E-mails dinâmicos e interativos

Que todo mundo sabe que a personalização no email marketing é o futuro não tenho nenhuma dúvida. Porém pouco tenho visto (em PMEs) a utilização de recursos de e-mails dinâmicos e interativos.

Esses recursos podem ser, mas não apenas:

  • Efeitos e animações;
  • Menus;
  • GIFs;
  • Acordeons de conteúdos;
  • Dados atualizados em tempo real pré e pós envio;

Mas é claro que sabemos que nem o básico funciona adequadamente nos clientes de e-mail e webmails, quanto mais pirotecnias novas, então o que pode dar errado?

Tudo! Tenha em mente que os testes aqui são fundamentais. Utilizar ferramentas específicas se faz necessário. Se alguém pensou em Litmus ou Email on Acid é bem isso!

Mas vamos a parte boa. Algumas marcas já estão fazendo ações fantásticas de email marketing onde conseguem colocar ferramentas trabalhando para melhorar a experiência do usuário.

MTV, Detroit Pistons e Ticketmaster estão fazendo coisas legais nas suas ações personalizadas de email marketing, análises em tempo real, mudanças de conteúdos, personalizações e análises preditivas para começar.

Algumas empresas estão oferecendo soluções para este tipo de ação. Eu achei as demonstrações da Kickdynamic bem interessantes.

Funciona mais ou menos assim, você seta o template da peça, cria regras de quais conteúdos serão alterados dinamicamente na peça, cria filtros avançados para mudar por exemplo produtos, preços, etc. Configura o serviço e integra na sua plataforma de envio.

O destinatário abre o e-mail, baseado em variáveis como data, hora, dispositivo, dia da semana, temperatura, previsão do tempo ou outros dados que você tenha, consegue alterar a peça para ele especificamente.

São dezenas de opções que criam um leque gigantesco de opções para o marketing e vendas trabalharem juntos e colherem melhores resultados.

Ainda que estou sendo bem superficial neste post, o assunto merece aprofundamento. Enquanto eu não testo uma ferramenta para coletar mais informações de outras opções que poderia sugerir a vocês, vamos assim mesmo.

 

 

Fiapo

Velha ave de rapina, estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, profundo admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *