Publiquei e agora?

Maravilha, acabou? Não, te liga, tem mais coisas para fazer.

7.1 O SEO está ok?

Que cara chato, isso de novo?

É, você vai tender a ignorar, mas ainda dá tempo de ajustar e salvar novamente.

Vá lá e faça. Se estiver utilizando o WordPress recomendo o The SEO Framework.

7.2 Redes sociais

Se você tiver tempo, disponibilidade, desenvoltura, pode fazer suas publicações sociais manualmente.

Inclusive é recomendado, afinal cada uma tem suas particularidades, quantidade de texto, tamanho de imagem, duração de vídeos, etc.

Você poderia escolher dias e horários, espaçar mais, mas enfim, nem todos temos essa opção e disponibilidade.

Mas lembre-se, é um título, texto, imagem destaque e link para a publicação original, senão não serve.

Sua plataforma deve proporcionar isso a você para ficar adequado.

Ainda que nas redes sociais você pode e deve fazer a publicação imediata após a publicação do seu conteúdo, e fazer posteriormente uma ou mais republicações.

Isso é válido porque as publicações nas redes sociais rapidamente “saem do feed”, dificilmente você vai importunar a mesma pessoa republicando conteúdo em dias e horários diferentes.

Aproveite e utilize algumas ferramentas para auxiliar você, eu recomendo principalmente o IFTTT, o dlvr.it, Buffer e o Hootsuite. Alguns gratuitos, outros pagos.

7.3 Olhe e analise os dados

Não adianta nada sair publicando, compartilhando e enviando por e-mail os conteúdos que criarmos.

É preciso saber se isso está dando o resultado que esperávamos.

  • Se o objetivo era aumentar os acessos, estou conseguindo?
  • Estão lendo o meu email marketing?
  • Aumentei minha base de e-mails?
  • Melhorei minhas vendas?
  • Estou aparecendo melhor no resultado das buscas?
  • Estão interagindo comigo nas redes sociais?

Essas e outras perguntas você só conseguirá responder analisando os relatórios dos dados gerados no seu Analytics, na sua ferramenta de email marketing, nos relatórios das suas redes sociais.

Ainda poderá aprimorar esses dados, incluir uma ferramenta de mapa de calor também fornece informações valiosas.

7.4 Ajustes

Você sempre deve estar aberto a fazer ajustes necessários.

Busque principalmente corrigir erros. Uma boa prática é procurar por links quebrados.

Também é importante colocar links internos no final da sua publicação, algo como posts relacionados.

7.5 Crie tipos de conteúdos diferentes, veja o que funciona

Se você ainda não tem ideia do público, teste alguns dos tipos de conteúdos sugeridos.

Você conseguirá produzir alguns tipos de conteúdos mais rapidamente do que outros, mas isso não quer dizer que é o tipo que você deveria estar produzindo.

E depois vá analisando os dados e veja o que funciona.

7.6 Se puder faça alguma divulgação paga

Preferencialmente no Google, mas você pode tentar em outras mídias.

Tenha em mente que um clique no seu anúncio não significa que é o tipo de usuário que você deseja.

De que adianta uma publicação impulsionada com milhares de cliques se ninguém está lendo de fato o que você publicou?

Ou ainda, ninguém está comprando?

Uma rede social com uma vasta base de usuários acaba conseguindo cliques facilmente certo?

7.7 Descubra o que estão pesquisando na busca do seu site

Outra prática interessante é armazenar os termos pesquisados no campo de busca do seu site.

Isso vai permitir a você inferir que estão chegando no seu site por um motivo X e também estão querendo saber Y.

Pode lhe dar novas ideias para escrever ou mesmo atualizar seus conteúdos.

7.8 Mandou o e-mail?

E como falei anteriormente, sua base de e-mails tenderá a ser o seu ativo mais valioso com o passar do tempo.

Mesmo que no começo ela tenha poucos e-mails cadastrados, cuide dela, envie e-mails periodicamente, mesmo que no começo seja apenas para você.

Nunca venda ou empreste seus e-mails. Sua base vai se tornar seu maior ativo.

Material de apoio

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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