Publicando o conteúdo

Escreveu tudo, perdeu seu valioso tempo planejando e finalmente está tudo pronto para clicar no botão “publicar”?

Tem certeza? Vamos por partes, vamos dar uma revisada em itens importantes que você não pode deixar de fora da lista de tarefas de cada conteúdo que vier a publicar.

6.1 SEO

A otimização para mecanismos de busca, ou search engine optimization, é uma das tarefas mais chatas e mais importantes que você precisará dedicar algum tempo.

O principal é escrever, muito e bem. Se eu sugeri escrever posts com 1000 palavras, busque escrever com 2000 palavras.

É importante também estar otimizado para dispositivos móveis, tanto no layout como disponibilizando os conteúdos com AMP (accelerated mobile pages).

Ainda, algumas ferramentas estão dizendo que fazem isso automaticamente para você, lhe digo que estamos evoluindo, mas ainda não é o suficiente, perca algum tempo cuidando destes itens pelo menos:

  • Escreva para pessoas, mas otimize para os “robôs;
  • Não precisa ficar focado demais (inicialmente) em densidade de palavras e outras coisas que lhe recomendam, mas isso é inicialmente;
  • Se quiser cuidar disso enquanto escreve é bom também;
  • Você deve cuidar das palavras-chave, elas devem estar no seu título e também dentro do seu texto;
  • A meta description é um pequeno resumo do seu conteúdo, ela é importante;
  • O nome das imagens deve fazer sentido (já falei sobre isso anteriormente) e também o campo ALT / descrição da mesma;
  • Os títulos e subtítulos, em HTML <H1> e <H2> indicam prioridade, normalmente o título principal do texto é H1 e os secundários todos H2, então palavras-chave contidas ali ajudam;

Algumas coisas podem não fazer sentido, outras coisas apenas devem ser feitas. Mas não tente falcatruar o sistema para gerar mais visitas, você será penalizado.

6.2 Divulgação

A divulgação é um dos fatores do seu sucesso. Ela pode ser feita desde o aviso aos mecanismos de busca, através do “ping” para o Google Webmaster Tools e Bing Webmaster Tools, onde eles saberão que é hora de vir olhar o seu sitemap.xml (ou arquivo compatível) para indexar seus novos conteúdos.

A divulgação em redes sociais também ajuda. Posts impulsionados (pagos) em redes sociais não são exatamente a divulgação que eu considero adequada, ela engana muito.

Ainda, o WordPress por exemplo permite que você “avise” alguns sites que publicou conteúdo novo, isso pode ajudar se você tiver uma lista atualizada destes sites no local apropriado.

Mas fundamentalmente, após cada publicação, mesmo que não seja imediatamente, envie para sua base de email marketing.

Se você não está construindo sua base de email marketing desde o momento zero, então isso é um problema. Você precisa pensar nisso agora.

Comece com uma ferramenta gratuita e automatize o envio das suas publicações.

6.3 Anúncios

A publicação de anúncios pagos em redes de anuncio como o Google Adwords no meu entendimento pode dar mais resultados específicos e direcionados do que gastar seu dinheiro no Facebook / Instagram.

6.4 Site

O seu site/blog precisa ser agradável, ter um layout fácil de entender e ler.

Pense sempre em contraste, acha que essas fontes pretas no fundo branco do Kindle são coincidência?

Não, é proposital. Pense nisso antes de colocar uma fonte cinza num fundo claro e ter como audiência pessoas de mais idade.

A escolha de layout, fontes, cores, espaçamento do texto e opções de busca facilitam muito.

E nem sempre deixar isso bem otimizado vai significar custos adicionais para você.

Além disso deve ser responsivo, isto é, se adaptar a múltiplas resoluções de tela em múltiplos dispositivos.

Aproveite os recursos da sua plataforma de publicação.

6.5 Coisas chatas

E como a maioria dos leitores aqui utiliza o WordPress, acrescentei isso para lembrar de coisas que você vai ter que cuidar, basicamente acrescentando plugins específicos para cada finalidade:

  • Plugin para SEO;
  • Plugin para XML de sitemap (se o de SEO não tiver);
  • Cadastrar seu site/blog no Google e Bing Webmaster Tools;
  • Plugin para otimizar as imagens;
  • Plugin para AMP;
  • Certificado para navegação SSL / HTTPS;
  • Tempo de carregamento do site (otimização);
  • Tempo que o site permanece no ar (hospedagem);
  • Links para seu site/blog a partir de outros sites (relevância);

São coisas que devem ser feitas.

Material de apoio

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Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
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