É importante lembrar, mesmo que nosso objetivo com email marketing seja informar, entreter, enviar dados valiosos para nossos clientes, podemos nos deparar com situações onde o seu cliente não tem e-mail!
E agora?
Você precisa voltar um pouco no tempo e lembrar que antigamente pouca gente tinha e-mail. E começamos então a solicitar, perguntar, construir nossa base, muita gente foi se acostumando, criando e-mails e aí a coisa foi crescendo.
Mas não é totalmente verdade que todo mundo tem e-mail. Não podemos presumir isso. Comece a analisar o seu nicho, dependendo, precisará voltar às raízes, e começar a solicitar, quem sabe você pode educar, de alguma forma ensinar ele a criar o e-mail?
É importante deixar claro que uma grande parcela de usuários ainda prefere ser acionada por meios convencionais, como cartas e materiais impressos. E esses dados são dos EUA!
Educando o usuário
Claro que não vai ser fácil colocar um computador, uma pessoa para treinar, ainda mais se você não for grande o suficiente para manter este custo adicional na operação.
Mas aí quem sabe um material impresso, links para como fazer isso online? Alguma parceria com um curso específico, um voucher de descontos?
Por que eu deveria fazer isso?
Não é adequado pensar no usuário apenas como um potencial cliente e observar ele como fonte de $. Pense nos clientes como pessoas, e como você pode impactar eles de maneira positiva.
Certamente se eles não possuírem e-mail e você ajudar a criar, eles utilizarão para os mais diversos fins, e lembrarão de você por isso.
Mostre a eles o que acontecerá
Quando tiverem um e-mail configurado e cadastrado, exiba alguns exemplos dos conteúdos dos seus envios, demonstre que as informações que você envia são importantes e relevantes para eles.
É claro faça alguma demonstração comercial, mostre que eles terão inclusive vantagens comerciais adicionais recebendo seus e-mails.
No seu ponto físico
Se seu negócio dispõe de estrutura física para atendimento aos clientes, utilize isso ao seu favor, locais de coleta – preferencialmente formulários eletrônicos com double opt-in – devem ser disponibilizados e facilitados.
Seus colaboradores devem ser muito bem treinados na arte de solicitar e-mails e explicar a importância de receber suas comunicações eletrônicas.
Se o e-mail for coletado via sistema, garanta que o usuário vai receber um e-mail para confirmar o opt-in, explique isso inclusive, ele vai se lembrar do momento que informou, a chance de dar certo é muito alta.
No seu site e redes sociais
Ofereça é claro no site diversos pontos de opt-in, assim como nas suas redes sociais. Algumas delas permitem inclusive adicionar um botão específico ou página para este fim.
Lembrando do mais importante
Mantenha a regularidade das suas campanhas, com 10 contatos ou com 10.000 contatos na base, foque nos envios, faça tudo dentro do planejamento.
E quando usuários se cadastrarem o primeiro e-mail deve ser o de boas-vindas, ofereça informações sobre o que eles vão passar a receber, seus endereços, telefones, pontos de contato para atendimento e suporte.
Assim ele pode manter os dados com ele e ainda desafogar eventualmente outros pontos de contato focados em vendas por exemplo.