E-mails dinâmicos e interativos

Que todo mundo sabe que a personalização no email marketing é o futuro não tenho nenhuma dúvida. Porém pouco tenho visto (em PMEs) a utilização de recursos de e-mails dinâmicos e interativos.

Esses recursos podem ser, mas não apenas:

  • Efeitos e animações;
  • Menus;
  • GIFs;
  • Acordeons de conteúdos;
  • Dados atualizados em tempo real pré e pós envio;

Mas é claro que sabemos que nem o básico funciona adequadamente nos clientes de e-mail e webmails, quanto mais pirotecnias novas, então o que pode dar errado?

Tudo! Tenha em mente que os testes aqui são fundamentais. Utilizar ferramentas específicas se faz necessário. Se alguém pensou em Litmus ou Email on Acid é bem isso!

Mas vamos a parte boa. Algumas marcas já estão fazendo ações fantásticas de email marketing onde conseguem colocar ferramentas trabalhando para melhorar a experiência do usuário.

MTV, Detroit Pistons e Ticketmaster estão fazendo coisas legais nas suas ações personalizadas de email marketing, análises em tempo real, mudanças de conteúdos, personalizações e análises preditivas para começar.

Algumas empresas estão oferecendo soluções para este tipo de ação. Eu achei as demonstrações da Kickdynamic bem interessantes.

Funciona mais ou menos assim, você seta o template da peça, cria regras de quais conteúdos serão alterados dinamicamente na peça, cria filtros avançados para mudar por exemplo produtos, preços, etc. Configura o serviço e integra na sua plataforma de envio.

O destinatário abre o e-mail, baseado em variáveis como data, hora, dispositivo, dia da semana, temperatura, previsão do tempo ou outros dados que você tenha, consegue alterar a peça para ele especificamente.

São dezenas de opções que criam um leque gigantesco de opções para o marketing e vendas trabalharem juntos e colherem melhores resultados.

Ainda que estou sendo bem superficial neste post, o assunto merece aprofundamento. Enquanto eu não testo uma ferramenta para coletar mais informações de outras opções que poderia sugerir a vocês, vamos assim mesmo.

 

 

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *