha ferramenta de controle de tickets, isso ajudou a organizar as demandas dos clientes.

E não utilize todas sugestões acima ao mesmo tempo, apenas o necessário! Não vá criar mais problemas de performance.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *