Mas e o resumo, não serve como roteiro do meu curso online?
Sim e não, pode até gerar um índice ou coisa parecida, mas o roteiro, e aí sim se for baseado no documento que gerou o resumo, vai dar o norte de como produzir o curso, módulos, capítulos ou aulas.
A base de tudo
Cada unidade de ensino você pode tratar como um módulo ou aula. Não vejo melhor alternativa do que fazer uma apresentação no Google ou no PowerPoint para fazer isso.
Lembre-se de pontos importantes:
Um assunto por slide, não é um texto não, é uma palavra, grupo de palavras, uma frase.
E você vai explicando, narrando ou aparecendo na webcam no canto.
Essa apresentação + narração é importante, pois sabemos que uma pessoa é capaz de absorver cerca de 10 à 70% do que ouve, de 20 à 70% do que viu e cerca de 65 à 85% do que viu e ouviu ao mesmo tempo.
Dicas
- Envolva o público;
- Estude a audiência, fundamental é diferente do médio;
- Domine o assunto (sei que você já domina);
- Lembre-se do objetivo da apresentação;
- Lembre-se de quem é a audiência;
- Conte histórias relevantes;
- Na dúvida simplifique;
- Deixe as fontes grandes e fáceis de ler, sem serifa;
- Simplifique, mas utilize todos recursos disponíveis, imagens, fotos, sons, vídeos, gráficos, esquemas e etc;
- use as cores e as combinações de fontes (poucas fontes diferentes);
- Ícones podem ajudar;
- Cada slide uma informação;
- Siga uma cronologia, início meio e fim;
- Utilize sua webcam, um microfone específico, pode ser de lapela, pode ser do headset;
- Utilize um software de screencast, eu gosto muito do Screencast-o-matic;
- Você pode abrir a aula falando diretamente para a câmera e depois iniciar a apresentação de slides;
- É importante fazer exercícios e questionários, para avaliar e ser avaliado;
- Mais lições pequenas do que uma lição grande ajuda;
Não confunda os formatos, se tiver que apresentar uma história apresente, se tiver que fazer uma apresentação mais formal faça, se quiser inovar inove!
Importante para os educadores
Você já tem um plano de aula, você já sabe o que vai ensinar, então eu entendo que para você os obstáculos são muito menores do que para os demais profissionais.
Você é o educador aqui e entusiasmo pelo seu conhecimento e área de atuação você já tem, estão tentando municiar você da parafernália tecnológica para que consiga ensinar e inspirar!
A parte técnica é o menor dos problemas, é só tentativa e erro e alguma prática. Neste momento a mensagem é muito mais importante, não tanto os recursos técnicos envolvidos.
Não tenha medo de começar errando. Só erra quem faz!
Outra dica muito prática
Imagine você começando mais uma aula semanal para seus alunos. Pense no seguinte:
- Inicie a aula no vídeo ao vivo, cumprimente todos e dê a introdução;
- Após, inicie o vídeo da aula que você já deixou pronto, já gravou antecipadamente, já sabe que tem o tempo certo;
- Fique observando eventuais comentários e respondendo algumas dúvidas enquanto eles assistem;
- Ao término volte ao vídeo ao vivo e esclareça algum ponto que for necessário;
Não é para ser doloroso, o principal aqui é o conhecimento, as ferramentas são para nos ajudar, assim como a tecnologia.
É importante lembrar que as aulas, assim como as apresentações, existem para informar, instruir, entreter, inspirar, ativar e persuadir nossos alunos para o bem.