Você já deve ter percebido eu espero, que não precisa de nenhuma sofisticação em equipamentos e materiais para criar seu curso online.
Ou como já falei, sua aula propriamente. Comece agora com o que você tem.
Importante lembrar do básico
O vídeo é peça fundamental aqui. E para criar um vídeo, além da possibilidade de falar diretamente na frente da câmera (ou webcam), você poderá acrescentar um screencast das telas de uma apresentação, feita por exemplo no PowerPoint.
Então, mesmo que vá demonstrar um desenho sendo feito à mão livre, ou como sugeri mais acima, vai precisar imediatamente de:
- Computador desktop ou notebook;
- Uma câmera, que pode ser o seu celular;
- Uma webcam, que pode ser a embutida no seu notebook ou uma externa, preferencialmente uma que capture vídeos full hd, ou seja, 1920×1080 pixels à 30 frames por segundo se possível;
- Vai precisar de um aplicativo para fazer suas apresentações, o do Google ou o PowerPoint por exemplo. O PowerPoint ainda tem um recurso para você narrar e exportar como um vídeo;
- Precisará de um aplicativo para capturar a tela que estiver apresentando o conteúdo, e o Screencast-o-matic é bem fácil, captura sua tela e a webcam ao mesmo tempo inclusive;
- Precisará de um microfone, pode ser um de lapela, pode ser um no headset, e pode até ser de imediato o microfone do fone de ouvido do seu celular, apenas testes para garantir uma qualidade de áudio razoável;
- Precisará de alguma iluminação se quiser bons vídeos, mas pode trocar isso neste momento por ficar mais próximo de uma janela utilizando a luz natural, senão comece com os abajures da casa que estiverem disponíveis;
- Não esqueça do plano de fundo, uma parede neutra é sempre melhor do que a porta do banheiro aberta ou alguém lavando a louça na cozinha.
Dica importante: Quando me tornei o primeiro desenvolvedor da Apple no Rio Grande do Sul em 1996, tive a oportunidade de ler atentamente toda documentação acerca da criação do QuickTime, formato de vídeo proprietário da Apple, e neste estudo, que posteriormente gerou o formato, ficou muito claro o seguinte:
A qualidade do áudio é muito mais importante que a qualidade do vídeo. Pois nosso ouvido é muito mais sensível a problemas do que os nossos olhos, então mesmo que comece com uma qualidade inferior na captura dos vídeos, fique mais atento à qualidade do que vai ser captado no microfone!
Pontos importantes do conteúdo que será apresentado/gravado
Já sendo um professor/educador é um tanto mais fácil, pois você domina o que vai falar.
Para nós os demais mortais, importante ter um roteiro, um script, estudar senão decorar o mesmo, ajudará de sobremaneira a diminuir o estranho efeito do medo das câmeras.
Domine o assunto, aja naturalmente, no início repita algumas vezes antes de gravar, ajuda muito o processo.
A famigerada edição
Eu prefiro sempre gravar meus vídeos de ponta a ponta, corte seco. Porque não sou bom em edição.
Existem muitos programas para edição de vídeos, pesados e gratuitos, mas com uma curva de aprendizado grande.
Recomendo que você comece inicialmente fazendo um vídeo pequenode cada vez.
O Screencast-o-matic, na versão paga – que é bem barata – permite muitos recursos básicos de edição que podem ser adequados para você, observe as demonstrações.
Se precisar de recomendações sobre edição posso sugerir alternativas gratuitas e mais simplificadas.
Só isso?
Sim, que parte do comece com o que você tem não ficou claro? Vamos lá! O objetivo é colocar a mão na massa e você perceber que pode fazer um curso ou uma aula rapidamente.