Finalizando o processo de criação de conteúdo

E terminou então? Sim, talvez, quem sabe.

9.1 O seu site como está?

Lembre-se de analisar o seu site/blog periodicamente. Performance e velocidade de carregamento impactam diretamente no ranking dos mecanismos de busca. Layout, responsividade e qualidade das imagens no comportamento dos usuários.

9.2 E seu email marketing?

Já falei e repito, será o seu maior ativo. Dê atenção especial a ele. Comece com uma ferramenta gratuita, depois evolua.

9.3 E as redes sociais?

É importante, tem que ter, mas não dê mais atenção do que elas realmente merecem.

9.4 Tudo tem que estar interligado

No fundo uma coisa leva a outra, e todas devem levar ao seu site/blog.

9.5 Quanto mais você escrever, melhor escreverá, é incrível!

Nem precisa detalhar né? É tipo, quanto mais você trabalha, mais sorte tem!

9.6 Não tenha medo de errar, e reconhecer os seus erros

Não existe especialista perfeito, então porque você acha que não deveria cometer erros? Todo mundo comete erros! O importante é reconhecer, limpar a bagunça e seguir em frente.

9.7 Escreva como você fala

Não precisa sofisticar. Seja você mesmo. Escreva como você fala para criar mais empatia com a sua audiência.

9.8 Não tenho tempo para escrever

Eu também não tenho tempo. Tenho que tocar a empresa, minha esposa, 2 filhos, exercícios físicos, pandemia, clientes, escrever em vários lugares e tudo mais.

  • Faça o tempo que precisar;
  • Use o tempo que tiver, no trem, no ônibus, no almoço;
  • Escrever é chato, o resto tudo é que é legal;
  • Utilize mais o seu cérebro, tenho certeza que ele é fantástico;
  • Pare de procrastinar;
  • Coloque um prazo realista e faça;

9.9 Para de enrolar e clique logo em PUBLICAR

Já falei sobre isso, vamos lá, comece com o primeiro post!

9.10 Se eu fizer tudo o que está aqui, vai dar certo?

Eu poderia dizer que sim, você vai ter muito sucesso e vai ficar milionário! Mas depois que infartei em 2011 fiquei muito mais sincero. A verdade é que não tem mágica.

Escreva mais. Olhe as métricas e analise. A maior parte do que eu escrevi aqui você vai aproveitar apenas para criar seus próprios mecanismos.

Mas não existe garantia, você vai ter que se reinventar periodicamente.

9.11 O que os blogs de sucesso têm em comum

Se quiser subir mais um degrau, vou te ajudar. Quando estiver pensando naqueles blogs de grande sucesso, saiba que a maioria deles tem algumas coisas em comum (fora o conteúdo).

Isso pode ajudar você a melhorar um pouco o seu blog, para ajudar a ser mais lido e acessado.

  • Campo de busca;
  • Snippets (resumos do post);
  • Posts mais populares (lista com imagens);
  • Posts mais recentes;
  • Compartilhamento em redes sociais;
  • Links dos perfis sociais;
  • Comentários;
  • Imagens em destaque;
  • Call to action;
  • Conteúdos relacionados;
  • Upgrades de conteúdo (por exemplo forneça o e-mail para baixar o e-Book);
  • Opt-in de email marketing;
  • Feed de RSS;
  • É responsivo;
  • É de fácil leitura o conteúdo textual;

9.12 Entregue o que tiver de melhor

Sempre dê o que tiver de melhor, entregue seu melhor conteúdo, busque a melhor retenção dos seus leitores e assim desfrute de melhores resultados.

Se você gostou do que leu, me dê um feedback! Pode xingar também. Se cadastre no meu blog para receber mais conteúdos por e-mail.

Material de apoio

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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