Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

E-mails dinâmicos e interativos

Que todo mundo sabe que a personalização no email marketing é o futuro não tenho nenhuma dúvida. Porém pouco tenho visto (em PMEs) a utilização de recursos de e-mails dinâmicos e interativos.

Esses recursos podem ser, mas não apenas:

  • Efeitos e animações;
  • Menus;
  • GIFs;
  • Acordeons de conteúdos;
  • Dados atualizados em tempo real pré e pós envio;

Mas é claro que sabemos que nem o básico funciona adequadamente nos clientes de e-mail e webmails, quanto mais pirotecnias novas, então o que pode dar errado?

Tudo! Tenha em mente que os testes aqui são fundamentais. Utilizar ferramentas específicas se faz necessário. Se alguém pensou em Litmus ou Email on Acid é bem isso!

Mas vamos a parte boa. Algumas marcas já estão fazendo ações fantásticas de email marketing onde conseguem colocar ferramentas trabalhando para melhorar a experiência do usuário.

MTV, Detroit Pistons e Ticketmaster estão fazendo coisas legais nas suas ações personalizadas de email marketing, análises em tempo real, mudanças de conteúdos, personalizações e análises preditivas para começar.

Algumas empresas estão oferecendo soluções para este tipo de ação. Eu achei as demonstrações da Kickdynamic bem interessantes.

Funciona mais ou menos assim, você seta o template da peça, cria regras de quais conteúdos serão alterados dinamicamente na peça, cria filtros avançados para mudar por exemplo produtos, preços, etc. Configura o serviço e integra na sua plataforma de envio.

O destinatário abre o e-mail, baseado em variáveis como data, hora, dispositivo, dia da semana, temperatura, previsão do tempo ou outros dados que você tenha, consegue alterar a peça para ele especificamente.

São dezenas de opções que criam um leque gigantesco de opções para o marketing e vendas trabalharem juntos e colherem melhores resultados.

Ainda que estou sendo bem superficial neste post, o assunto merece aprofundamento. Enquanto eu não testo uma ferramenta para coletar mais informações de outras opções que poderia sugerir a vocês, vamos assim mesmo.

 

 

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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