Em algumas situações pode fazer sentido fazer isso. Então vamos deixar você mais à vontade personalizando a área administrativa do WordPress com os recursos que vou sugerir.
Você pode estar pensando: porque eu precisaria personalizar a área administrativa do WordPress?
Bem, existem muitas respostas. A primeira é para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes por exemplo.
Pode ser necessário dar acesso com mais privilégios, por algum motivo, plugin específico, alguma ação que ele devesse executar, mas ainda assim talvez ele não precisasse de todas as opções disponíveis nos menus de administradores.
Ainda, você pode simplesmente querer remover elementos que não interessam, inserindo alguma coisa sua que faça mais sentido para o seu cliente ou usuário final.
Reorganizar alguns elementos pode ser importante, alterar a ordem de menus, e outras coisas que fizerem mais sentido para facilitar a vida de quem vai alterar ou inserir conteúdos.
Mas cuidado, não vá exagerar, uma das vantagens do WordPress é justamente ele ser o WordPress. Não desfigure ele a ponto de tornar a experiência do seu usuário única e também exclusiva demais.
Personalizando o admin
Mesmo na aba “Opções de tela” você tem algumas opções mais básicas de personalização e exibição de determinadas informações e dados.
Edição de menus no admin
Selecionei alguns plugins para este fim.
Esquema de cores, painéis, guias, barra lateral
Apenas login
Perfil de usuários
Personalizando apenas alguns itens do perfil de cada usuário.
Inserindo vídeos
Imagine colocar o treinamento específico, um screencast, para o seu usuário?
Personalizações completas
Alguns destes plugins são pagos!
Temas para o admin do WordPress
Sim, eles existem, mas cuidado, não vá exagerar na dose! Alguns são pagos.
- Slate Admin Theme
- WP Sphere
- Zeus WordPress Admin
- First
- Ultra
- Material WP
- Slate
- Aquila
- Kodeo
- Everest Admin Theme
- Material Admin
Painéis e Dashboards
Alguns plugins podem consolidar dados para exibir aos seus usuários.
Dicas importantes
Cuidado, teste antes, mantenha backups. Uma alteração de versão do WordPress pode trazer surpresas desagradáveis se você tiver personalizado o admin muito à fundo ou com plugins que não respeitem as regras claramente.
No passado eu coloquei um feed de notícias específicas para meus clientes, em um painel no admin dos sites deles. Não foi muito eficiente.
Mas o que deu mais efeito foi colocar como primeiro widget do painel um formulário de contato, específico para suporte, os clientes enviam ali as dúvidas, e ela entra na minha ferramenta de controle de tickets, isso ajudou a organizar as demandas dos clientes.
E não utilize todas sugestões acima ao mesmo tempo, apenas o necessário! Não vá criar mais problemas de performance.