Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

Melhorando os seus vídeos

Melhorando os seus vídeos

Você poderia melhorar seus vídeos de muitas maneiras. Existem ferramentas, existem equipamentos e existem processos, todos para melhorar seus vídeos.

Veja, se você já está produzindo vídeos, pode sentir que precisa dar um passo além para melhorar. Observe.

Captura e edição

A qualidade dos equipamentos certamente ajuda na percepção de melhor qualidade dos vídeos. Mas não é fundamental você ter o melhor equipamento de áudio, a melhor câmera, a melhor iluminação, o melhor software de edição, o melhor Mac para editar o seu vídeo.

Você pode fazer isso tudo inicialmente de maneira simplificada. Utilize seu celular, filme com microfone de lapela na luz natural, utilize o editor que estiver disponível, no celular ou no seu Pc mesmo. O DaVinci tem uma versão gratuita para o seu desktop.

Mas você pode utilizar ferramentas totalmente online, no seu PC simples, só vai precisar de conexão com a Internet. Uma opção muito interessante é o FlexClip, todo baseado na nuvem, inclusive tem segmentos de vídeos e templates que você pode utilizar.

Narrativa

Inspirar seus usuários pela narrativa. Narrar histórias tende a funcionar com todas as audiências, envolve o usuário.

Se ele criar uma conexão pessoal então é isso, está feito.

Utilizar informações dos próprios usuários pode ajudar a criar conteúdos autênticos para sua audiência.

Faça uma pergunta, responda contando uma história.

Produzindo melhor

Ao definir exatamente o tipo de vídeo que quer fazer, o público que deseja atingir, e criando um método próprio para roteiro / coleta / edição / distribuição, sua produção tende a ficar melhor e mais otimizada.

E faça vídeos diferentes o tempo todo, tente, faça coisas novas, vá testando e vendo o que dá mais resultado.

Legendas

Incluir legendas ajuda muito. Sabemos que muita gente assiste aos vídeos sem áudio.

Mas cuide, posicione suas legendas de apoio em local diferente daqueles das legendas automáticas como as do YouTube por exemplo.

Além disso nem todas as pessoas podem ouvir mesmo que queiram.

CTA ou call to action

Se você não pedir, as pessoas não irão agir. Então tenha em mente que durante e principalmente ao final do vídeo, peça a elas o que você deseja.

Solicite claramente: visite o link, cadastre-se para receber o e-mail, peça mais informações, acesse nossas redes sociais, veja os outros vídeos, e por aí vai.

Trilha sonora

Uma música de fundo realmente pode mudar tudo. Existem diversos bancos de músicas, inclusive gratuitos.

Mas a dica é, edite o seu vídeo primeiro, ajuste tudo, e depois vá procurar a música que se encaixe nele, e não o contrário, construir o vídeo para uma música que você gostou.

Fazendo vídeos curtos e empolgantes

Vídeos mais consistentes não precisam ser longos.

Transmitir sua mensagem rapidamente em vídeos curtos e até mais empolgantes, vai criar a necessidade do usuário procurar por mais vídeos seus.

Cuide de otimizar suas produções.

Vídeos quadrados

Algumas redes sociais estão oferecendo melhores exibições de vídeos quadrados.

Lembre-se, capture em formato 16:9 e depois otimize. Nem todas as plataformas servirão aos vídeos quadrados, nem para exibição no celular

Observando a concorrência

Observe o que os seus concorrentes estão fazendo. Observar o conteúdo, não vá ficar comparando o orçamento ilimitado deles com o seu.

Se fizer parte de uma entidade que reúna seus concorrentes, pode ser uma boa oportunidade de criar vídeos se apoiando no ombro dos gigantes!

Melhorando a qualidade

Lembre-se, produzir com a maior qualidade que puder, se precisar durante a edição você reduz a qualidade para entregar mais adequadamente.

Mas começar a produzir vídeos com mais qualidade, full HD, 4K deveria ser uma meta, bem como captar áudio com microfones de melhor qualidade.

Dicas e truques

Existem ferramentas como a Vidyard, que permitem que você faça inclusive vídeos personalizados.

Quando recebi meu vídeo personalizado quase não acreditei. Pensei que fossem necessários muito mais recursos tenológicos e investimentos para fazer tal coisa.

Outra coisa, se você é o ator principal dos seus vídeos, e se estiver começando, ignore o medo da câmera, vá lá e grave!

Vista-se adequadamente para o seu público. Fale devagar e com propriedade. Transmita a mensagem.

Utilize os recursos audiovisuais que forem necessários.

Eu sempre que estou gravando me sinto um impostor!

Uma dica importante é persistir, manter o foco, seguir produzindo seus vídeos.

Michael Oliveira

Mantenha a consistência da produção, periodicidade, a cada vídeo você sobe um degrau.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *