Que todo mundo sabe que a personalização no email marketing é o futuro não tenho nenhuma dúvida. Porém pouco tenho visto (em PMEs) a utilização de recursos de e-mails dinâmicos e interativos.
Esses recursos podem ser, mas não apenas:
- Efeitos e animações;
- Menus;
- GIFs;
- Acordeons de conteúdos;
- Dados atualizados em tempo real pré e pós envio;
Mas é claro que sabemos que nem o básico funciona adequadamente nos clientes de e-mail e webmails, quanto mais pirotecnias novas, então o que pode dar errado?
Tudo! Tenha em mente que os testes aqui são fundamentais. Utilizar ferramentas específicas se faz necessário. Se alguém pensou em Litmus ou Email on Acid é bem isso!
Mas vamos a parte boa. Algumas marcas já estão fazendo ações fantásticas de email marketing onde conseguem colocar ferramentas trabalhando para melhorar a experiência do usuário.
MTV, Detroit Pistons e Ticketmaster estão fazendo coisas legais nas suas ações personalizadas de email marketing, análises em tempo real, mudanças de conteúdos, personalizações e análises preditivas para começar.
Algumas empresas estão oferecendo soluções para este tipo de ação. Eu achei as demonstrações da Kickdynamic bem interessantes.
Funciona mais ou menos assim, você seta o template da peça, cria regras de quais conteúdos serão alterados dinamicamente na peça, cria filtros avançados para mudar por exemplo produtos, preços, etc. Configura o serviço e integra na sua plataforma de envio.
O destinatário abre o e-mail, baseado em variáveis como data, hora, dispositivo, dia da semana, temperatura, previsão do tempo ou outros dados que você tenha, consegue alterar a peça para ele especificamente.
São dezenas de opções que criam um leque gigantesco de opções para o marketing e vendas trabalharem juntos e colherem melhores resultados.
Ainda que estou sendo bem superficial neste post, o assunto merece aprofundamento. Enquanto eu não testo uma ferramenta para coletar mais informações de outras opções que poderia sugerir a vocês, vamos assim mesmo.