Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Tipos de vídeos

Tipos de vídeos

Existem diversos tipos de vídeos que você pode produzir. Vamos ver alguns deles.

Inclusive já ficam valendo como sugestão, tenho certeza que você se sentirá inclinado a começar por um tipo de vídeo que fique mais adequado ao seu momento.

O vídeo padrão

Esse é o vídeo que eu espero que você já esteja fazendo. Vá lá, coloque o celular no tripé, perto da janela ou em local bem iluminado, microfone de lapela e comece a gravar!

Simples assim, o ótimo é inimigo do bom. Comece de alguma forma, depois de um ano fazendo vídeos assista aos primeiros, ria, e siga melhorando.

Só pode falar mal quem realmente faz!

E se o vídeo aumenta em 20% a atenção do usuário, teremos que fazer isso em algum momento.

Apresentação pessoal

  • Quem eu sou
  • O que eu faço
  • Porque eu faço isso

Conteúdo para YouTube ou Facebook

  • Específicos para atrair visitantes para o seu site
  • Lembre-se que vídeo tem SEO
  • Resolva seus problemas
  • Atenção ao seu nicho

Construção da lista de e-mail

Sim está cada vez mais comum. Desde enviar um vídeo (não recomendo) diretamente no e-mail, como colocar um “player” fake linkando para o vídeo completo em alguma plataforma destino.

  • Atenção à audiência
  • Página de captura
  • Conteúdo
  • Ferramenta de envios

Inclusive algumas ferramentas de email marketing tem essa funcionalidade, embora nem todos os clientes de e-mail e webmails suportem tocar o vídeo diretamente ainda.

Tutoriais

São bem importantes, ensinar usuários, passo-à-passo, orientar, educar, tudo para explicar determinado assunto, entre outros:

  • Ensinar
  • Educar
  • Construir lista
  • Vender
  • Vídeos explicativos
  • Vídeos de instruções

Animação quadro branco

São bem comuns, até estão em desuso. Mas existem ferramentas que auxiliam você a criar do zero, ou mesmo utilizar uma apresentação em PowerPoint para gerar seu conteúdo.

Outra opção é você de costas escrevendo num quadro branco de verdade, existem grandes exemplos neste sentido, principalmente na área educacional.

Em outras palavras é utilizar recursos básicos e até engraçados para explicar a mensagem.

Sociais

Estes são mais focados, produzidos de acordo com as plataformas que vão ser exibidos, até os formatos, horizontais, verticais ou quadrados são diferentes dos demais.

Importante lembrar que devem ser muito otimizados para cada público de cada plataforma/rede social.

Não que não possam ser aproveitados em outras mídias, mas requerem alguns cuidados.

Alguns vídeos nem contém de fato feed de vídeo, eventualmente contém apenas imagens estáticas e textos sobrepostos.

Vídeos de vendas

  • Venda de produtos;
  • Venda de serviços;
  • Depoimentos de clientes;
  • Estudos de caso;
  • Demonstrações de produtos / serviços;

Lembre-se que você pode fazer vídeos para pré-vendas e pós-vendas!

Screencast

Um dos meus preferidos, faço muito, não apenas nos meus cursos onde planejo as aulas em PowerPoint e vou “narrando” aos meus alunos, como eventualmente faço isso para meus clientes, detalhando o uso de algum software por exemplo, ensinando o usuário como proceder.

Funcionam muito bem em tutoriais e suporte técnico como você verá mais abaixo.

Suporte técnico

O suporte técnico de empresas de produtos e serviços é realmente uma das áreas mais beneficiadas.

Tanto para educar sobre produtos e serviços existentes, dúvidas mais comuns sendo esclarecidas (e reduzindo o trabalho do pessoal do suporte), como ajudando a equipe de vendas, esclarecendo dúvidas comuns de quem vai comprar.

Pense que é uma das melhores aplicações para os vídeos.

História da empresa

Falar sobre como a empresa surgiu, o que ela faz, o fundador, com produtos são planejados/fabricados, existem muitas opções nestes tipos de vídeos.

Até utilizar uma apresentação em PowerPoint (screencast) intercalado com trechos de entrevistas de pessoas chave.

Webinars

Os webinars definitivamente caíram no gosto popular. É relativamente fácil utilizar uma ferramenta para este fim.

Lembre-se de testar tudo antes com uma audiência restrita. E também lembre-se que são excelente fontes de leads para seus produtos/serviços.

Você pode inclusive fazer alguns webinars ao vivo durante algum tempo, até que ele fique mais próximo do ideal, e depois utilizar o material criado para deixar webinars no modo automático.

Quando você vai participar de um webinar, e existem muitas opções de dias e horários para escolher, posso arriscar a dizer que ele já está gravado.

Se ficar claro para sua audiência que já está pré-gravado fica tranquilo, não tenha medo de estender o uso desta forma.

Lives

As lives ou transmissões ao vivo tendem a criar um senso de comunidade, de acolhimento com aqueles que participam ali na hora.

Normalmente são feitos facilmente, sem muitos custos, mas lembre-se de onde estiver, mantenha o celular firme, preferencialmente num tripé se for ficar filmando uma pessoa principalmente.

Importante divulgar bem antes de fazer o “evento”, e lembrar que o resultado final pode ser reaproveitado, virar um vídeo editado, ir para outras redes ou mesmo ser transcrito para virar um post do blog.

Algumas coisas boas ou ruins da transmissão ao vivo é que você está ali, conversando, interagindo, nem sempre todos vão estar na mesma sintonia, eventualmente aproveitando sua transmissão para criticar ou tentar criar transtornos para você e sua marca.

Não dê mais atenção a este fato do que ele merece, enderece os problemas depois de finalizar a transmissão, nada de responder ao vivo no calor do momento.

Entrevistas

As entrevistas tem normalmente duas frentes, você e o seu entrevistado, e o resultado disso para o seu público.

Geralmente trazer pessoas do mercado, entrevistas pessoas da empresa, ou mesmo clientes satisfeitos dão um excelente resultado.

E como o local pode ser definido, fica fácil dar mais qualidade (iluminação e áudio), além daquela edição básica depois.

Lembre-se, antes de fazer uma entrevista:

  • Pesquisar temas / assuntos / entrevistado;
  • Planejar a entrevista / ajuste prévio de pauta / enviar ao entrevistado;
  • Cuide do tamanho final do vídeo;

Promoções

Os vídeos promocionais são os preferidos do marketing em geral, pois normalmente aumentam tráfego de blogs e landing pages específicas.

Importante lembrar

A motivação para fazer vídeos pode ser simplesmente ficar mais à vontade na frente da câmera, superar seus medos.

Mas não vamos nos enganar, a maioria de nós entende que os vídeos servirão para tornar a nós mesmos ou nossas empresas mais visíveis em redes sociais, aumentar nossas conversões e nossas vendas, e também servir como impulsão de SEO em mecanismos de buscas, nos dando relevância.

Importante também é que seus vídeos devem ter CTA – Call to action. Instigue o usuário a fazer determinada ação após assistir o vídeo.

Só isso? Não, na verdade temos centenas de tipos de vídeos, apenas comecei a instigar você!

Confira alguns tipos de vídeos corporativos

Tipos de vídeos mais populares no YouTube

Outros posts desta série

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *